Rafael Amaya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rafael Amaya
Nome completo José Rafael Amaya Nuñes
Nascimento 28 de Fevereiro de 1973 (41 anos)
Hermosillo, Sonora  México
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)

José Rafael Amaya Nuñes (Hermosillo, 28 de fevereiro de 1973) é um ator mexicano de telenovelas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos cinco anos, Rafael se mudou para Tecate, estado da Baixa Califórnia. Desde criança ele pratica muitos esportes, sobre tudo atletismo; também desde adolescente, ele estuda teatro e música. Terminando o colegial, viajou para os Estados Unidos para estudar na Universidade da Califórnia em San Diego, mas não terminou. Voltou para o México e começou a tocar em vários grupos, e foi com a Banda Palapa que chegou a Cidade do México para tentar a sorte.

Rafael foi o único que morou na cidade, e se dedicou a moda. Depois entrou no (CEA) Centro de Educação Artística da Televisa, e encontrou a oportunidade para fazer um teste do novo grupo Garibaldi. Obviamente, Rafael foi selecionado depois de difíceis audições e testes.

Quando se separou do grupo Garibaldi, Rafael seguiu no mundo artístico, mas agora como ator. Começou com a telenovela La casa en la playa como o personagem Romualdo Reyes, depois continuou atuando e esteve na telenovela Sin pecado concebido no papel de Cástulo. Em Janeiro de 2002, começou sua terceira e mas emocionante telenovela, foi em Salomé, com o papel de um dos personagens principais, José Juliano, um dos três filhos de Salomé, a protagonista principal interpretada pela atriz Edith González, e Guy Ecker seu pai na telenovela, que Rafael revelou ter muito talento como ator, e obeteve grande sucesso.

Em Agosto teve uma atuação especial na telenovela Las vías del amor, ao lado de Aracely Arámbula, com o personagem Paco, na qual é um importante personagem. Em Fevereiro de 2002, Rafael obteve o prêmio de Revelação Masculina na entrega de Los Heraldos e em Junho deste mesmo ano voltou a ser nomeado nos Prêmios TVyNovelas para a mesma categoria.

Trabalhou com a produtora Lucero Suárez em duas telenovelas, primeiro umpersoangem antagônico em Amar otra vez em 2004, e depois protagonizou Las dos caras de Ana em 2006 com Ana Layevska.

É obvio que o jovem ator está cativando os produtores norte-americanos com seu talento, e sua carreira está tomando um giro até Hollywood. Atualmente está estudando uma importante oferta para participar de um filme nos Estados Unidos, "FOREIGN EXCHANGE", produzida por Raquel Deloatch e escrita por Lissa Berman e dirigida por Jesus Galindo.

Rafael, apesar do grande êxito que tem, não deixou de ser uma pessoa integra, nobre e sensível. Por isso, ele assegura seu êxito em todo o que faz com sua vida, sabe atua, cantar ser modelo e tudo o que se proponha a ele.

Teve um romance com a atriz venezuelana Gabriela Spanic, que atuou nas telenovela La Usurpadora e La Intrusa, onde ele fez Derick o Marido de Virginia personagem de Gabriela Spanic. É extremamente ciumento segundo sua ex- namorada a Spice Girl Emma Bunton (namorou ela 8 meses em 1996) e totalmente fiel diz ela, também namorou atrizes famosas Como: Ana Claudia Talancón (três meses de namoro), Irán Castillo (um mês de namoro), Luz Elena González (4 meses), e também com a atriz canadense Kristin Kreuk Ele estava mantendo um relacionamento com Ana Layevska atriz das telenovelas (Las Dos Caras de Ana, La Madrasta, e Primer Amor) mais tudo indica que ele e Kristin Kreuk voltaram o relacionamento depois do encomtro do Esmas de TVyNovelas.

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Séries[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • Paco & Santo vs. America (2009)
  • 24 cuadros de terror (2008)
  • Amor letra por letra (2008) .... Julian
  • Cáliz (2008)
  • Así del precipicio (2006) .... Gerardo
  • Desnudos (2004) .... Pablo

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Tem um irmão gêmeo
  • Recentemente afirmou que há muita química entre ele e Laura Vandervoort os dois trabalharam juntos cinco vezes e formaram três casais em cada novela (La casa em la playa, Amar otra vez e Sin pecado Concebido).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]