Recursos novos no Windows 11

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Windows 11 é uma grande atualização do sistema operativo Windows NT e o sucessor do Windows 10, e introduz novas funcionalidades como uma interface redesenhada,[1] novas funcionalidades de produtividade e sociais, e atualizações de segurança e acessibilidade, juntamente com melhorias de desempenho[2][3]

Interface do Windows[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Windows shell
  • Sistema de Design Fluente: uma linguagem de design introduzida pela Microsoft em 2017, estão presentes no Windows 11. Segundo a Microsoft, o design do Windows 11 é “sem esforço, calmo, pessoal, familiar, completo e coerente”.[4] O redesenho foca-se na simplicidade, facilidade de uso e flexibilidade,[5] abordando algumas das deficiências do Windows 10.[6] A maioria das interfaces no Windows 11 apresenta geometria arredondada, iconografia atualizada, nova tipografia e uma paleta de cores atualizada. Além disso, a translucidez e as sombras são mais prevalentes em todo o sistema.[7] O Windows 11 também introduz o “Mica”, um novo Material opaco que é tingido com a cor do papel de parede da área de trabalho.[8][9]
  • Menu Iniciar: O Menu Iniciar foi significativamente redesenhado no Windows 11, aderindo aos princípios do Sistema de Design Fluente atualizado. O menu foi agora movido para o centro por padrão, com uma opção para movê-lo de volta para o lado esquerdo. A funcionalidade Live Tiles introduzida no Windows 8 é substituída por um conjunto de aplicações fixadas e uma nova secção “Recomendado” alimentada pela nuvem que mostra ficheiros e documentos recentemente abertos de qualquer localização, incluindo um PC, um telemóvel e o OneDrive. O novo Menu Iniciar também inclui uma caixa de pesquisa
  • Barra de Tarefas: A Barra de Tarefas também foi alinhada ao centro e agora inclui novas animações para fixar, reorganizar, minimizar e alternar aplicações na Barra de Tarefas.[10] Os botões ainda podem ser movidos para o canto esquerdo como no Windows 10.
  • Centro de Notificações & Configurações Rápidas: O Centro de Ação do Windows 10 foi substituído por um Centro de Notificações e um menu Configurações Rápidas, ambos acessíveis a partir do canto inferior direito da Barra de Tarefas. O Centro de Notificações contém todas as notificações do utilizador e um calendário completo do mês, enquanto o menu Configurações Rápidas permite ao utilizador gerir rapidamente as configurações comuns do PC como Volume, Brilho, Wi-Fi, Bluetooth e Assistência ao Foco. Diretamente acima do menu Configurações Rápidas, o utilizador pode ver informações sobre a reprodução de media ao assistir a um vídeo em plataformas como o YouTube ou ao ouvir música em aplicações como o Spotify.
  • Explorador de Ficheiros: O Explorador de Ficheiros no Windows 11 foi atualizado com o Sistema de Design Fluente e a interface Ribbon foi substituída por uma nova barra de comandos com uma interface do utilizador renovada e um fundo Mica. Também introduz menus contextuais renovados com cantos arredondados, texto maior e Acrílico. Os desenvolvedores de aplicações também poderão estender os novos menus contextuais.
  • Temas: Além dos novos temas padrão no Windows 11 para os modos Claro e Escuro, também inclui quatro novos temas adicionais. O Windows 11 também adiciona novos temas de alto contraste para pessoas com deficiências visuais.
  • Sons: O Windows 11 introduz um novo conjunto de sons do sistema. Os sons são ligeiramente diferentes dependendo se o tema está definido para modo claro ou escuro. Além disso, um novo som de inicialização do Windows substitui o usado desde o Windows Vista.
  • Widgets: O Windows 11 adiciona um novo flyout da barra de tarefas chamado “Widgets”, que exibe um painel com o Microsoft Start, um agregador de notícias com histórias personalizadas e conteúdo (expandindo sobre o painel “notícias e interesses” introduzido em compilações posteriores do Windows 10). O utilizador pode personalizar o painel adicionando ou removendo widgets, reorganizando, redimensionando e personalizando o conteúdo.

Melhorias na Interface do Utilizador (UI)[editar | editar código-fonte]

  • O Windows 11 atualiza várias caixas de diálogo do sistema, como o alerta para quando a bateria está a ficar fraca.
  • As pré-visualizações da barra de tarefas foram atualizadas para refletir o novo design visual do Windows 11.
  • O ícone oculto no canto inferior direito da barra de tarefas também foi redesenhado para combinar com os visuais do Windows 11.

Multitarefa[editar | editar código-fonte]

  • Layouts Snap: Os utilizadores podem agora passar o cursor sobre o botão maximizar de uma janela para ver os layouts snap disponíveis, e depois clicar numa zona para fixar a janela. Em seguida, serão orientados para fixar as janelas no resto das zonas dentro do layout usando um assistente de snap guiado. Há um conjunto de quatro layouts snap disponíveis em ecrãs menores.
  • Grupos Snap: Os grupos Snap são uma forma de facilmente voltar a um conjunto de janelas fixadas, que são armazenadas nos ícones da barra de tarefas da aplicação agrupada.
  • Ambientes virtuais: Os ambientes virtuais podem ser acedidos através da funcionalidade Vista de Tarefas na Barra de Tarefas. Os utilizadores podem reordenar e personalizar o fundo de cada um dos seus ambientes. Também podem passar o cursor sobre o botão Vista de Tarefas na Barra de Tarefas para aceder rapidamente aos seus ambientes ou criar um novo.
  • "Ancoragem": Quando o utilizador desliga um portátil, as janelas no monitor serão minimizadas, e quando o portátil é novamente ligado a um monitor, o Windows colocará tudo onde estava antes.

Entrada[editar | editar código-fonte]

  • Teclado tátil: O Windows 11 introduz treze novos temas para personalizar o teclado tátil, incluindo 3 temas que combinam com as cores do teclado Surface. Também adiciona um novo motor de temas que permite ao utilizador criar um tema personalizado usando imagens de fundo. Além disso, o Windows 11 adiciona a capacidade de redimensionar o teclado tátil.
  • Digitação por voz: O Windows 11 inclui um novo lançador de digitação por voz para começar facilmente a digitar por voz num campo selecionado. Está desativado por padrão, mas pode ser ativado nas Configurações e colocado em qualquer área do ecrã.
  • Melhorias táteis: O Windows 11 também apresenta uma melhoria nas interações baseadas no toque. O modo tablet é removido;[11] em vez disso, o Windows irá adaptar-se automaticamente quando necessário. Novos gestos melhorados podem ser usados em tablets e ecrãs táteis.[12][13] As janelas das aplicações agora têm alvos táteis maiores e irão organizar-se automaticamente em vista dividida quando o ecrã é rodado. O Windows 11 parece estar otimizado para desktops e tablets sem combinar os dois como o Windows 8 e o Windows 10 fizeram.
  • Menu da caneta: Para os utilizadores de caneta digital, foi adicionado um novo menu da caneta, que é acessível ao clicar no ícone da caneta na barra de tarefas. Por padrão, contém duas aplicações que podem ser personalizadas ao clicar no ícone da engrenagem e selecionar “Editar menu da caneta”. No flyout, os utilizadores podem adicionar até quatro das suas aplicações favoritas de desenho ou escrita ao menu da caneta para abri-las rapidamente quando usam uma caneta.
  • Alternador de idioma e entrada: Um alternador que aparecerá ao lado do menu Configurações Rápidas permite ao utilizador alternar idiomas e layouts de teclado. Os utilizadores podem pressionar a combinação de teclas Windows + Barra de Espaço para alternar entre métodos de entrada.

Melhorias na tela[editar | editar código-fonte]

  • A taxa de atualização dinâmica aumenta automaticamente a taxa de atualização ao rolar com a roda do rato ou escrever à mão. Também pode diminuir a taxa de atualização, quando possível, para poupar energia.
  • HDR automático.
  • Controlo adaptativo do brilho do conteúdo (CABC)
  • Suporte HDR para aplicações com gestão de cores.
  • Certificação HDR.
  • DirectStorage: Originalmente introduzido com a Xbox Series X e Series S, requer uma placa gráfica que suporte DirectX 12 Ultimate, e uma unidade de estado sólido NVMe.[2][14]

Subsistema Windows para Android[editar | editar código-fonte]

O Windows 11 permite aos utilizadores instalar e executar aplicações Android nos seus dispositivos usando o novo Subsistema Windows para Android (WSA) e o Android Open Source Project (AOSP). Isto funciona com a Tecnologia Intel Bridge, um compilador pós execução que permite que aplicações escritas para outras arquiteturas sejam executadas em x86.[15][16] Estas aplicações podem ser obtidas a partir da Microsoft Store através da Amazon Appstore,[17][18][19][20] ou através de outras fontes.[21]

Software incluído[editar | editar código-fonte]

  • Microsoft Store, que serve como uma loja unificada para aplicações e outros conteúdos, também foi redesenhada no Windows 11. A Microsoft agora permite que os desenvolvedores distribuam aplicações Windows API, aplicações web progressivas e outras tecnologias de empacotamento na Microsoft Store, juntamente com as aplicações padrão Universal Windows Platform.[22] A nova Microsoft Store também permitirá aos utilizadores instalar aplicações Android nos seus dispositivos através da Amazon Appstore. Esta funcionalidade requer uma conta Microsoft, uma conta Amazon e uma instalação única para o cliente Windows Amazon Appstore.[23][24][25][26]
  • Microsoft Teams: Esta plataforma de colaboração está diretamente integrada no Windows 11. O Skype já não está incluído com o sistema operativo.[27][28][29] O Teams aparecerá como um ícone na barra de tarefas do Windows, permitindo aos utilizadores enviar mensagens e ligar para os seus contactos instantaneamente.[30]
  • Definições: Esta aplicação foi redesenhada para ser visualmente agradável, fácil de usar e inclusiva no Windows 11. Tem uma navegação à esquerda que persiste entre as páginas, e adiciona "breadcrumbs" à medida que o utilizador navega mais profundamente nas configurações para ajudá-lo a saber onde está e não se perder. A aplicação Definições também inclui novas páginas, com novos controlos no topo que destacam informações chave e configurações frequentemente usadas para o utilizador ajustar conforme necessário. Estes novos controlos abrangem várias páginas de categoria como Sistema, Bluetooth & dispositivos, Personalização, Contas e Atualização do Windows. Também adiciona caixas expansíveis para páginas com muitas configurações.
  • Ferramenta de Recorte: No Windows 11, tanto a Ferramenta de Recorte legada como as aplicações Snip & Sketch mais recentes foram substituídas por uma nova aplicação Ferramenta de Recorte com a funcionalidade combinada de ambas as aplicações. Inclui uma nova interface do utilizador semelhante à Ferramenta de Recorte legada com funcionalidades extra como o atalho de teclado Windows + Shift + S do Snip & Sketch e edição mais rica. O Windows 11 também introduz uma nova página de Configurações para a Ferramenta de Recorte. Além disso, a nova Ferramenta de Recorte adiciona suporte para modo escuro.
  • Calculadora: Tal como a Ferramenta de Recorte, a Calculadora inclui uma nova configuração de tema da aplicação. A Calculadora foi completamente reescrita em C# e inclui várias novas funcionalidades.
  • Correio e Calendário: Estas aplicações foram atualizadas com um novo estilo visual. Incluem cantos arredondados e outros ajustes para fazê-las parecer e sentir parte do Windows 11.
  • Fotos: A aplicação Fotos foi atualizada com uma nova experiência de visualização, funcionalidades de edição, Design Fluente, controlos WinUI, cantos arredondados e mais. A aplicação Fotos, que será configurada como o visualizador de imagens padrão no Windows 11, permitirá aos utilizadores explorar coleções, álbuns e pastas. A funcionalidade Coleção permanece inalterada e mostrará as fotos e capturas de tela mais recentes, organizadas em ordem adequada por data. Os álbuns também são gerados automaticamente usando a tecnologia UI da Microsoft, mas os utilizadores podem sempre personalizar a experiência com os seus próprios álbuns. A aplicação Fotos também está recebendo um menu flutuante com novos controlos de edição e permitirá aos utilizadores comparar até 4 imagens ao mesmo tempo.
  • Dicas: O Windows 11 introduz uma aplicação Dicas atualizada com um novo visual e atualizações adicionais da IU. Vem com mais de 100 novas dicas para começar com o Windows 11 ou aprender coisas novas.
  • Paint : Uma das aplicações mais antigas do Windows, que permaneceu inalterada desde o Windows 7, recebeu uma interface do utilizador atualizada com cantos arredondados e o material Mica para o Windows 11. A mudança mais proeminente no Paint é uma nova barra de ferramentas simplificada, uma paleta de cores arredondada e um novo conjunto de menus" drop-down".
  • O Bloco de Notas[31] e o Gravador de Voz[32] também apresentam interfaces atualizadas. Estas aplicações agora apresentam designs que aderem aos princípios do Design Fluente.
  • As aplicações Microsoft Office foram redesenhadas para se alinharem com o Design Fluente.
  • O Windows 11 também recebeu uma nova aplicação Media Player, que atuará como um substituto para a aplicação Groove Music do Windows 10.[33]
  • Aplicação Xbox: Uma aplicação Xbox atualizada está incluída no Windows 11.[34] Funcionalidades como o Xbox Cloud Gaming e o Xbox Game Pass estão integradas diretamente na aplicação.[35]

Segurança e desempenho do sistema[editar | editar código-fonte]

A Microsoft promoveu melhorias de desempenho como tamanhos de atualização menores, navegação web mais rápida em “qualquer navegador”, tempo de despertar mais rápido do modo de suspensão e autenticação Windows Hello mais rápida.[2][36]

Como parte dos requisitos mínimos do sistema, o Windows 11 só suporta oficialmente dispositivos com um coprocessador[37][38] de segurança Trusted Platform Module 2.0. Segundo a Microsoft, o TPM 2.0 é um “bloco de construção crítico” para a proteção contra ataques de firmware e hardware. Além disso, a Microsoft agora exige que os dispositivos com Windows 11 incluam Segurança Baseada em Virtualização (VBS), Integridade de Código Protegido por Hipervisor (HVCI) e Secure Boot integrados e ativados por padrão.[39] O sistema operativo também apresenta proteção de pilha reforçada por hardware para processadores Intel e AMD suportados para proteção contra "exploits zero-day". As SKUs do Windows 11 Home requerem uma ligação à Internet e uma conta Microsoft para a primeira configuração.[40]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Blog, Windows Experience (24 de junho de 2021). «Introducing Windows 11». Windows Experience Blog (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  2. a b c Warren, Tom (24 de junho de 2021). «Microsoft announces Windows 11, with a new design, Start menu, and more». The Verge. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  3. «Windows 11 Is the Overhaul Microsoft Needed». Gizmodo (em inglês). 24 de junho de 2021. Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  4. hickeys. «Windows 11 design principles - Windows apps». docs.microsoft.com (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2021 
  5. Blog, Windows Experience (24 de junho de 2021). «Introducing Windows 11». Windows Experience Blog (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  6. «Windows 11 Is the Overhaul Microsoft Needed». Gizmodo (em inglês). 24 de junho de 2021. Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  7. «Windows 11 Leaks Indicate a Dramatic New Look Is Coming Soon». Gizmodo. 15 de junho de 2021. Consultado em 16 de junho de 2021. Cópia arquivada em 16 de junho de 2021 
  8. Blog, Windows Developer (24 de junho de 2021). «What Windows 11 Means for Developers». Windows Developer Blog (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2021 
  9. hickeys. «Materials used in Windows 11 apps - Windows apps». docs.microsoft.com (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2021 
  10. Warren, Tom (15 de junho de 2021). «Windows 11 leak reveals new UI, Start menu, and more». The Verge (em inglês). Consultado em 13 de setembro de 2021 
  11. «Windows 11 Specifications - Microsoft». Windows (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021 
  12. «Windows 11 Specifications - Microsoft». Windows (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021 
  13. Bisson, Simon (25 de junho de 2021). «Windows evolves: Windows 11, and the future of Windows 10». TechRepublic (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2021 
  14. Machkovech, Sam (24 de junho de 2021). «DirectStorage on Windows 11: Next-gen gaming performance, with PC requirements». Ars Technica (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  15. «Intel's Bridge technology will allow Android apps to run natively on Windows 11». Engadget (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2021 
  16. «Intel Core Processors and Intel Bridge Technology Unleash Windows 11...». Intel (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2021 
  17. «Intel Core Processors and Intel Bridge Technology Unleash Windows 11...». Intel (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2021 
  18. Haselton, Jordan Novet,Kif Leswing,Todd (24 de junho de 2021). «Microsoft Windows 11 will support Android apps». CNBC. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  19. Haselton, Jordan Novet,Kif Leswing,Todd (24 de junho de 2021). «Microsoft Windows 11 will support Android apps». CNBC. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  20. Gartenberg, Chaim (24 de junho de 2021). «Windows 11's Intel-powered Android apps will run on AMD and Arm processors, too». The Verge. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  21. «Windows 11 will support Android apps from outside the Amazon Appstore». xda-developers. 25 de junho de 2021. Consultado em 26 de junho de 2021. Cópia arquivada em 26 de junho de 2021 
  22. «Microsoft is committed to the Microsoft Store with Windows 11». Windows Central. 24 de junho de 2021. Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  23. «Amazon and Microsoft create new opportunities for developers and increase return on investment in the Amazon Appstore : Appstore Blogs». developer.amazon.com. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  24. Haselton, Jordan Novet,Kif Leswing,Todd (24 de junho de 2021). «Microsoft Windows 11 will support Android apps». CNBC. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  25. Warren, Tom (24 de junho de 2021). «Microsoft is bringing Android apps to Windows 11 with Amazon's Appstore». The Verge. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  26. Gartenberg, Chaim (24 de junho de 2021). «Windows 11's Intel-powered Android apps will run on AMD and Arm processors, too». The Verge. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  27. Warren, Tom (24 de junho de 2021). «Microsoft announces Windows 11, with a new design, Start menu, and more». The Verge. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  28. Lawler, Richard (24 de junho de 2021). «Microsoft didn't kill Skype, but Windows 11 is shoving it out of sight». The Verge (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  29. Welch, Chris (24 de junho de 2021). «Microsoft Teams will be directly integrated as part of Windows 11». The Verge (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  30. «Microsoft unveils Windows 11, integrating Teams directly into flagship operating system». GeekWire (em inglês). 24 de junho de 2021. Consultado em 29 de junho de 2021 
  31. «Notepad and MS Paint for Windows 11 are also getting a Fluent Design update - MSPoweruser» (em inglês). 24 de junho de 2021. Consultado em 29 de junho de 2021 
  32. «These Microsoft apps are getting a visual refresh with Windows 11». 27 de agosto de 2021 
  33. «Windows 11's modern Media Player is now available for more users». Windows Latest. 4 de janeiro de 2022. Consultado em 1 de março de 2022 
  34. Machkovech, Sam (24 de junho de 2021). «DirectStorage on Windows 11: Next-gen gaming performance, with PC requirements». Ars Technica (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  35. Sarkar, Samit (24 de junho de 2021). «Xbox Game Pass is built into Windows 11». Polygon. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 24 de junho de 2021 
  36. Salter, Jim (24 de junho de 2021). «Windows 11 is much more than a new theme slapped onto Windows 10». Ars Technica (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  37. «Windows 11: Minimum Hardware Requirements» (PDF). Microsoft. Junho de 2021. Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada (PDF) em 24 de junho de 2021 
  38. «Windows 11 won't work without a TPM - What you need to know». BleepingComputer (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  39. «Windows 11 enables security by design from the chip to the cloud». Microsoft Security Blog (em inglês). 25 de junho de 2021. Consultado em 26 de junho de 2021. Cópia arquivada em 26 de junho de 2021 
  40. «Windows 11 Specifications - Microsoft». Windows (em inglês). Consultado em 25 de junho de 2021