Roland Deschain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Roland Deschain de Gilead é o protagonista da saga A Torre Negra, criada por Stephen King. Ele é o último pistoleiro do Mundo Médio, que deseja chegar à Torre Negra.

Roland é filho de Steven, o último Dinh de Gilead, e Gabrielle Deschain. Apesar de ser um herói, alguns podem vê-lo como anti-herói por ser frio e ter atropelado muitos em seu caminho. Sua obsessão: chegar à Torre Negra. Vista inicialmente como uma loucura egoísta, depois é revelado que trata-se de uma missão necessária para salvar não apenas este, mas todos os universos.

Sua personalidade e imagem são fortemente inspiradas no "Pistoleiro sem nome", personagem criado por Sergio Leone, embora sua busca e muitos dos seus conflitos internos venham do poema de Robert Browning, Childe Roland à Torre Negra Chegou.

História[editar | editar código-fonte]

No passado, descobriu que sua mãe era amante de Marten Broadcloak. Instigado por este, lançou-se prematuramente a um ritual de passagem, que consistia em um combate contra seu mestre Cort.

Marten esperava que o garoto fosse mal sucedido e, então, banido para o esquecimento no Oeste. Roland, no entanto, derrota seu mestre utilizando seu falcão David como arma, tornando-se assim um pistoleiro.

Steven Deschain, temendo uma vingança de Marten, manda seu filho e dois de seus amigos, Cuthbert Allgood e Alain Johns, para Mejis a pretexto de saber o quanto o povo de lá poderia lhes ajudar em caso de guerra. Em Mejis, Roland conhece Susan Delgado, seu único e verdadeiro amor, que acaba fadada a um final trágico.

Pistoleiro[editar | editar código-fonte]

Roland é o último pistoleiro da linhagem de Eld, justiceiros que vivem para batalhar. Guerreiros nobres e dedicados como os cavaleiros da Távola Redonda ou os samurais, os pistoleiros são considerados diplomatas e pacificadores no Mundo Médio.

Os pistoleiros de King são homens admiráveis, guerreiros guiados por um código de honra que estão dispostos a tudo para realizarem suas missões. No segundo volume, Roland perde dois dedos de sua mão direita, mas não se deixa abater por isso.

A geração de pistoleiros de Roland foi treinada por Cort, homem brutal que sempre punia as falhas de seus alunos espancando-os. Durante a saga, Roland frequentemente imagina seu velho instrutor falando em sua mente, repreendendo-o quando ele está para fraquejar.

Busca pela Torre Negra[editar | editar código-fonte]

Sua principal busca é encontrar a "Torre Negra", suposto elo de ligação entre todos os universos e mundos. Para isso conta com a ajuda de seus companheiros de "ka-tet" Eddie Dean, Odetta Holmes (também Detta Walker e futuramente Susannah Dean) e John "Jake" Chambers de Nova Iorque, além de Oi, do Mundo Médio.

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.