The Talisman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Books-aj.svg aj ashton 01.png A Wikipédia possui o
Portal de Literatura
The Talisman
O Talismã
Autor (es) Stephen King e Peter Straub
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Terror
Lançamento 1984
Cronologia
Último
Último
Cycle of the Werewolf
A Coisa
Próximo
Próximo

The Talisman (O Talismã) é um romance publicado em 1983, escrito por Stephen King e Peter Straub. Não é uma releitura da obra O Talismã, de Walter Scott, apesar de haver uma pequena referência a “uma novela de Sir Walter Scott”.

O livro[editar | editar código-fonte]

O livro narra as aventuras de Jack Sawyer, um garoto de 12 anos que, para salvar a vida de sua mãe (que está com câncer), parte numa jornada de costa a costa dos Estados Unidos procurando um artefato chamado ‘O Talismã’. O interessante no livro é a existência de um mundo paralelo ao nosso, chamado de ‘Os Territórios’ - um estranho mundo fantástico em que as personagens têm ‘Duplos’. Suas mortes e nascimentos geralmente coincidem, mas há casos raros (como o caso de Jack Sawyer) de pessoas que morrem em um mundo e não no outro, o que os dá a possibilidade de ir e voltar entre os dois mundos, se souberem como. Jack é ensinado a como fazê-lo por um personagem enigmático, Parker. Não só a vida de sua mãe está em jogo, mas também a da rainha dos Territórios - 'Duplo' de sua mãe. Não bastassem as surpresas desse novo mundo e a vida de andarilho, Jack terá ainda que correr contra o tempo para chegar ao outro lado do país, pois está sendo perseguido por Morgan Sloat, pai de seu melhor amigo Richard e antigo sócio do falecido pai.

Em certo momento, ele irá se deparar com Lobisomens, conhecidos simplesmente como Lobos, que habitam os Territórios e não são os tradicionais assassinos selvagens, mas podem mudar de forma à vontade e geralmente são pastores ou guarda-costas. Um lobo de 16 anos, chamado simplesmente de Lobo, é jogado nos Estados Unidos acidentalmente por Jack e acaba se tornando seu guarda-costas e companheiro. Lobo não é muito inteligente, mas é carismático e gentil. Esse personagem deixará aos leitores do livro uma célebre frase, "Lobo! Oh, Lobo!".

Ao dividir a história entre os Territórios e o familiar EUA, King e Straub constantemente jogam Jack do fogo para a frigideira, já que ele escapa de uma situação ameaçadora para outra. Acompanhado de Lobo e - mais tarde - de seu amigo Richard, Jack deve pegar o Talismã antes que ele caia nas mãos de Sloat, o temível ex-sócio de seu falecido pai.

Apesar de conter traços característicos dos dois autores, o estilo de Straub se sobressai nesse livro, temperado pelas descrições psicológicas do mestre King.

Existe uma sequência para o livro, Black House, ou Casa Negra, em que Jack está 20 anos mais velho e tenta solucionar uma série de assassinatos.

Há rumores de uma adaptação para o cinema há mais de uma década, porém as últimas informações sobre esse filme datam do início de 2005.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.