Saara Espanhol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Este artigo é parte da série:
Conflito do Saara Ocidental
Flags of Morocco and the SADR over Western Sahara map.png
Saara Ocidental

Antecedentes históricos
Regiões disputadas
Política
Rebeliões
Envolvimento da ONU

 v  e 

Saara Espanhol,[1] Sara Espanhol[1] ou Sáara Espanhol[1] (em espanhol: Sáhara Español; em árabe: صحراء الاسبانية, Sahra'a Al-Esbania) foi o nome atribuído ao território actualmente conhecido por Saara Ocidental quando foi uma colónia espanhola entre 1884 e 1975.

Estatuto actual[editar | editar código-fonte]

Selo emitido em 1924.

As Nações Unidas consideram o antigo Saara espanhol um território não descolonizado, sendo a Espanha, formalmente, a potência administrativa. Os esforços de paz da ONU apontam para a organização de um referendo entre a população saarauí, para identificar se esta pretende a independência, mas este ainda não ocorreu. A União Africana e pelo menos outros 44 governos consideram o território como um estado soberano, ainda que ocupado, e a República Árabe Saarauí Democrática (RASD) com um governo no exílio apoiado pela Frente Polisário.

Referências

  1. a b c Rocha, Carlos (5 de julho de 2013). O gentílico e a capital do Sara/Saara Ocidental. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Página visitada em 9 de julho de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.