República Árabe Saaraui Democrática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção República Árabe Saaráui Democrática deverá ser fundido aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão de|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

Este artigo é parte da série:
Conflito do Saara Ocidental
Flags of Morocco and the SADR over Western Sahara map.png
Saara Ocidental

Antecedentes históricos
Regiões disputadas
Política
Rebeliões
Envolvimento da ONU

 v  e 

A República Árabe Saaraui Democrática (RASD, em árabe الجمهورية العربية الصحراوية الديمقراطية) é um governo no exílio formado pela antiga colónia espanhola do Saara Espanhol que foi anexada em 1975 por Marrocos e pela Mauritânia, e posteriormente anexado totalmente por Marrocos em Agosto de 1979, ao renunciar a Mauritânia à zona que ocupava.

A RASD é reconhecida por 48 estados (reconheceram-na 22 países que revogaram anteriores reconhecimentos e 12 que congelaram relações com a RASD), em 13 dos quais existe uma embaixada saraui.

República Árabe Saaraui Democrática é também o nome do governo no exílio do Saara Ocidental, proclamado pela Frente Polisário em 27 de Fevereiro de 1976. O primeiro governo da RASD formou-se em 4 de Março desse ano.

A RASD é reconhecida internacionalmente por 45 estados e mantém embaixadas em 13 deles, é membro da União Africana desde 1984, mas carece de representação na ONU. O primeiro estado que reconheceu a RASD foi Madagáscar em 28 de Fevereiro de 1976.

Localização da República Árabe Saaraui Democrática