Satyendra Nath Bose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Satyendra Nath Bose
Física
Nacionalidade Índia Indiano
Nascimento 1 de Janeiro de 1894
Local Calcutá, Índia
Morte 4 de Fevereiro de 1974 (80 anos)
Atividade
Campo(s) Física
Prêmio(s) Padma Vibhushan (1954)

Satyendra Nath Bose (Calcutá, Índia, 1 de Janeiro de 18944 de Fevereiro de 1974) foi um físico indiano.

De etnia bengalesa, foi especializado em física matemática. Ficou conhecido sobretudo devido aos seus trabalhos sobre mecânica quântica no início da década de 1920, fundamentais para a estatística de Bose-Einstein e na teoria do condensado de Bose-Einstein. O bóson ou bosão foi assim denominado em sua honra.

Apesar de mais que um Prémio Nobel ter sido atribuído por pesquisa relacionada aos conceitos de bóson, estatística de Bose-Einstein - o mais recente dos quais foi o Nobel da Física de 2001, atribuído por avanços na teoria do condensado de Bose-Einstein - o próprio Bose nunca foi distinguido com o Nobel de Física. Para além da física, outros talentos de Bose eram as várias línguas que conhecia, sendo também um bom intérprete de dilruba (um instrumento musical semelhante ao juscelino).


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.