Scat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Scat é uma técnica de canto criada por Louis Armstrong que consiste em cantar vocalizando tanto sem palavras, quanto com palavras sem sentido e sílabas (por exemplo: «la dum ba dum pa»), como usado por cantores de jazz, os quais criam o equivalente de um solo instrumental apenas usando a voz.

Scat é ainda a denominação de um instrumental vocal. Enquanto o uso de sílabas sem sentido durante o canto define scat, cantar scat é distinguido pelo fato que, em vez de usar sons para reproduzir exatamente uma linha melódica, improvisações são feitas com a melodia e com o ritmo, como em outras improvisações de jazz.[1] O vocalista da banda de Nu-Metal Korn, Jonathan Davis, é conhecido pelo uso recorrente da técnica em suas músicas. Outro músico que usava esta técnica foi o cantor conhecido por Scatman John, que fazia a peculiar e bem-sucedida mistura da técnica de scat singing com dance music.

Referências

  1. Ronaldo Evangelista (11/10/2007). Roberta Gambarini traz seu jazz improvisado ao Tim Festival. Folha de S.Paulo. Página visitada em 19/03/2014.


Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.