Sexta-Feira 13 (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde janeiro de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Sexta-Feira 13 (no original em inglês: Friday the 13th) é uma longa série de filmes de terror dos Estados Unidos criada pelo diretor Sean S. Cunninghan. A série já conta com 12 filmes (incluindo Freddy vs. Jason), e a franquia já lucrou no total mais de 500.000.000 de dólares.

O primeiro filme é de 1980. Todos os outros, exceto o primeiro e o quinto, estrelam Jason Voorhees como o assassino em série. O personagem acabou por se tornar um ícone dos filmes de horror.

O filme mais recente da série, Sexta-Feira 13, lançado em fevereiro de 2009, não é continuação da série, mas sim um remake baseado nos quatro primeiros filmes da série.

Biografia de Jason Voorhees[editar | editar código-fonte]

Jason Voorhees nasceu em 13 de julho de 1945, uma sexta-feira. Tem 1,96 m de altura. Filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees, todos pensaram que o menino com problemas mentais havia morrido afogado no lago Crystal, em 1957.

Sua mãe, que trabalhava no acampamento como cozinheira, teve um surto e trucidou os monitores e demais adolescentes que estavam no camping, alegando que teriam negligenciado os cuidados com o garoto.

Uma garota, porém, consegue debelar a sua sanha homicida, decapitando-a com um facão. Contudo, o finado Jason ressurge para vingar a morte de sua mãe e passa a fazer o seu papel de homicida nos demais filmes da série.

A série[editar | editar código-fonte]

Série televisiva[editar | editar código-fonte]

Os executivos da indústria de cinema aproveitaram a popularidade de Sexta-Feira 13 ao final da década de 1980; Larry B. Williams e Frank Mancuso Jr. criaram um outro produto dentro da franquia, uma série de televisão batizada de Friday the 13th – The Legacy (Sexta-feira 13 - O Legado), entre 1987 e 1990), mas que não tem a ver com o universo fictício dos filmes de Jason Voorhees. A série não apresenta qualquer relação, além do título, com o psicopata assassino ou os diversos filmes que protagonizou. Na verdade, seu argumento básico apresentava, em 72 episódios de aproximadamente 60 minutos, num estilo similar à Além da Imaginação, pequenas histórias independentes amarradas por um tema central que seria uma loja de antiguidades cujos objetos faziam parte de uma maldição.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]