Sexta-Feira 13 (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde janeiro de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sexta-Feira 13 (no original em inglês: Friday the 13th) é uma longa série de filmes de terror dos Estados Unidos criada pelo diretor Sean S. Cunninghan. A série já conta com 12 filmes (incluindo Freddy vs. Jason), e a franquia já lucrou no total mais de 500.000.000 de dólares.

O primeiro filme é de 1980. Todos os outros, exceto o primeiro e o quinto, estrelam Jason Voorhees como o assassino em série. O personagem acabou por se tornar um ícone dos filmes de horror.

O filme mais recente da série, Sexta-Feira 13, lançado em fevereiro de 2009, não é continuação da série, mas sim um remake baseado nos quatro primeiros filmes da série.

um novo filme da franquia será lançado em 13 de maio de 2016.

Biografia de Jason Voorhees[editar | editar código-fonte]

Jason Voorhees nasceu em 13 de julho de 1945, uma sexta-feira. Tem 1,96 m de altura. Filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees, todos pensaram que o menino com problemas mentais havia morrido afogado no lago Crystal, em 1957.

Sua mãe, que trabalhava no acampamento como cozinheira, teve um surto e trucidou os monitores e demais adolescentes que estavam no camping, alegando que teriam negligenciado os cuidados com o garoto.

Uma garota, porém, consegue debelar a sua sanha homicida, decapitando-a com um facão. Contudo, o finado Jason ressurge para vingar a morte de sua mãe e passa a fazer o seu papel de homicida nos demais filmes da série.sexta feira 13

A série[editar | editar código-fonte]

Série televisiva[editar | editar código-fonte]

  • Os executivos da indústria de cinema aproveitaram a popularidade de Sexta-Feira 13 ao final da década de 1980; Larry B. Williams e Frank Mancuso Jr. criaram um outro produto dentro da franquia, uma série de televisão batizada de Friday the 13th – The Legacy (Sexta-feira 13 - O Legado), entre 1987 e 1990), mas que não tem a ver com o universo fictício dos filmes de Jason Voorhees. A série não apresenta qualquer relação, além do título, com o psicopata assassino ou os diversos filmes que protagonizou. Na verdade, seu argumento básico apresentava, em 72 episódios de aproximadamente 60 minutos, num estilo similar à Além da Imaginação, pequenas histórias independentes amarradas por um tema central que seria uma loja de antiguidades cujos objetos faziam parte de uma maldição.

Brasil[editar | editar código-fonte]

  • A Serie " Sexta-Feira 13 - O Legado " passou na TV Brasileira como outro nome foi exibido com " Loja do Terror " entre 1988 a 1991 na Rede Globo e depois reprisado na TV Gazeta entre 1990 a 1992 não foram exibidos todos os episódios nesta emissora e a serie no Brasil saiu em video VHS pela CIC Video como o nome de " Sexta- Feira 13 -O Legado ".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]