Friday the 13th: The Final Chapter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Friday the 13th: The Final Chapter
Sexta-Feira 13: O Capitulo Final (PT)
Sexta-Feira 13 Parte IV - Capítulo Final (BR)
 Estados Unidos
1984 • cor • 91 min 
Direção Joseph Zito
Produção Frank Mancuso Jr.
Roteiro Barney Cohen e Bruce Hiderni Sakow
Elenco Kimberly Beck
Peter Barton
Corey Feldman
Erich Anderson
Crispin Glover
Alan Hayes
Barbara Howard
Género Terror
Suspense
Idioma inglês
Música Harry Manfredini
Cronologia
Último
Último
Sexta-Feira 13 -
Parte 3
Sexta-Feira 13 -
Parte V
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Friday the 13th: The Final Chapter (br: Sexta-Feira 13 Parte IV - Capítulo Final / pt: Sexta Feira 13: O Capítulo Final) é um filme de terror lançado em 1984. É o quarto filme da série de filmes Sexta-Feira 13. Apesar de ter sido anunciado como "O Capítulo Final", a franquia ainda teve muitas outras sequências. O sucesso de popularidade e financeiro do filme, que arrecadou mais de R$32 milhões, levou a Paramount Pictures a não aposentar a franquia. Por causa da finalidade da trama deste filme e o título, o próximo filme, Sexta-Feira 13 Parte V - Um Novo Começo, tentou continuar a série com um assassino diferente, mas devido à má recepção crítica desta sequência, o Capítulo Final acabou se tornando o predecessor direto para Sexta-Feira 13 Parte VI - Jason Vive no cânone da série, no sentido de Jason voltando nesse ponto da franquia. Da mesma forma, o personagem Tommy Jarvis foi incorporado ao enredo de Um Novo Começo, fazendo uma conexão direta com O Capítulo Final, e depois em Jason Vive, dirigido por Joseph Zito.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Depois de seu confronto com Chris no celeiro de Higgins Haven, Jason, presumivelmente morreu. Seu corpo é levado para o necrotério do condado de Wessex. Mas Jason escapa, mata um atendente e uma enfermeira e faz o seu caminho de volta à Crystal Lake.

Os amigos Paul, Jimmy, Ted, Doug, Samantha e Sara estão à caminho de uma casa que alugaram em Crystal Lake. No caminho passam por uma caroneira, que logo é morta por Jason. Na casa alugada moram Sra. Jarvis, sua filha adolescente Trish, de doze anos de idade, e seu filho Tommy. Trish e Tommy cumprimentam os inquilinos, e estes, no dia seguinte, decidem nadar nus num lago próximo à casa das gêmeas Tina e Terri. Quando o carro em que estavamm quebra, Trish e Tommy são ajudados por Rob, um forasteiro que passava.

Naquela noite há uma festa na casa alugada. Quando seu namorado Paul começa a dançar com Tina, Samantha resolve dar um mergulho e é morta. Paul percebe que Samantha sumiu e sai procurando por ela. Terri vai atrás de Jimmy, Jason mata Paul. Enquanto Tina está dormindo com Jimmy, Terri sai da casa e é morta. Quando a Sra. Jarvis retorna, encontra a casa vazia. As luzes se apagam, e quando ela sai para procurar os garotos, é morta. Trish e Tommy chegam em casa e Trish vai procurar a mãe, mas só encontra Rob em sua tenda.

Na casa alugada, Tina vai refrescar-se e Jimmy desce as escadas para se vangloriar a Ted. Mas quando ele vai para a cozinha para encontrar o saca-rolhas Jason o mata. Tina logo é jogada para fora da janela e Ted é esfaqueado enquanto Rob fala à Trish sobre sua irmã Sandra, que matou Jason (na Parte 2). Doug é morto no chuveiro e Sara tenta fugir após descobrir o corpo. Voltando para a casa, Jarvis, Trish e Rob tentam chamar a polícia, mas a linha está cortada. Rob vai para o porão e é morto por Jason. Trish escapa de volta para a casa, onde ela e Tommy se preparam para enfrentar Jason.

Final alternativo[editar | editar código-fonte]

Um final alternativo para o filme, incluído na e Edição Deluxe do DVD de 2009, mostra uma sequência de sonho, onde Trish e Tommy acordam na manhã seguinte ao som de sirenes da polícia, depois de matarem Jason. Trish pede para Tommy chamar a polícia. Então ela percebe água pingando do teto e vai investigar. Ela entra no banheiro no andar de cima, e encontra o corpo de sua mãe, que se afogou na banheira. Nesse momento, a Sra. Jarvis abre os olhos e Jason aparece atrás de Trish pronto para atacar. Trish, de repente, acorda no hospital, em uma cena que lembra o final do primeiro filme. Em seu comentário, o diretor diz que esta cena foi cortada porque interferia na idéia de que este seria o último filme da série.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme foi exibido em 1.594 cinemas e abriu em primeiro lugar na bilheteria levando R$11.183.148 dólares durante seu primeiro fim de semana. Ele terminou com um interno bruto total de 32.980 mil dólares americanos.

Crítica[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas negativas em geral, com 24% de avaliação no Rotten Tomatoes,[1] embora seja um dos favoritos dos fãs.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Ted White, o ator que fez Jason Voorhees nesse filme, se recusava a conversar com os atores no set de filmagem. Motivo: ele dizia que assim estaria contribuindo para aumentar o temor ao redor de seu personagem.
  • Durante as filmagens, um homem estranho observava a atriz Kimberly Beck enquanto ela corria no parque, e ela recebia telefonemas estranhos a toda hora. Isso parou quando a produção do filme acabou.
  • O filme conseguiu uma bilheteria de 32.980.880 de dólares.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Friday the 13th - The Final Chapter Movie Reviews, Pictures. Rotten Tomatoes. Página visitada em 2010-09-30.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]