Friday the 13th: A New Beginning

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Friday the 13th: A New Beginning
Sexta-Feira 13 Parte V: O Regresso (PT)
Sexta-Feira 13 Parte V: Um Novo Começo (BR)
Friday the 13th A New Beginning.jpg
 Estados Unidos
1985 • cor • 92 min 
Direção Danny Steinmann
Roteiro Danny Steinmann, baseado nas histórias de David Cohen e Martin Kitrosser
Elenco Melanie Kinnaman
John Sheperd
Shavar Ross
Richard Young
Marco St. John
Juliette Cummins
Carol Lacatell
Vernon Washington
John Robert Dixon
Jerry Pavlon
Género terror
Idioma inglês
Cronologia
Último
Último
Sexta-Feira 13 -
O Capítulo Final
Sexta-Feira 13 -
Parte VI
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Friday the 13th: A New Beginning[nota 1] (também conhecido como Friday the 13th Part V ou Friday the 13th Part V: A New Beginning) (br: Sexta-Feira 13 Parte V: Um Novo Começo), (pt: Sexta-Feira 13 Parte V: O Regresso), é o quinto filme da série de horror Sexta-Feira 13. Foi lançado a 22 de março de 1985 pela Paramount Pictures e lucrou 21.930.418 dólares.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Aos doze anos, Tommy Jarvis está no mato na chuva, observando dois jovens punks cavando o túmulo de Jason Voorhees. Abrem-lo, e Jason volta à vida, matando os profanadores. Então o olhar de Jason volta-se para Tommy, e ele ergue o facão sobre a cabeça de Tommy.

Tommy, agora um adolescente, acorda encharcado de suor em uma van do Instituto de Saúde Mental Unger. Tommy chega logo ao seu destino, uma espécie de casa para recuperação de adolescentes problemáticos. Tommy é levado para o escritório de Matt Peters, onde o médico explica que na clínica é utilizado um sistema especial, com a intenção de preparar o paciente para reinseri-lo na sociedade. Tommy encontra então um jovem chamado Reggie, cujo avô George trabalha na casa.

O xerife Tucker traz dois pacientes, Tina e Eddie, de volta ao instituto. Surgem Ethel e "Junior" Hubbard, cuja propriedade é contígua à casa de recuperação. A boca-suja Ethel está furiosa pelo fato de os adolescentes estarem novamente tendo relações sexuais em sua propriedade. Pouco tempo depois, o problemático Vic Hacks mata Joey com uma machadada após ter sido aborrecido pelo mesmo. Vic é preso pela polícia e, em seguida, Duke Johnson e Roy Burns (pai de Joey) chegam para levar o cadáver.

A noite chega e os assassinatos começam. Vinnie e Pete são mortos cruelmente quando se carro para de funcionar no meio da estrada. Na manhã seguinte, Tommy tem uma alucinação de que Jason está em pé atrás dele. No café da manhã, Tommy bate em Eddie quando este usa uma máscara feita por Tommy. Será que Tommy tornou-se o assassino que ele tanto teme? Ou é o vagabundo que aparece na casa de Ethel à procura de trabalho? Naquela noite, a garçonete Lana e seu noivo Billy são brutalmente assassinados com um machado.

No dia seguinte, os pacientes Tina e Eddie esgueiram-se para dentro da floresta para fazer sexo. O andarilho que buscava trabalho na casa de Ethel observa-os atentamente, mas é logo eliminado pelo assassino, assim como Eddie e Tina. Naquela noite, Pam leva Reggie para ver seu irmão Demon, e levam Tommy no passeio. Enquanto Reggie e Demon conversam sobre os velhos tempos, Tommy é abordado por Junior. Tommy novamente perde o controle e chega a agredir Junior, mas é interrompido por Pam. Quando Pam e Reggie retornam à casa, Demon e sua namorada Anita são mortos. Pouco depois, Junior e Ethel Hubbard são mortos também.

Pam vai procurar Tommy, mas o assassino está na casa, matando os pacientes Jake, Robin e Violet. Reggie descobre os corpos em no quarto de Tommy. Quando Pam, volta e eles correm de uma figura usando uma máscara de hóquei. Eles fogem para a floresta e deparam-se com o corpo do motorista da ambulância Duke Johnson, bem como o do Dr. Peters. Separada de Reggie e de volta ao instituto, Pam foge de Jason para o celeiro, mas escorrega na lama. Pouco antes que o assassino a alcance, Reggie o detém com um trator. Reggie e Pam fogem para o celeiro. Quem será o assassino que usa a máscara de Jason? Pam ataca o assassino com uma serra elétrica, mas de nada adianta. Tommy chega ao celeiro, mas é atacado. O assassino segue Tommy e Pam. Reggie vê o corpo de Tommy caido e empurra o assassino, mas este tenta puxar o garoto. Tommy levanta e mata o assassino, que, ao cair sobre estacas de aço, perde a máscara, revelando que Roy é o assassino.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Melanie Kinnaman - Pam Roberts
  • John Sheperd - Tommy Jarvis
  • Shavar Ross - Reggie
  • Richard Young - Matt Peters
  • Dick Wieand - Roy Burns (Jason)
  • Tiffany Helm - Violet
  • Juliette Cummins - Robin
  • Marco St. John - Xerife Cal Tucker
  • Carol Lacatell - Ethel Hubbard
  • Vernon Washington - George
  • John Robert Dixon - Eddie
  • Jerry Pavlon - Jake
  • Caskey Swaim - Duke
  • Mark Venturini - Victor

Recepção[editar | editar código-fonte]

Como seus antecessores, Sexta-Feira 13 parte 5, recebeu críticas positivas, ganhando uma classificação de "Bom", com 46% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Produção[editar | editar código-fonte]

De acordo com o box do DVD Friday the 13th: Return to Crystal Lake, Corey Feldman só fez uma participação especial no filme pelo fato de estar filmando The Goonies. Feldman filmou sua participação em Friday the 13th Part V em um domingo, já que aquele era seu dia de folga das filmagens de Os Goonies.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Num determinado trecho do filme, uma das personagens está lendo uma exemplar da revista Fangoria. Não é por acaso: aquele exemplar traz uma entrevista com Tom Savini, o maquiador responsável pelos primeiros filmes da série.
  • Na versão original do script, Violet era para ter sido morta com uma machadada entre as coxas. Mas como os produtores acharam essa cena muita ofensiva, mudaram a morte para uma machadada no peito.
  • Dana Palto pretendia fazer Violet, mas Tifany Helm acabou fazendo a personagem.
  • Este é um dos filmes em que Jason Voorhees não atua.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Enquanto o pôster original de lançamento nos cinemas e muitas referências ao filme apresentam seu título como Friday the 13th Part V: A New Beginning, o título oficial é registrado como simplesmente Friday the 13th: A New Beginning, o mesmo que é verificado nos créditos de abertura do filme, bem como registrado em U.S. Copyright Office.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Friday the 13th--a new beginning / produced by Timothy Silver ; directed by... U.S. Copyright Office. Visitado em 25 de outubro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]