Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Friday the 13th Part VIII:
Jason Takes Manhattan
Sexta-Feira 13 Parte VIII: Terror em Manhattan (PT)
Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York (BR)
Friday the 13th Part VIII Jason Takes Manhattan.jpg
 Estados Unidos
1989 • cor • 101 min. min 
Direção Rob Hedden
Roteiro Rob Hedden, baseado em personagens criados por Victor Miller
Elenco Todd Caldecott
Tiffany Paulsen
Kane Hodder
Tim Mirkovich
Jensen Daggett
Barbara Bingham
Peter Mark Richman
Warren Munson
Fred Henderson
Scott Reeves
Gordon Currie
Género terror
Idioma inglês
Cronologia
Último
Último
Sexta-Feira 13 -
Parte VII
Sexta-Feira 13 -
Parte IX
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan (br: Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York pt: Sexta-Feira 13 Parte VIII: Terror em Manhattan) é um filme de terror lançado em 28 de julho de 1989. É o oitavo filme da série de filmes Sexta-Feira 13 e mostra Jason Voorhess perseguindo um grupo de graduados de uma universidade na cidade de Nova Iorque. É o último filme da série distribuído pela Paramount Pictures nos Estados Unidos (em 2009 o reboot do primeiro filme foi distribuído pela Paramount em países fora dos EUA). O slogan do filme é "Nova Iorque tem um novo problema." Arrecadou apenas 14,3 milhões dólares nas bilheterias domésticas, tornando-se o segundo filme de menor bilheteria da série.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Um ano após a conclusão do filme anterior, o serial killer sobrenatural Jason Voorhees é ressuscitado quando a âncora de um barco arrasta um cabo elétrico por sobre o seu cadáver. Ele entra no barco, onde os alunos de ensino médio Jim Miller e Suzie Donaldson estão fazendo sexo. Usando uma máscara de hóquei, Jim assusta Suzie, mas acaba sendo morto por Jason com um arpão. O assassino também mata Suzie quando ela tenta se esconder numa escotilha.

Na manhã seguinte, o Lázaro SS está pronto para zarpar com destino a Nova Iorque, com uma turma de formandos sênior da High School de Lakeview a bordo, acompanhados pelo professor de biologia Charles McCulloch e Van Colleen Deusen, que traz sua sobrinha Rennie na viagem, apesar de seu medo de água. Jason foge e mata a bordo a aspirante a estrela do rock JJ com a própria guitarra dela, antes de se esconder no interior do navio. Naquela noite, depois de uma luta de boxe, um jovem boxeador que perdeu para o campeão Julius Gaw é morto quando Jason bate uma pedra de sauna em seu abdômen. Enquanto isso, Rennie, em busca de seu cachorro Toby, descobre a rainha do baile Tamara e a inteligente Eva usando drogas. McCulloch quase as pega em flagrante momentos depois e Tamara tenta empurrar Reenie ao mar suspeitando que ela as deletou. Ela, então, usa o estudante de vídeo Wayne para gravar um momento comprometedor entre ela e McCulloch, mas rejeita os avanços de Wayne. Ela vai tomar um banho e Jason a ataca em sua cabine, matando-a com um caco de espelho. Rennie começa a ter visões de um jovem Jason por todo o navio, e os outros ignoram os avisos do marinheiro de que ele está a bordo. Ele mata o capitão Robertson e o filho deste, Sean, descobre o corpo, alarma aos outros e pede uma parada de emergência no navio. Eva procura Tamara e a encontra morta, sendo então perseguida por Jason para o salão de dança, onde é estrangulada até a morte. Os estudantes decidem encontrar Jason enquanto McCulloch decide que é o responsável pela tripulação a bordo, até encontrar Jason e ser morto com uma machadada. Um dos estudantes, Miles é morto quando Jason derruba-o sobre mastro e Jullius é derrubado na água. Wayne descobre Jason no porão do navio e é jogado numa caixa elétrica, seu corpo pega fogo, o que desencadeia uma cadeia de eventos que faz com que o navio comece a afundar. McCulloch, Van Deusen, Rennie e Sean fogem numa jangada descobrem que Toby e Jullius também estão vivos.

Eles remam para Nova York, onde Jason os segue e persegue pelas ruas. Rennie é sequestrada por uma dupla de punks e o grupo se divide para encontrar ajuda, Julius tenta lutar contra Jason, com sua habilidade de boxe, mas tem sua cabeça removida em um único soco de Jason. Rennie escapa de Jason quando ele mata os punks que a sequestraram e corre para Sean, eles se unem com os professores e com a polícia, depois de Jason matar o oficial que os ajudava, Rennie assume o controle e bate o carro depois de ter uma visão sobre Jason. Van Deusen é imolado no carro quando este explode, mas antes revela que McCulloch é responsável pelo medo de Rennie de água depois de empurrá-la para dentro do lago quando ela era criança. Eles o deixam para trás e Jason ataca, afogando-o em um barril de resíduos. Ele persegue Rennie e Sean até o metrô, onde Sean o detém arremessando-o no trilho elétrico. O assassino revive e os persegue pela Times Square, onde tentam se esconder num restaurante. Em seguida, eles fogem para baixo para os esgotos, que serão inundados com resíduos tóxicos à meia-noite. Sean está lesionado e Rennie chama por Jason e fere-o severamente com um pouco de resíduos ácidos. Ela e Sean subem a escada como a inundação dos esgotos, que faz com que Jason desapareça, aparecendo em seu lugar uma criança morta.

Deixando os esgotos, Rennie e Sean se reúnem com Toby que estava perdido até então, e olhando para o nascer do sol, estão prontos para começar uma nova vida juntos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Jensen Daggett (Rennie Wickham)
  • Scott Reeves (Sean Robertson)
  • Kane Hodder (Jason Voorhess)
  • Peter Mark Richman (Charles McCulloch)
  • Sharlene Martin (Tamara Mason)
  • Barbara Bingham (Colleen Van Deusen)
  • Vincent Craig Dupree (Julius Gaw)
  • Martin Cummins (Wayne Webber)
  • Warren Munson (Robertson)
  • Fred Henderson (Chefe de engenharia Jim Carlson)
  • Gordon Currie (Miles Wolfe)
  • Kelly Hu (Eva Watanabe)
  • Saffron Henderson (J.J. Jarrett)
  • Todd Caldecott (Jim Miller)
  • Tiffany Paulsen (Suzi Donaldson)
  • Amber Pawlick (Rennie Wickham - jovem)
  • Tim Mirkovich (Jason Voorhess - jovem)

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme estreou em 1.683 cinemas fazendo 6,2 milhões dólares na semana de estreia. Internamente, o filme fez apenas R$14,3 milhões,[1] tornando-se a mais baixa bilheteria de um filme da série Sexta-Feira 13.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em comentário para o filme em DVD, o diretor Rob Hedden reconhece as falhas e até concorda que mais cenas do filme deveriam ter sido gravadas em Manhattan, alegando problemas orçamentários e cronograma. O filme não conseguiu gerar uma quantidade substancial de dinheiro, o que intensificou o declínio que a série como um todo vinha sofrendo, fazendo a Paramount vender a franquia para a New Line Cinema, tendo as duas empresas distribuído o reboot de 2009 juntas. Rotten Tomatoes informou que 10% dos críticos deram opiniões positivas ao filme, tornando-o o menor filme revisado de série. Ele mantém uma pontuação média de 3.9/10. Entertainment Weekly o classificou como a oitava pior sequência já produzida.[2]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A população de Nova York não foi avisada de que as gravações seriam feitas nas ruas. Muitos se assustaram ao ver Jason caminhando na cidade.
  • Uma pessoa teve um infarte em seu apartamento ao ver pela janela Jason matando algum personagem (não confirmado).
  • Nem todas as pessoas que confrontam Jason acabam mortas. Há uma cena hilária em que Jason está perseguindo os personagens Jensen Daggett (Rennie Wickham) e Scott Reeves (Sean Robertson), e quando ele passa por uns caras ouvindo música, ele chuta (não se sabe se intencionalmente ou acidentalmente) o rádio deles. Os caras o confrontam, mas logo Jason levanta sua máscara (mostrando seu rosto desfigurado) e eles saem correndo!
  • O ator Ken Kirzinger o interprete de Jason em Freddy vs. Jason, aparece como o cozinheiro do restaurante que tenta enfrentar o assassino, seu futuro personagem, mas é arremessado para o espelho do restaurante.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]