Soldado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura por outras definições de soldado, veja Soldado (desambiguação).
Soldado
[[File:||frameless|upright=1]]

Soldados de Infantaria do Exército Alemão na Bósnia

Tipo
Setor de atividade
Competências
Campos de trabalho
Empregos relacionadas
Ficheiro:1120JC069.jpg
Soldados de Cavalaria do Exército Brasileiro
Soldados de Artilharia do Exército Britânico (Século XIX)
Soldados da Infantaria do Exército Brasileiro.
Soldados de Engenharia do Exército dos EUA
Soldados de Logística do Exército Norte-americano

Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses. Na sua condição de membro das forças armadas ou militarizadas, tem o estatuto de militar. Apesar de ser um militar, pode desempenhar funções não combatentes, ligadas à tropa.

Em sentido restrito, também é utilizado o termo "Soldado" para designar o posto mais baixo e/ou inicial da categoria de marinheiro, praças das componentes terrestres e aéreas das forças armadas e/ou Armada(Marinha). Para designar o posto correspondente, nas componentes navais, normalmente, usam-se termos marítimos, como "marinheiro" ou "grumete".

Podendo também designar os postos de oficiais generais, sendo o "Dia do Soldado(e/ou militar)" comemorado no Brasil no dia vinte e cinco de agosto, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, cognominado pela tropa de "Caxias", esse "Soldado", em diversas missões comandou operações conjuntas envolvendo tropas marítimas e terrestres, e sua conduta militar fez considerar-se como exemplo de SOLDADO no Brasil.

O termo "soldado" deriva do italiano: "soldato" (participio do verbo soldare) – alguém a quem se pagou o "soldo" para servir. "Soldo" deriva do latim "solidum nummum" e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.

História

Desde a antiguidade que, praticamente, todas as culturas, civilizações e países dispuseram de algum tipo de força militar composta de soldados, seja para conquistar mais território, seja para defender o seu próprio manter sua soberania e/ou independência política. Quando não existia o serviço militar obrigatório, era-se mobilizada toda a sociedade nesse serviço, como foi o caso de muitos países e até hoje(como o Principado de Mônaco, por exemplo). Normalmente, o serviço militar era obrigatório para quase todos os homens e mulheres (Esparta e China Imperial de Sun Tzu). Até ao século XX, as mulheres não cumpriam - salvo muito raras excepções (referido acima) - serviço militar. Hoje em dia, existem alguns países mais de 20% de mulheres nas suas forças armadas (na China de Sun Tzu e em Esparta, na Grécia Antiga, era de 100%).

Os soldados da antiga Esparta são, ainda hoje, considerados como o exemplo da força, motivação e preparação para o combate. Cada espartano recebia uma dura instrução militar desde pequeno, transformando-se num soldado de elite que dedicava toda a sua vida à defesa militar da sua pátria.

Mais tarde surge o Exército Romano, conhecido por ser um dos mais disciplinados de sempre. O Exército constituiu a principal máquina de expansão do Império Romano e do mesmo se ter tornado um dos mais extensos da História.

Hoje em dia, a maioria dos países possui forças armadas, sendo os Estados Unidos considerados a maior potência militar, onde o soldado feminino se faz presente.

Especialidades

Na atualidade - como no passado - os soldados são especialistas em determinado ramo militar. Alguns desses soldados especialistas recebem designações próprias. Algumas dessas designações, atuais e antigas, são:

Referências

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Soldado

Predefinição:Profissões