Soledade de Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Soledade de Minas
  Município do Brasil  
Vista parcial da cidade
Vista parcial da cidade
Vista parcial da cidade
Símbolos
Bandeira de Soledade de Minas
Bandeira
Brasão de armas de Soledade de Minas
Brasão de armas
Hino
Gentílico soledadense[1]
Localização
Localização de Soledade de Minas em Minas Gerais
Localização de Soledade de Minas em Minas Gerais
Localização de Soledade de Minas em Minas Gerais
Soledade de Minas está localizado em: Brasil
Soledade de Minas
Localização de Soledade de Minas no Brasil
Mapa
Mapa de Soledade de Minas
Coordenadas 22° 03' 36" S 45° 02' 42" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Carmo de Minas, São Lourenço, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Pouso Alto
Distância até a capital 391 km
História
Fundação 17 de dezembro de 1938 (85 anos)
Administração
Prefeito(a) Lucio Antônio Alves[2] (PSB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 196,866 km²
 • Área urbana (IBGE/2019) [1] 1,43 km²
População total (Censo IBGE/2022) [1] 5 613 hab.
Densidade 28,5 hab./km²
Clima tropical de altitude (Cwa)
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010) [3] 0,697 médio
PIB (IBGE/2021) [4] R$ 81 877,12 mil
PIB per capita (IBGE/2021) R$ 13 150,84
Sítio soledadedeminas.mg.gov.br (Prefeitura)
cmsoledadedeminas.mg.gov.br (Câmara)

Soledade de Minas é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Está situado no sul do estado e integra o Circuito das Águas. Ocupa uma área de cerca de 200 km², sendo que 1,4 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 5 613 habitantes em 2022.

História[editar | editar código-fonte]

Estação Soledade de Minas

Garimpeiros em busca de novas lavras fizeram o povoamento da região, em meados do século XVIII. As terras férteis acabaram por favorecer o desenvolvimento da agricultura, base de sustentação do município. 0 relevo é acidentado, com vales de fundo plano nas vertentes do Rio Verde e Ribeirão do Paiol. Pertence à bacia hidrográfica do Rio Grande. Principal elevação é a Serrada Palha. No Sul de Minas, com 206 quilômetros quadrados de área. Durante o século XVIII, garimpos clandestinos, fugindo da tributação da Coroa, instalaram-se nas terras do vale do rio Verde. No local da atual sede do município, em 1850, os irmãos Inácio e Severo Teixeira construíram, em 1850, uma ponte conhecida como "ponte dos Teixeira". Em 1893, o capitão Antônio José de Souza Rodrigues, proprietário da fazenda Soledade, construiu uma capela em torno da qual se forma o povoado de Soledade, anteriormente chamado de Ponte dos Teixeiras. No ano de 1938, desmembra-se de Caxambu e é elevada à categoria de município, sendo seu primeiro prefeito, Paulo de Mesquita Lara e tendo sua denominação alterada para Ibatuba, em 1943. Adquire a atual denominação em 1948. Fonte: Secretaria da Cultura em 1 de outubro de 1999.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Serra da Soledade Velha

O município encontra-se no sul do estado de Minas Gerais, integrante do conhecido Circuito das Águas e da Estrada Real.

A população vem crescendo nos últimos anos, de maneira gradual. No censo demográfico do Brasil de 2010 eram 5.676 habitantes, e a estimativa populacional de 2016 mostra 6.094 moradores, um aumento de 7,36%.

Com um território total de 196,86 quilômetros quadrados, possui 70% dele montanhoso. A Serra da Mantiqueira rodeia o município e assim como a maioria das cidades mineiras a topografia é bastante acidentada. Na Zona Urbana há muitos morros e são poucos os locais que você consegue ir sem subir ou descer alguma ladeira. Veja a composição topográfica do município:

10% Plano, 20% Ondulado e 70% Montanhoso.

O clima é o Tropical de Altitude, destacando inverno rigoroso e seco e verão quente e chuvoso. A temperatura média é de 19º, sendo que a mínima registrada nas épocas mais frias chega a 0º com geadas. A máxima no verão nos tempos atuais tem ultrapassado facilmente os 30º, algo que não acontecia com frequência na história climática das cidades serranas da Mantiqueira.

Média anual: 19,1 °C, média máxima anual: 27,1 °C e média mínima anual: 13,3 °C

Acesso rodoviário[editar | editar código-fonte]

O município é cortado pela MGC-383, em boas condições de tráfego, pista simples, que leva às vizinhas São Lourenço (ao Sul - 5 km) e Caxambu (ao Norte - 21 km).

Ferrovia, turismo e economia[editar | editar código-fonte]

Trem das Águas na Estação Soledade de Minas

A vida ferroviária em Soledade de Minas teve seu auge há alguns anos, quando a cidade era um dos principais entroncamentos ferroviários do Sul de Minas, muita gente passou pelo município, que à época era o mais movimentado da região em virtude da quantidade de trens que por lá passavam, os que vinham da cidade paulista de Cruzeiro e seguiam para Três Corações são exemplos de ramais que passavam pela cidade.

Desde 2000, a ferrovia voltou a fazer parte dos municípios, trazendo muitos turistas que fazem o passeio pelo Trem das Águas; um importante ícone turístico da região. Estes turistas fazem uma viagem ao tempo pela Estrada de Ferro Minas e Rio, entre Soledade e São Lourenço, são 10 km de uma estação a outra que remetem ao passado e cruzam belas paisagens às margens do Rio Verde. O passeio pode ser feito aos fins de semana. Na estação local há um Museu Ferroviário, um Centro de Artesanatos, onde pode-se degustar as maravilhas da cozinha mineira, como o pão de queijo, além dos doces e compotas, ali também há barraquinhas para a compra de lembranças da região. Recentemente pinturas feitas em um paredão ao lado das barracas, são cenários de belas fotos, ali estão retratados em espécie de grafite o Trem Turístico, a Igreja Matriz e as Montanhas que estão emolduradas na cidade.

As belezas naturais e a proximidade de importantes pólos turísticos tem sido combustível para a cidade se destacar no que se diz respeito ao Turismo, porém ainda faltam investimentos no setor, que num futuro breve deve se desenvolver ainda mais na cidade.

A economia baseia-se na Agricultura, Pecuária, destacando a Cafeicultura e ainda no setor de serviços e no Turismo. A maioria dos habitantes trabalha e estuda na cidade vizinha de São Lourenço.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). «Soledade de Minas». Consultado em 27 de dezembro de 2023. Cópia arquivada em 27 de dezembro de 2023 
  2. G1 (1 de janeiro de 2021). «Prefeito e vereadores de Soledade de Minas tomam posse; veja lista de eleitos». Consultado em 10 de março de 2021. Cópia arquivada em 10 de março de 2021 
  3. Atlas do Desenvolvimento Humano (29 de julho de 2013). «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Consultado em 15 de junho de 2015. Arquivado do original (PDF) em 8 de julho de 2014 
  4. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2021). «Produto Interno Bruto dos Municípios - 2021». Consultado em 27 de dezembro de 2023. Cópia arquivada em 27 de dezembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.