Sony Online Entertainment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sony Online Entertainment (SOE) é uma divisão de desenvolvimento de jogos da Sony que normalmente cria jogos do gênero MMORPG. SOE é mais conhecida por produzir EverQuest, PlanetSide , DC Universe Online e Star Wars Galaxies. SOE também é dona da Verant Interactive.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Sony Online Entertainment e da Verant podem ser vistas sendo iniciada com a Sony Interactive Studios America (SISA), um estúdio interno de desenvolvimento de jogos da Sony que fora formado em torno de 1995. Em 1996, John Smedley ficou em comando do desenvolvimento de um jogo online para SISA, que foi se tornando EverQuest. Ele contratou Brad McQuaid and Steve Clover como programadores para o jogo em Março.

Em Abril de 1998, a Sony Online Entertainment foi formada pela junção da Sony Online Ventures com a Sony Pictures Entertainment. [1] Em alguns meses a SISA foi renomeada para 989 Studios. EverQuest, que teve crédito de ter sido desenvolvido pela 989 e foi publicado pela SOE, quando entrou em beta no ano de 1998.

Pelo final de 1998, Os Estúdios 989 fizeram um estratégia, decidiram fazer apenas jogos para o videogame PlayStation. A companhia de jogos online de desenvolvimento se separaram, inicialmente se rotulando RedEye Interactive e logo depois houve o lançamento do EverQuest em Março de 1999.

Depois do EQ[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2000, Verant contrataram desenvolvedores para fazer seu novo jogo Ultima Online seus nomes eram Raph Koster e Rich Vogel atualmente no escritório de Austin, Texas para desenvolver Star Wars Galaxies. [2] SOE comprou Verant no dia 1 de Junho de 2000 e eventualmente promoveram Brad McQuaid para ser o Chefe de Criação da SOE'. [3] EverQuest: The Ruins of Kunark (Março de 2000) foi a primeira lista de longas expansões para SOE/Verant atingir os MMORPG. Em outubro de 2001, McQuaid renunciou e achou a Sigil Games Online, achou vários desenvolvedores do original EverQuest da SOE para desenvolver o MMORPG deles Vanguard: Saga of Heroes [4]

SOE lançou Star Wars Galaxies em 2003, que teve um rápido crescimento como esperado. Bruce Woodcock da MMOGChart.com estimou que SWG chegaria a ter 300,000 assinantes em um ano, mas não cresceu significativamente depois disso. Depois disso, SOE lançou três expansões para o Star Wars Galaxies, "Jump to Lightspeed" que foi lançado em Outubro de 2004, "Rage of the Wookies" lançado em Maio de 2005 e "Trials Of Obi-Wan" em Novembro de 2005. Em 2003 a companhia também explorou um território não tocado pelos MMO com seu MMOFPS PlanetSide e depois o MMORPG de PlayStation 2 'EverQuest Online Adventures. Nenhum deles se tornaram grandes gêneros, mesmo assim SOE ainda continua e desenvolve eles. SOE continua produzindo expansões para o EverQuest, lançando The Legacy of Ykesha em Março e Lost Dungeons of Norrath em Setembro.

Atualmente, John Smedley é o presidente da Sony Online Entertainment. A Sede da SOE se encontra em San Diego, California, com estúdios em Austin, Texas e Seattle, Washington (formada em 3 de Fevereiro de 2005). Em 17 de Janeiro, de 2005, Sony Online Entertainment anunciou a criação a criação da Station Publishing, um novo rótulo para os títulos feitos por desenvolvedores externos. As primeiras produções esperadas por eles eram os jogos Asheron's Call: Throne of Destiny e Asheron's Call 2: Legions da Turbine

SOE também fez jogos mais causeis online pela Station.com, como Jeopardy! Online e Wheel of Fortune Online, Infantry, Cosmic Rift e Tanarus.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]