Soyuz 21

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Soyuz 21
Sinal de chamada Байкал (Baikal - "Lago Baikal")
Estatísticas da missão
Número de tripulantes 2
Lançamento 6 de Junho de 1976
12:08:45 UTC
Baikonur LC1
Aterrissagem 24 de Agosto de 1976
18:32:17 UTC
200km SW de Kokchetav
Órbitas 790
Duração 49d 6h 23m 32s
Navegação
Último
Último
Soyuz 20
Soyuz 22
Próximo
Próximo

Soyuz 21 foi uma missão tripulada soviética à estação espacial Salyut 5, realizada entre junho e agosto de 1976.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da Missão[editar | editar código-fonte]

Pontos altos da missão[editar | editar código-fonte]

A estada do grupo na Salyut 5 coincidiu com o começo do exercício militar Siber na Sibéria. Os cosmonautas observaram o exercício como parte da avaliação das capacidades militares de vigilância da estação. Eles conduziram apenas alguns experimentos científicos, estes incluíam o uso do forno de Kristall para o crescimento de cristais. Os experimentos de engenharia incluíam testes do sistema de transferência de propelante com implicações para as futuras operações da carregadora Progress.

Os experimentos conduzidos durante a missão era principalmente de natureza militar como parte do programa Almaz. Entretanto, vários trabalhou puramente científicos também foram realizados, incluindo observações solares e observações biológicas (um aquário com peixes foi levado em órbita). Um link com a TV com crianças na escola também foi realizado.

O grupo da Soyuz 21 deixou a estação subitamente, antes da data programada de retorno. Isto foi atribuído a uma chama, uma falha no sistema de controle do ambiente, e a problemas de saúde causados por gases de substâncias químicas usadas para desenvolver os filmes das câmeras de observação. Foram feitas menções de vapores venenosos presentes na estação, porém o grupo também aparentou estar sofrendo fisicamente e psicologicamente por outras razões. Zholobov em particular passou por um grande mal estar espacial.

Ver também[editar | editar código-fonte]