SpVgg Greuther Fürth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Greuther Fürth
Nome SpVgg Greuther Fürth
Alcunhas Kleeblätter (Trevos)
Principal rival 1. FC Nürnberg
Fundação 23 de setembro de 1903 (120 anos)
Estádio Stadion am Laubenweg
Capacidade 15.500
Presidente Fred Höfler
Treinador(a) Stefan Leitl
Patrocinador(a) Hofmann
Material (d)esportivo Puma
Competição 2. Bundesliga
Website greuther-fuerth.de
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Spielvereinigung Greuther Fürth, abreviado frequentemente como SpVgg Greuther Fürth, é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 23 de setembro de 1903. Está sediada na cidade de Fürth, no norte da Baviera.

Como a região está integrada à grande Nuremberg, existe uma intensa rivalidade com o 1. FC Nuremberg não somente em termos futebolísticos. Atualmente a equipe futebolística disputa o campeonato da primeira divisão da Bundesliga(temporada 2021-2022).

A sociedade atual é de recente formação tendo surgido, em 1996 da fusão entre outras duas. O SpVgg Fürth, fundado em 1903, e o mais recente e modesto TSV Vestenbergsgreuth, fundado em 1974. As cores são o branco e o verde e a camisa é inspirada no Celtic Football Club, com as célebres listras horizontais, assim como o símbolo, as três folhas que inspiram simpatia pela agremiação dos irlandeses da Escócia.

O Greuther Fürth é uma sociedade poli-esportiva ativa não somente no futebol, mas também no basquete, handebol, hockey, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, ginástica e canto.

Nota: Henry Kissinger jogava futebol no, então,Fürth, quando adolescente.


História[editar | editar código-fonte]

O clube originário nasce em 1903 e consegue logo um bom sucesso sob o comando do técnico inglês Sir William Towley, que o conduz à conquista do primeiro título nacional, em 1914, vencendo a final nos dois tempos da prorrogação contra o VfB Leipzig. Todiavia, o melhor período para o Fürth será durante a República de Weimar. Em 1923, é eliminado na semifinal, mas no ano sucessivo garante a segunda vitória ao bater o Hertha Berlim por 4 a 1. A vítima se vingará no ano sucessivo na semifinal. Mas, em 1929, consegue o terceiro e último título, mais uma vez sobre o mesmo adversário, vencendo-o por 3 a 2. Nos anos do nazismo, o clube permaneceu como uma equipe de médio a alto nível, mas sem obter sucessos, assim como depois do pós-guerra.

É nos anos 1950 que surgem os jogadores mais célebres do Fürth, entre os quais, Karl Mai e Herbert Erhardt, campeões do mundo com a Seleção da Alemanha, em 1954. Erhardt é o jogador do clube com mais convocações para o selecionado alemão, 49. O personagem mais famoso, porém, na história do Fürth é, sem dúvida, Henry Kissinger, por longo tempo membro do clube antes de emigrar para os Estados Unidos.

Nos anos 1980, a equipe passa por um dos piores períodos, desaparecendo no anonimato da terceira e quarta divisões, até à fusão nos anos 1990 com o TSV Vestenbergsgreuth, pequeníssima agremiação que havia ganhado alguma notoriedade por ter batido por 1 a 0 o Bayern de Munique na disputa da DFB Pokal (Copa da Alemanha), passando depois por outras duas fases antes de ser eliminado, nos pênaltis, pelo VfL Wolfsburg.

Em 1996, ocorre assim a fusão entre o Fürth e o TSV Vestenbergsgreuth. Os jogadores deste último passaram a fazer parte do elenco do Fürth, sem porém serem transferidos de série, enquanto as duas equipes jogavam juntas na Regionalliga Sud (III). No ano seguinte a recém-nascida sociedade chega em segundo lugar e é promovida à Zweite Bundesliga, a primeira divisão alemã.

Na temporada 2011-2012 o clube consegue a inédita conquista da 2. Bundesliga, sagrando-se campeão e chegando à Bundesliga.

Na temporada 2020–21 o clube consegue a segunda colocação na 2. Bundesliga, conseguindo ser promovido à Bundesliga.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

O Greuther Fürth tem uma grande rivalidade com o Nuremberg, pois ambas pertencem à Baviera. Porém, ambas têm duelado raramente nos últimos anos.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O campo de jogo do Greuther Fürth é o Playmobil Stadion, um tempo conhecido como Ronhof, que pode conter cerca de 15.000 espectadores, um terço dos quais cobertos e sentados. O histórico Ronhof foi construído em 1910 e podia conter mais de 32.000 pessoas. Por conta da crise financeira do clube nos anos 1980, foi vendido ao proprietário da Playmobil, o empreendedor Horst Brandstätter, que no primeiro instante pensava de demolir o estádio para construir apartamentos, mas depois da inesperada sorte seguida pela fusão entre os dois times levou a uma brusca mudança de rota que salvou o glorioso Ronhof da destruição. O Vestenbergsgreuth atuava no pequeno estádio Vestenbergsgreuth, de 6.000 lugares, até a data da fusão.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Recordes:

  • Maior vitória em casa: 8 a 0 vs Borussia Neunkirchen (20.12.1980)
  • Maior vitória fora de casa: 5 a 0 vs den Stuttgarter Kickers (22.04.2001)
  • Pior derrota em casa: 1 a 5 vs Hannover 96 (5.5.2002)
  • Pior derrota fora de casa: 0 a 5 vs Chemnitzer FC (03.12.1999)

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 3 de março de 2020.

Legenda:

  • Lesionado: Jogador lesionado
  • Capitão: Capitão da equipe


Goleiros
N.º Jogador
1 Alemanha Marius Funk
25 Alemanha Leon Schaffran
30 Alemanha Sascha Burchert
Defensores
N.º Jogador Pos.
5 Albânia Mergim Mavraj Z
13 Itália Marco Caligiuri Z
23 Alemanha Paul Jaeckel Z
38 Alemanha Maximilian Bauer Z
18 Alemanha Marco Meyerhöfer LD
22 Suécia Felix Beijmo LD
24 Alemanha Maxmilian Sauer LD
3 Alemanha Maximilian Wittek LE
36 Alemanha Alexander Lungwitz LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
14 Gana Nunoo Sarpei V
15 Alemanha Sebastian Ernst V
33 Alemanha Paul Seguin V
27 Alemanha Sascha Schünemann V
Alemanha Lukas Ahrend V
Alemanha Peter Jost V
7 Alemanha Robin Kehr M
11 Alemanha David Raum M
21 Alemanha Timothy Tillman M
27 Alemanha Kenny Prince Redondo M
34 Alemanha Marvin Stefaniak M
40 Alemanha Jamie Leweling M
Atacantes
N.º Jogador
10 Camarões Daniel Keita-Ruel
16 Noruega Havard Nielsen
17 Croácia Branimir Hrgota
19 Países Baixos Benedikt Zahn
37 Estados Unidos Julian Green
Comissão técnica
Nome Pos.
Alemanha Stefan Leitl T

Cronologia recente[editar | editar código-fonte]

A recente performance do clube:[1][2]