Spin doctor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Spin doctor (termo em inglês cuja tradução é doutor em engano, manipulador de opinião) é um especialista em relações públicas e comunicação política , que pode escrever discursos, ser manager de eleições, porta-voz de um partido político, perito em sondagens, ou estar ao serviço de um governo.

O primeiro spin doctor da história foi Ivy Lee (chamado de Poison Ivy devido à sua forte capacidade de "envenenar" a informação), que em 1906, publicou a declaração de princípios das relações públicas (RP). Embora oficialmente siga uma linha de honestidade e transparência, tornou-se famoso por ter protegido o magnata John D. Rockefeller da acusação de assassinato em 1914. Rockefeller teve de contratar alguns oficiais da guarda do Colorado, para reprimir uma greve. Durante o ataque ao campo dos grevistas foram mortas 20 pessoas. Lee fez passar uma versão modificada dos factos para cobrir Rockefeller, dando origem à moderna técnica de spin.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.