Sport Club Genus de Porto Velho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Genus
Nome Sport Club Genus de Porto Velho
Alcunhas Aurigrená da Capital
Torcedor/Adepto Genista, Grená
Mascote Urso
Fundação 15 de novembro de 1981 (32 anos)
Estádio Aluizão[1]
Capacidade 8.000
Localização Bandeira de Porto Velho.svg Porto Velho, RO
Presidente Brasil Francisco Evaldo da Silva
Treinador Brasil Paulo Miranda
Patrocinador CBA Distribuidora, Eucatur, Saga, DEX
Material esportivo Brasil Siker
Competição Rondônia Campeonato Rondoniense
Kit left arm genus14c.png Kit body genus14c.png Kit right arm genus14c.png
Kit shorts genus14c.png
Kit socks genus14c.png
Uniforme
titular
Kit left arm genus14f.png Kit body genus14f.png Kit right arm genus14f.png
Kit shorts genus14f.png
Kit socks genus14f.png
Uniforme
alternativo
editar

Sport Club Genus de Porto Velho é uma agremiação esportiva brasileira com sede na cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Fundado em 15 de novembro de 1981, suas cores são amarelo e grená e é atualmente o principal clube da cidade de Porto Velho na disputa do Campeonato Rondoniense de Futebol, sendo mais conhecido por seus torcedores como "Aurigrená da Capital".

História[editar | editar código-fonte]

O Genus foi fundado em 1981 e é hoje um dos principais clubes esportivos da cidade de Porto Velho, apesar de ainda não ter títulos de futebol profissional, é considerado também um dos principais times rondonienses, o único da capital rondoniense a bater de frente com as equipes do interior. Em 1994, ocorreu a fusão com o Juventus Atlético Clube.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Segundo o ex-presidente Francisco Evaldo, o símbolo e as cores do clube abordam o Estado de Rondônia, com o formato idêntico ao Real Forte Príncipe da Beira, com uma bola de futebol no círculo ao meio e as Três Caixas D' Água, símbolo máximo de Porto Velho.

Escudo
  • O escudo do Genus consiste em um polígono maior, no formato dos antigos fortes, de cor grená e borda preta.
  • Medialmente inserido ao polígono, está uma bola de cores amarela e preta.
  • Sobre a bola esta estão as "Três Caixas D'Água". Elas aparecem na cor azul, acompanhadas de uma estrela, a data de fundação do clube e um círculo menor com a letra "J".
  • Uma faixa com o nome completo do clube, sobre o polígono, na parte inferior.
Mascote

Nos seus primeiros anos de vida o mascote do clube era o Índio da Amazônia, símbolo marcante na história do Estado de Rondônia até hoje, porém, a partir de 2011, adotou-se o Urso como mascote oficial em virtude da forte influência de membros diretores da Torcida Organizada Genocídio que já usavam o Urso como mascote, segundo os mesmos por ser símbolo de garra e luta até a morte.

Nome

A palavra "Genus" é oriunda do latim e significa "família". Até 2006, o clube chamava-se Sport Club Genus Rondoniense. Em 2006 substituiu o "Rondoniense" pelo "de Porto Velho" em virtude de inúmeras reclamações dos torcedores e da imprensa tanto local como de fora alegando que os clubes de Rondônia costumam levar em seu nome, o nome também da cidade, assim como: Ji-Paraná (Ji-Paraná), União Cacoalense (Cacoal), Jaruense (Jaru), Ariquemes (Ariquemes), Rolim de Moura (Rolim de Moura), Vilhena (Vilhena), Pimentense (Pimenta Bueno), entre outros.

Cores

As cores do Genus são o azul e o amarelo; o amarelo simboliza as riquezas de Rondônia, o preto representa a Cassiterita, minério abundante na região, o azul, pela citação do hino de Rondônia "Azul, nosso céu é sempre azul" e o grená representa o sangue derramado pelos operários que construíram a Estrada de Ferro Madeira Mamoré - E.F.M.M..

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque

Categorias de Base[editar | editar código-fonte]

  • Campeão Rondoniense Sub-20 1997
  • Vice-Campeão Rondoniense Sub-20 2012

Participações em Campeonatos[editar | editar código-fonte]

Futebol profissional
Outros

Copa do Brasil Feminino (2009 a 2013).

Ídolos[editar | editar código-fonte]

  • Adeilson Duarte, maior goleador da história do Genus. Hoje mora em Rio Branco-AC.
  • Elsinho, criado nas divisões do clube, em 2013 foi contratado pelo Vasco da Gama. É um motivo de orgulho para todo o povo rondoniense.

Torcidas Organizadas[editar | editar código-fonte]

  • Torcida Organizada Genocídio - T.O.G. Fundada em 2005, é a única torcida organizada do clube, sempre apoiando o Genus onde quer que ele esteja. A T.O.G. é uma torcida de resistência e totalmente regionalista.

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

  • Posição: 202°
  • Pontuação: 108 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil anualmente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.