Sport Clube de Mirandela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde março de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
SC Mirandela
Nome Sport Clube de Mirandela
Alcunhas alvi-negros
Fundação 1926
Estádio São Sebastião
Capacidade 3,500
Presidente Portugal João Maria Pereira Alves dos Santos
Treinador Portugal
Competição Campeonato Nacional de Seniores(Série A


Kit left arm.png Kit body blackstripes.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Temporada atual
editar

O Sport Clube de Mirandela é um clube desportivo português, localizado na cidade de Mirandela, fundado a 10 de Junho de 1926, sendo o mais antigo no distrito de Bragança. A sua principal equipa de futebol joga na 2.ª Divisão Nacional (Zona Norte), na época de 2012/13, após vencer a Série A da 3.ª Divisão Nacional, em 2010/11, e do notável 4.º lugar na II Divisão (Zona Norte), em 2011/12. Esta permanência na II Divisão corresponde ao historial dos "alvi-negros", que já antes tiveram passagens por este escalão, mesmo antes da existência da II Liga (ou II Divisão de Honra, como inicialmente se chamava) e que sempre foram a equipa com maior dinamismo e apoio popular no distrito de Bragança, chegando a jogar na Associação de Futebol de Vila Real, por não ter adversários no seu distrito...

Famoso na região transmontana pela qualidade das suas escolas de futebol (o clube soma inúmeros títulos regionais nas camadas jovens), foi nesta instituição que se formaram, por exemplo, jogadores como os guarda-redes Eduardo (titular da Selecção no Mundial-2010) e Paulo Lopes (Feirense, I Liga, 2011/12 e agora no Benfica), bem como Gilberto (único futebolista transmontano chamado à Selecção principal sendo jogador de um clube da região, na altura o Desp. Chaves).

Em termos de resultados, além das participações na antiga II Divisão Nacional (quando ainda não havia II Liga), o destaque vai para a eliminação do histórico Vitória de Setúbal, na edição 2011/12 da Taça de Portugal (1-0, logo aos 5m), precisamente um ano depois de uma outra célebre eliminatória com outro clube da I Liga, o Beira-Mar, na qual o Mirandela só cedeu no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, após 1-1 nos 120 minutos e de ter sido claramente superior, desperdiçando ocasiões para ganhar. Note-se que também no duelo com os sadinos, além do golo, o Mirandela teve o único remate ao ferro em todo o jogo. Nos oitavos-de-final (depois de afastar o Gondomar), a 4 de Dezembro de 2011, a equipa "alvi-negra" esteve muito perto de voltar a fazer História: empatou 1-1 com a Oliveirense (II Liga), após estar a ganhar durante cerca de uma hora, e só foi eliminada no desempate por "penalties", no qual até começou por estar em vantagem. Caso tivesse passado, teria recebido o Olhanense (I Liga). Pelo terceiro ano consecutivo, em 2012/13, a cidade de Mirandela voltou a receber uma equipa do principal escalão do futebol português: na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal defrontou o Gil Vicente, perdendo por 1-2, já no prolongamento.

Na temporada de 2012/13, o Sport Clube de Mirandela liderou a Zona Norte durante várias semanas e com vantagem pontual aparentemente confortável, mas acabou por ceder nas últimas jornadas e falhar a subida à II Liga (futebol profissional), pelo que em 2013/14 passou a jogar no novo Campeonato Nacional de Seniores, novo terceiro escalão do futebol português, após a fusão entre as antigas II e III Divisões.

No seu historial, o Mirandela conta com dois títulos oficiais de campeão nacional da III Divisão (Série A): 2007/08 e 2010/11.

(Excerto do livro "Príncipe do Tua - História do Sport Clube de Mirandela" e da rubrica com o mesmo nome emitida na rádio "Terra Quente", em 2014, ambos da autoria de José Ribeirinha)

Futebol[editar | editar código-fonte]

Histórico (inclui 2012/13)[editar | editar código-fonte]

Nº Presenças Títulos
Temporadas na 1ª 0
Temporadas na 2ª 0
Temporadas na 2ªB 9
Temporadas na 3ª 42
Taça de Portugal -
Taça da Liga 0

Classificações[editar | editar código-fonte]

Escalão 90/91 91/92 92/93 93/94 94/95 95/96 96/97 97/98 98/99 99-00
Liga Sagres - - - - - - - - - -
Liga Vitalis - - - - - - - - - -
II Divisão 18º - - - - - - - - -
III Divisão - 18º - - 18º - - 18º - -
1º Escalão Dist. - - - - - - - - -
2º Escalão Dist. - - - - - - - - - -
3º Escalão Dist. - - - - - - - - - -
Escalão 00/01 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08 08/09 09-10
Liga Sagres - - - - - - - - - -
Liga Vitalis - - - - - - - - - -
II Divisão - - - - - - - - 12º/6º -
III Divisão - - 10º 2º/1º - 2º/3º
1º Escalão Dist. - - - - - - - -
2º Escalão Dist. - - - - - - - - - -
3º Escalão Dist. - - - - - - - - - -
Escalão 10/11 11/12
Liga Sagres - -
Liga Vitalis - -
II Divisão -
III Divisão 2º/1º -
1º Escalão Dist. - -
2º Escalão Dist. - -
3º Escalão Dist. - -

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1926, o Sport Clube de Mirandela é o clube desportivo mais antigo no distrito de Bragança e o segundo em Trás-os-Montes, sendo herdeiro do Mirandela Football Club, que chegou a ter jornal próprio. Note-se que já antes da I Guerra Mundial se jogava futebol em Mirandela, onde está hoje o Mercado Municipal. Nos anos 30, o clube ganhou a estrutura actual: emblema desenhado por ordem do médico Dr. Mariz, cores preto e branco e campo de jogos no prado de São Sebastião, onde ainda hoje existe o «velhinho» estádio, que tem mais de 70 anos! Durante décadas, o Sport Clube de Mirandela foi exemplo na região, chegando a fazer parte da Associação de Vila Real por não haver outros clubes no distrito de Bragança. Há mais de 40 anos, já tinha bancada coberta e convidava grandes estrelas do Benfica, F.C.Porto e Sporting para vestirem a camisola «alvi-negra» em jogos especiais, na época da festa em honra de Nossa Senhora do Amparo. No final dos anos 70 e início dos anos 80, atingiu-se o ponto mais elevado, com a participação na II Divisão e a chamada de Laureta (jogaria no F.C.Porto…) à selecção de «Esperanças». Mas a sociedade pós 25 de Abril evoluía a grande velocidade e com ela o próprio futebol, que se profissionalizou mesmo nos níveis mais baixos. Era o fim do tempo do «amor à camisola» e do bairrismo exacerbado… Os anos 90 marcaram a estagnação, apesar de breve passagem pela nova II Divisão B (na época especial em que foram promovidos os cinco primeiros de cada série da III Divisão, devido à criação da Divisão de Honra, hoje designada por II Liga). E quando os campos relvados deixavam de ser um luxo até na III Divisão, o Sport Clube de Mirandela mantinha-se no «pelado» e descia para o Campeonato Distrital, no qual chega a participar de forma amadora, sem qualquer ambição e recorrendo a veteranos. Alguns adeptos afastam-se recusando-se a «ver jogar o Mirandela com as aldeias». Em 2001/2002, após falhar por pouco o regresso ao Nacional, O Sport Clube acaba por ser repescado por desistência do campeão distrital. Eis que surge a oportunidade para o «renascimento», bem aproveitada por Virgílio Gomes, ex-jogador e agora Presidente da Direcção, traduzida em duas épocas seguidas tranquilas na III Divisão e na colocação de relva no campo, com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela, liderada pelo Dr. José Silvano. Nas épocas de 2004/2005, 2005/2006 e 2006/2007, o Mirandela passou a ser ainda mais ambicioso e a lutar pela subida à II Divisão B, que se lhe escapou apenas nas últimas jornadas, fazendo assim regressar o velho espírito do Sport Clube de Mirandela dos anos 70 e 80. No início de 2008, é a equipa de futebol do distrito de Bragança mais dinâmica, competitiva e a única capaz de atrair público em número significativo aos estádios. Texto de José Ribeirinha (Sócio n.º 228) (www.scmirandela.pt)

Jogadores famosos formados no clube e antigas glórias[editar | editar código-fonte]

Estádio[editar | editar código-fonte]

A equipa de futebol disputa os seus jogos em casa no Estádio São Sebastião, na cidade de Mirandela, cujo relvado foi inaugurado a 8 de Dezembro de 2002. O estádio tem uma lotação de 3.500 lugares e apresenta frequentemente uma assistência em número bastante elevado, sobretudo face ao que é habitual em jogos da 2.ª e 3.ª Divisão Nacionais.

Equipamento e patrocínio[editar | editar código-fonte]

O equipamento principal consiste em camisola às riscas pretas e brancas e calção preto (ou branco, em alternativa, pondendo ainda o Mirandela jogar todo de preto, como sucedeu no histórico duelo com o Vitória de Setúbal, a 16 de Outubro de 2011, dado o facto do clube visitante também usar riscas na camisola). São patrocinadores oficiais, na época 2012/13, as empresas EuroFumeiro e InterMarché.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página do clube

Ícone de esboço Este artigo sobre um clube de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.