União Desportiva de Leiria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
União de Leiria
Nome União Desportiva de Leiria - Clube
Alcunhas O Leiria, União de Leiria, Lis e UDL
Fundação 6 de Junho de 1966
Estádio Estádio Dr. Magalhães Pessoa
Capacidade 23,164
Presidente PortugalMário Cruz (clube)
Treinador Portugal Jorge Casquilha
Website http://www.uniaodeleiria.pt/
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
[[Campeonato Nacional de Seniores|Temporada atual]]
editar

A União Desportiva de Leiria é um clube de futebol português que irá na época 2014-2015 disputar o Campeonato Nacional de Seniores. É um dos principais clubes da Região Centro, fundado em 6 de junho de 1966 na Cidade de Leiria. Depois da sua formação e uma ascensão meteórica até ao primeiro escalão do futebol português, por onde passaram grandes jogadores e treinadores da liga portuguesa, em 2012 devido a problemas financeiros o clube separa-se da SAD fazendo ambos trajetos distintos. O clube reergueu-se na temporada seguinte conseguindo ser campeão da 1ª Divisão Distrital vencendo o Moita do Boi (1-0 golo de Geovanni) no Estádio Municipal de Pombal e finalista vencido da Taça Distrital da AF Leiria ao perder 1-0 com o Ansião no Estádio Municipal de Pombal.

A União de Leiria não tem camisola dez, número que foi retirado em homenagem a Hugo Cunha que faleceu a vinte e cinco de Junho de 2005 e era jogador do clube. O médio participava numa 'peladinha' entre amigos, realizada em Montemor-o-Novo, acabando por se sentir mal e cair inanimado no relvado, poucos minutos depois do início do segundo tempo.

História[editar | editar código-fonte]

A União Desportiva de Leiria foi fundada a 6 de Junho de 1966, na cidade de Leiria por um grupo de funcionários do Banco Nacional Ultramarino e resultou da fusão de dois clubes: o Sporting Clube Leiriense e o Colipolense. Iniciou a sua actividade com 1028 sócios. A sua sede social e campo de actividades é o Estádio Municipal Doutor Magalhães Pessoa, que foi completamente remodelado para receber o Euro 2004.

Logo no ano imediato à sua fundação conseguiu o primeiro título de campeão distrital.

Na época de 1978/79 alcançou, pela primeira vez no seu historial, o escalão máximo do futebol português. Na sua estreia na 1.ª Divisão ficou em 13.º lugar, baixando novamente de divisão.

Em 1981, surgiu o primeiro título de campeão da 2.ª Divisão Nacional, feito repetido em 1998.

A melhor classificação alcançada pelo União de Leira na 1.ª Divisão Nacional foi o 5.º lugar nas épocas de 2000/01 e 2002/03. Para além do futebol, este clube desportivo tem também atletas nas modalidades de paintball, futsal e tem também uma parte do clube relacionada com campismo.

No decorrer da época 2003/04, o União de Leiria passou a usufruir do novo Estádio Dr. Magalhães Pessoa que tem a capacidade para trinta mil pessoas. A inauguração deste estádio ocorreu a 19 de Novembro de 2003 e ficou marcada pela goleada (8-0) de Portugal ao Koweit.

No ano de 2010, as já tensas relações da "União Desportiva de Leiria, SAD" com a Câmara Municipal de Leiria, levaram a uma ruptura total, com a Empresa Municipal Leirisport, gestora dos equipamentos desportivos camarários de Leiria, a acusar a SAD de dever largas dezenas de mihares de euros por utilização do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Devido a este conflito, a União Desportiva de Leiria, SAD abandonou o Estádio e mudou de cidade.

No decorrer da conturbada época desportiva de 2011/2012, a União Desportiva de Leiria deixou de pagar os ordenados aos seus jogadores da equipa principal e no dia 27 de Abril a maior parte desses jogadores rescindiu o contrato. No decorrer desta situação, a presença da União de Leiria nas últimas 3 jornadas da Liga Portuguesa de Futebol esteve ameaçada e no jogo contra o Feirense, a equipa entrou mesmo em campo com apenas 8 jogadores, sendo goleada em casa por 0-4. Na jornada seguinte, a UDL inscreveu os juniores para jogarem contra o Benfica. Em pleno Estádio da Luz, essa equipa demonstrou muita garra perdendo apenas por 1-0.


Treinadores notáveis[editar | editar código-fonte]

Jogadores Notáveis[editar | editar código-fonte]