Summer School

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Summer School
Escola de Verão (PT)
Curso de Verão (BR)
 Estados Unidos
1987 • cor • 97 min 
Direção Carl Reiner
Produção George Shapiro
Roteiro Stuart Birnbaum
David Dashev
Jeff Franklin
Elenco Mark Harmon
Kirstie Alley
Courtney Thorne-Smith
Género Comédia
Idioma Inglês
Música Danny Elfman
Página no IMDb (em inglês)

Summer School (no Brasil, Curso de Verão; em Portugal, Escola de Verão) é um filme de comédia estado-unidense de 1987, dirigido por Carl Reiner.

Em 22 de maio de 2007, após os 20 anos do lançamento nos cinemas, o filme foi lançado em DVD.[1] A produtora Happy Madison, que pertence ao ator Adam Sandler, irá produzir um remake com a Paramount. Sandler, a princípio, irá trabalhar apenas como produtor do filme.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme começa com o último dia de aula antes das férias de verão. O professor de Educação Física, Mr. Freedy Shoop (Mark Harmon) não pode se importar menos com seu trabalho e está preparado para passar as férias no Havaí com sua jovem namorada, Kim. Enquanto isso, um grupo de estudantes incluindo a facilmente distraída Pam (Courtney Thorne-Smith), o "noturno" Larry, que trabalha como go-go boy (Ken Olandt), o jogador de Futebol americano Kevin (Patrick Labyorteaux), a grávida Rhonda (Shawnee Smith), o desajeitado Alan (Richard Steven), a disléxica Denise (Gary Riley) e Francis, vulgo ‘Chainsaw’ (Dean Cameron) são chamados ao escritório do vice-diretor Phil Gills (Robin Thomas) e são informados que eles foram reprovados e que terão que assistir aulas de reforço de inglês em pleno verão.

O professor de aulas de reforço de inglês (interpretado pelo diretor Carl Reiner), entretanto, vence na loteria e imediatamente desiste de ensinar. Gills não tem escolha senão dar o emprego a Shoop. Shoop reluta que Kim vá para o Havaí sem ele. No primeiro dia, conhece a Srta. Robins Bishop (Kirstie Alley), que dá aulas na sala ao lado. Shoops fica loucamente apaixonado por ela, mas ela já está namorando Phil. O primeiro dia de Shoop é um desastre e a maioria dos estudantes abandona a sala e um vai ao banheiro (Duane Davis). Phil entra na sala e apresenta a bela intercambista italiana Anna-Maria (Fabiana Udenio), que aprenderá inglês também, para o deleite de Dave e Chainsaw. Após o abandono dos alunos, Shoop confessa que não faz ideia de como ensinar e eles passam os seus primeiros dias se divertindo e saindo para a praia, para o parque de diversões e para o zoológico até Gills descobrir isso.

Gills ameaça demitir Shoop a menos que seus estudantes sejam aprovados na prova final. Shoops promete atender qualquer desejo dos alunos se eles prometerem estudar. Os alunos aceitam e Shoop dá aulas de direção à Denise, acompanha Rhonda no encontro de gestantes, dá aulas de futebol americano para Kevin, permite que Dave dê uma festa em sua casa – destruindo o seu sofá durante isso, dando uma cama para Larry na classe, deixando Chainsaw exibir O Massacre da Serra Elétrica em sala de aula e permite que Pam se mude para a sua casa. Tudo ocorre como o combinado, exceto por um problema – ele não tem ideia de como ensinar! Shoops pede ajuda de Robins que diz a ele que faça do ensino uma diversão. Shoop e seu pupilos começam a aprender e se divertir ao mesmo tempo e Shoop fica cada vez mais íntimo deles. Os estudantes estudam bastante para fazer o seu exame de habilidades em inglês, ainda preocupados que Gills demita Shoop a menos que eles passem.

Quando a prova começa, o aluno que foi ao banheiro retorna e explica: "Meu zíper emperrou", devido ao seu sumiço durante todo o verão. A prova segue tranquilamente, embora Rhonda tenha entrado em trabalho de parto. Quando sai o resultado do exame, nem todos os estudantes são aprovados e Gills está pronto para seguir em frente com sua ameaça de demissão. Entretanto, os pais dos alunos vem em defesa de Shoop e, devido a grande evolução dos alunos, o diretor Kelban (Francis X. McCarthy) concede o emprego a Shoop, frustrando o plano de Gills. Shoops e Robin terminam juntos no final, beijando-se nas areias da praia.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora consiste de vários artistas da década de 80 tais como Paul Engemann, Deborah Harry da banda Blondie, Elizabeth Daily, The Fabulous Thunderbirds, Vinnie Vincent, Billy Burnette, Elisa Fiorillo, além do compositor Danny Elfman.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Happy" – Danny Elfman (3:57)
  2. "Mind Over Matter" – E.G. Daily (4:21)
  3. "Jackie" – Elisa Fiorillo (3:41)
  4. "I'm Supposed to Have Sex with You" – Tonio K (5:00)
  5. "Seduction" – E.G. Daily (3:41)
  6. "Brain Power" – Paul Engemann (4:09)
  7. "All I Want from You" – Tami Show (5:09)
  8. "Second Language" – Tone Norum (3:40)
  9. "My Babe"  – The Fabulous Thunderbirds (2:36)
  10. "Get an Education" – Billy Burnette (3:45)

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

O filme teve críticas tanto favoráveis como desfavoráveis. Teve uma porcentagem de 61% no Rotten Tomatoes, baseado em 28 críticas. Já o crítico estadunidense Roger Ebert deu uma cotação de 1/2 estrela, de um total de 4.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]