Tatsuya Kawajiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tatsuya Kawajiri
Informações
Nascimento 8 de maio de 1978 (45 anos)
Japão Inashiki, Ibaraki
Nacionalidade Japão Japonês
Outros nomes Crusher
Altura 1,71 m[1]
Peso 64.9 kg
Divisão Peso-pena
Peso-leve
Envergadura 180 cm
Luta por Tóquio, Japão
Equipe T-BLOOD
Graduação Classe A em Shooto
Cartel profissional no kickboxing
Total 2
Vitórias 1
Por nocaute 1
Derrotas 1
Por nocaute 1
Cartel nas artes marciais mistas
Total 46
Vitórias 35
Por nocaute 12
Por finalização 10
Por decisão 12
Por desqualificação 1
Derrotas 9
Por nocaute 2
Por finalização 3
Por decisão 4
Empates 2
Outras informações
Cartel no MMA pelo Sherdog

Tatsuya Kawajiri (Inashiki, 01978-05-08 8 de maio de 1978) é um lutador japonês de artes marciais mistas, atualmente compete no Peso Pena do Ultimate Fighting Championship. Ele é ex-Campeão Peso Leve do Shooto, e também competiu no Pride, Dream, Strikeforce, ONE FC. Kawajiri também participou do nos eventos do Yarennoka! Dynamite!! 2009 e Dynamite!! 2010, representando o Dream em ambos eventos.

A luta de Kawajiri no Pride Bushido 9 com Takanori Gomi foi votada como Luta do Ano do Pride FC. Em 2005, Kawajiri foi considerado por muitos especialistas em artes marciais mistas como lutador peso leve n°1 no mundo.[2]

Background[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Inashiki, Ibaraki.[1] Ele se formou na Chuo Gakuin University.

Carreira no MMA[editar | editar código-fonte]

Shooto[editar | editar código-fonte]

A carreira profissional de Kawajiri começou na organização japonesa Shooto, onde ele perdeu para Takumi Nakayama por finalização aos 2:44 do primeiro round. Após essa derrota Kawajiri teve um empate com Yohei Suzuki no Shooto's "Wanna Shooto 2001." Ele então se manteve invicto no Shooto até uma derrota decepcionante para o future Campeão Meio Médio do Shooto Vitor Ribeiro em 2002. Ele então continuou com uma nova sequência de vitórias eventualmente tendo uma revanche contra Ribeiro para roubar dele o Título Meio Médio no evento de Fim de Ano do Shooto de 2004.

Pride FC[editar | editar código-fonte]

Em 22 de Maio de 2005 Kawajiri fez sua estréia no Pride e conseguiu uma rápida vitória por nocaute técnico sobre In Seok Kim. Ele então conseguiu uma vitória por decisão sobre Luis Firmino no Pride Bushido 8 em 17 de Julho de 2005. Em 25 de Setembro, ele entrou no primeiro Grand Prix de Leves do Pride na esperança de ser coroado o primeiro Campeão Peso Leve do Pride, assim teria também o Título Meio Médio do Shooto ao mesmo tempo. Sua primeira luta no torneio foi contra a superestrela do MMA Takanori Gomi. Gomi acabou derrubando Kawajiri após uma enxurrada de socos e continuou para finalizá-lo com um mata leão aos 7:42 do primeiro round.

Entre Shooto e Pride[editar | editar código-fonte]

Kawajiri voltou para o Shooto para defender seu Título Peso Leve contra Joachim Hansen (uma das cinco pessoas a derrotar Gomi). A luta foi interrompida com 8 segundos do primeiro round quando Hansen foi desqualificado por chutar Kawajiri na virilha, fazendo de Kawajiri o vencedor. Kawajiri voltou ao Pride em uma luta contra Charles Bennett, e ele finalizou com uma chave de joelho após 2:30 do primeiro round. Ele então fez outra aparição no Pride na luta contra Chris Brennan e conseguiu uma vitória rápida em 29 segundos do primeiro round no nocaute técnico. Sua próxima luta foi uma luta não válida pelo título contra Per Eklund no Shooto, onde ele conseguiu uma vitória por nocaute técnico aos 4:10 do primeiro round.

Kawajiri retornou ao Pride no Pride Shockwave 2006 no Ano Novo. Ele perdeu por uma decisão polêmica para o então invicto americano e estrela em ascensão, Gilbert Melendez.

Em 23 de Janeiro de 2007, Tatsuya Kawajiri abandonou seu título do Shooto porque ele não poderia defendê-lo no evento seguinte do Shooto devido a uma lesão no polegar que ocorreu em sua luta contra Melendez.

Fighting and Entertainment Group[editar | editar código-fonte]

Em Março de 2008 Kawajiri entrou para o Grand Prix Peso Leve do Dream, onde ele avançou para as semifinais após vitórias sobre Kultar Gill, e o lutador da Brazilian Top Team Luiz Firmino.

No Dream 5 Kawajiri perdeu a semifinal para Eddie Alvarez por nocaute técnico aos 7:35 do primeiro round. Essa luta com Alvarez viu ambos lutadores derrubar um ao outro repetidamente com socos e a luta foi nomeado Luta do Ano de 2008 por muitas especializadas em MMA, incluindo o Sherdog.[3]

Em 5 de Março de 2009, no Dream 7, Kawajiri enfrentou o veterano do EliteXC Ross Ebañez. Kawajiri estrangulou o havaiano com um mata leão aos 4 minutos do primeiro round.

Em 26 de Maio de 2009, Kawajiri derrotou Gesias Cavalcante por decisão unânime. O "Crusher" usou seu forte wrestling e ground and pound com grande efeito, e também ele foi capaz de frustar "JZ" ao lutar com ele na trocação.

Kawajiri em seguida enfrentou Melchor Manibusan, que não lutava há anos em um luta e não era esperado para ser competitivo para Kawajiri. De fato, em 5 de Outubro de 2009, no Dream 11, Kawajiri dominou seu oponente. O "Crusher" facilmente derrubou seu oponente após um começo selvagem em que Manibusan foi para cima de Kawajiri com uma enxurrada de socos, então usou seu tradicional ground and pound para forçar o nocaute técnico com golpes aos 3:48 do primeiro round. Em 22 de Dezembro de 2009, foi anunciado que Kawajiri poderia enfrentaria o Peso Leve do Sengoku Kazunori Yokota em uma luta Sengoku vs. Dream no evento anual Dynamite!! no evento de Ano Novo em Saitama, Japão.[4] Ele derrotou Yokota por decisão unânime.

Kawajiri enfrentou o campeão Shinya Aoki no Dream 15 pelo Título Peso Leve em uma luta muito aguardada como os dois lutadores eram do Pride e foram colocados para se enfrentar na agora extinta organização. Kawajiri perdeu a luta por finalização aos 1:53 do primeiro round.

Kawajiri enfrentou o veterano do UFC Drew Fickett no Dream: Japan GP Final. Kawajiri se recuperou de sua derrota contra o campeão do Strikeforce Gilbert Melendez vencendo Fickett por nocaute técnico. Kawajiri finalizou Fickett com golpes em menos de cinco minutos de luta. Foi uma vitória importante para Kawajiri, que alternou entre vitórias e derrotas nos últimos dois anos.[5]

Kawajiri em seguida enfrentou Joachim Hansen em Dream 17. Ele venceu a luta por finalização no terceiro round.

Após finalizar dois oponentes consecutivamente, Kawajiri enfrentou Kazuyuki Miyata no evento Fight For Japan: Genki Desu Ka Omisoka 2011 promovido e apresentado pelo M-1 Global, Dream, e a Inoki Genome Federation que aconteceu em 31 de Dezembro de 2011 na Saitama Super Arena em Saitama. Kawajiri derrotou Miyata por finalização aos 4:54 do segundo round. Agora tendo três vitórias seguidas.

Enquanto ainda tinha contrato com a organização do Dream, com sua próxima luta acontecendo no Dream 18 em 31 de Dezembro de 2012, ele enfrentou o veterano do World Victory Road e UFC: Michihiro Omigawa. Kawajiri derrotou Omigawa por decisão unânime; A maior sequência de vitórias de Kawajiri desde 2005.

K-1[editar | editar código-fonte]

Kawajiri enfrentou o veterano do K-1 Kozo Takeda no Dynamite!! 2008, vencendo por nocaute no primeiro round. Sua próxima luta no K-1 foi no K-1 World Max 2009 Final 8 contra Masato que o derrotou por nocaute técnico aos 1:43 do segundo round.

Dynamite!! 2010[editar | editar código-fonte]

No Dynamite!! Kawajiri retornou para enfrentar o ex-Campeão Peso Leve do Strikeforce Josh Thomson, repetidamente derrubando e usando o ground and pound, vencendo por decisão unânime.

Strikeforce[editar | editar código-fonte]

A revanche entre Kawajiri e o Campeão Peso Leve do Strikeforce Gilbert Melendez aconteceu em 9 de Abril de 2011 no Strikeforce: Diaz vs. Daley.[6] Kawajiri perdeu a luta por nocaute técnico no primeiro round.

ONE Fighting Championhip[editar | editar código-fonte]

Em 2012, após muito tempo em eventos japoneses, principalmente Dream, Pride FC. Ele assinou um contrato com a organização com regras de Vale Tudo misturadas com as Regras Unificadas de MMA, chamada ONE Fighting Championship - bem como Pride FC - com a intensão de reviver esse aspecto do MMA; baseada em Kallang, Singapura.

A luta de estréia de Kawajiri foi em 31 de Março de 2012 na organização do ONE FC, no evento ONE FC: War of the Lions que foi contra Donald Sanchez, ele aumentou sua sequência de vitórias ao derrotar Sanchez por finalização aos 3:27 do primeiro round.

Ultimate Fighting Championship[editar | editar código-fonte]

Em 22 de Outubro de 2013 foi anunciado que Kawajiri havia assinado com o UFC.[7] Kawajiri era esperado para enfrentar Hacran Dias em 4 de Janeiro de 2014 no UFC Fight Night: Saffiedine vs. Lim,[8] porém, Dias se retirou da luta citando uma lesão.[9] Kawajiri eventualmente enfrentou o estreante na promoção Sean Soriano no evento.[10] Ele venceu a luta por finalização técnica no segundo round.[11]

Sua segunda luta no UFC foi contra o também veterano Clay Guida em 11 de Abril de 2014 no UFC Fight Night: Nogueira vs. Nelson. Kawajiri perdeu a luta por decisão unânime, na luta que ganhou o prêmio de Luta da Noite.

A luta seguinte de Kawajiri foi contra outro veterano, Dennis Siver em 20 de Junho de 2015 no UFC Fight Night: Jędrzejczyk vs. Penne. Ele venceu por decisão unânime.

Kawajiri agora era esperado para enfrentar Mirsad Bektic em 11 de Dezembro de 2015 no The Ultimate Fighter 22 Finale. Porém, Bektic se lesionou e foi substituído por Jason Knight. Kawajiri venceu a luta por decisão unânime.

Kawajiri enfrentou o americano Dennis Bermudez em 21 de Fevereiro de 2016 no UFC Fight Night: Cowboy vs. Cowboy e perdeu por decisão unânime.

Campeonatos e realizações[editar | editar código-fonte]

  • Shooto
    • Campeão Meio Médio do Shooto (1 Vez)
    • Vencedor do Torneio de Iniciantes de Meio Médios do Shooto de 2002
    • Vencedor do Torneio Amador Aberto do Oeste do Japão do Shooto de 1999[12]

Cartel no MMA[editar | editar código-fonte]

Res. Cartel Oponente Método Evento Data Round Tempo Local Notas
Derrota 35-10-2 Estados Unidos Cub Swanson Decisão (unânime) UFC Fight Night: Rodríguez vs. Caceres 06/08/2016 3 5:00 Estados Unidos Salt Lake City, Utah
Derrota 35-9-2 Estados Unidos Dennis Bermudez Decisão (unânime) UFC Fight Night: Cowboy vs. Cowboy 21/02/2016 3 5:00 Estados Unidos Pittsburgh, Pennsylvania
Vitória 35-8-2 Estados Unidos Jason Knight Decisão (unânime) TUF 22 Finale 11/12/2015 3 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 34-8-2 Alemanha Dennis Siver Decisão (unânime) UFC Fight Night: Jędrzejczyk vs. Penne 20/06/2015 3 5:00 Alemanha Berlim
Derrota 33-8-2 Estados Unidos Clay Guida Decisão (unânime) UFC Fight Night: Nogueira vs. Nelson 11/04/2014 3 5:00 =Emirados Árabes Unidos Abu Dhabi Luta da Noite.
Vitória 33–7–2 Estados Unidos Sean Soriano Finalização Técnica (mata leão) UFC Fight Night: Saffiedine vs. Lim 04/01/2014 2 0:50 Singapura Marina Bay
Vitória 32–7–2 Japão Michihiro Omigawa Decisão (unânime) Dream 18 31/12/2012 3 5:00 Japão Tóquio
Vitória 31–7–2 Estados Unidos Donald Sanchez Finalização (triângulo) ONE FC: War of the Lions 31/03/2012 1 3:27 Singapura Kallang
Vitória 30–7–2 Japão Kazuyuki Miyata Finalização (triângulo de braço) Fight For Japan: Genki Desu Ka Omisoka 2011 31/12/2011 2 4:54 Japão Saitama
Vitória 29–7–2 Noruega Joachim Hansen Finalização (triângulo de braço) Dream 17 24/09/2011 3 2:30 Japão Saitama Desceu para os Penas.
Vitória 28–7–2 Estados Unidos Drew Fickett TKO (socos) Dream: Japan GP Final 16/07/2011 1 4:41 Japão Tóquio
Derrota 27–7–2 Estados Unidos Gilbert Melendez TKO (cotoveladas) Strikeforce: Diaz vs. Daley 09/04/2011 1 3:14 Estados Unidos San Diego, California Pelo Cinturão Peso Leve do Strikeforce.
Vitória 27–6–2 Estados Unidos Josh Thomson Decisão (unânime) Dynamite!! 2010 31/12/2010 3 5:00 Japão Saitama
Derrota 26–6–2 Japão Shinya Aoki Finalização (chave de aquiles) Dream 15 10/07/2010 1 1:53 Japão Saitama Pelo Cinturão Peso Leve do Dream.
Vitória 26–5–2 Japão Kazunori Yokota Decisão (unânime) Dynamite!! 2009 31/12/2009 3 5:00 Japão Saitama
Vitória 25–5–2 Guam Melchor Manibusan TKO (socos) Dream 11 06/10/2009 1 3:48 Japão Yokohama
Vitória 24–5–2 Brasil Gesias Cavalcante Decisão (unânime) Dream 9 26/05/2009 2 5:00 Japão Yokohama
Vitória 23–5–2 Estados Unidos Ross Ebañez Finalização (mata leão) Dream 7 08/03/2009 1 4:03 Japão Saitama
Derrota 22–5–2 Estados Unidos Eddie Alvarez TKO (socos) Dream 5 21/07/2008 1 7:35 Japão Osaka Semifinal GP de Leves do Dream.
Vitória 22–4–2 Brasil Luiz Firmino Decisão (unânime) Dream 3 11/05/2008 2 5:00 Japão Saitama Quartas de Final do GP de Leves do Dream.
Vitória 21–4–2 Canadá Kultar Gill Decisão (unânime) Dream 1 15/03/2008 2 5:00 Japão Saitama Round de Abertura do GP de Leves do Dream.
Vitória 20–4–2 Brasil Luiz Azeredo Decisão (unânime) Yarennoka! 31/12/2007 2 5:00 Japão Saitama
Derrota 19–4–2 Estados Unidos Gilbert Melendez Decisão (unânime) Pride Shockwave 2006 31/12/2006 2 5:00 Japão Saitama
Vitória 19–3–2 Suécia Per Eklund TKO (socos) Shooto: Champion Carnival 14/10/2006 1 4:10 Japão Yokohama
Vitória 18–3–2 Estados Unidos Chris Brennan TKO (joelhada e socos) Pride Bushido 12 26/08/2006 1 0:29 Japão Nagoya
Vitória 17–3–2 Estados Unidos Charles Bennett Finalização (chave de joelho) Pride Bushido 11 04/06/2006 1 2:30 Japão Saitama
Vitória 16–3–2 Noruega Joachim Hansen Desqualificação (chute na virilha) Shooto: The Victory of the Truth 17/02/2006 1 0:08 Japão Tóquio Defendeu o Título Meio Médio Mundial do Shooto.
Derrota 15–3–2 Japão Takanori Gomi Finalização (mata leão) Pride Bushido 9 25/09/2005 1 7:42 Japão Tóquio Quartas de Final do GP de Leves do Pride de 2005. Luta do Ano do Pride.
Vitória 15–2–2 Brasil Luiz Firmino Decisão (unânime) Pride Bushido 8 17//07/2005 2 5:00 Japão Nagoya
Vitória 14–2–2 Coreia do Sul In Seok Kim TKO (inter. do córner) Pride Bushido 7 22/05/2005 1 3:28 Japão Tóquio
Vitória 13–2–2 Suécia Jani Lax TKO (socos) Shooto 2005: 4/23 in Hakata Star Lanes 23/04/2005 1 4:42 Japão Hakata
Vitória 12–2–2 Brasil Vitor Ribeiro TKO (socos) Shooto 2004: Year-End Show 14/12/2004 2 3:11 Japão Tóquio Ganhou o Título Meio Médio Mundial do Shooto.
Vitória 11–2–2 Lituânia Mindaugas Laurinaitis TKO (socos) Shooto 2004: 9/26 in Korakuen Hall 26/09/2004 2 2:00 Japão Tóquio
Empate 10–2–2 Japão Caol Uno Empate Shooto 2004: 3/22 in Korakuen Hall 22/03/2004 3 5:00 Japão Tóquio
Vitória 10–2–1 Estados Unidos Ryan Bow TKO (socos) Shooto 2003: Year-End Show 14/12/2003 1 4:21 Japão Urayasu
Vitória 9–2–1 Bahamas Yves Edwards Decisão (unânime) Shooto 2003: 8/10 in Yokohama Gymnasium 10/08/2003 3 5:00 Japão Yokohama
Vitória 8–2–1 Japão Takumi Nakayama TKO (socos) Shooto: Shooter's Dream 2 30/05/2003 1 3:44 Japão Setagaya
Derrota 7–2–1 Brasil Vitor Ribeiro Decisão (unânime) Shooto: Year End Show 2002 14/12/2002 3 5:00 Japão Urayasu
Vitória 7–1–1 Japão Ken Omatsu Finalização (armlock) Shooto: Gig West 3 27/10/2002 1 4:40 Japão Osaka Final do Torneio de Iniciantes do Shooto.
Vitória 6–1–1 Japão Tsutomu Shiiki Finalização (mata leão) Shooto: Treasure Hunt 8 19/07/2002 1 4:42 Japão Tóquio Semifinal do Torneio de Iniciantes do Shooto.
Vitória 5–1–1 Japão Daisuke Sugie TKO (socos) Shooto: Gig East 9 28/05/2002 2 4:19 Japão Setagaya
Vitória 4–1–1 Japão Takeshi Yamazaki Decisão (unânime) Shooto: Wanna Shooto Japan 21/04/2002 2 5:00 Japão Setagaya
Vitória 3–1–1 Japão Masaya Takita TKO (olho inchado) Shooto: Treasure Hunt 4 13/03/2002 2 1:22 Japão Setagaya Quartas de Final do Torneio de Iniciantes do Shooto.
Vitória 2–1–1 Japão Kazumichi Takada Finalização Técnica (triângulo) Shooto: To The Top 9 27/09/2001 1 3:03 Japão Tóquio
Vitória 1–1–1 Japão Yohei Suzuki Finalização (mata leão) Shooto: Gig East 2 22/05/2001 1 2:42 Japão Setagaya
Empate 0–1–1 Japão Yohei Suzuki Empate Shooto: Wanna Shooto 2001 08/04/2001 2 5:00 Japão Setagaya
Derrota 0-1 Japão Takumi Nakayama Finalização (mata leão) Shooto: R.E.A.D. 4 12/04/2000 1 2:44 Japão Setagaya

Cartel no Kickboxing/K-1[editar | editar código-fonte]

1 Vitória (1 (T)KO), 1 Derrota (1 (T)KO's)
Recorde Data Resultado Oponente Evento Método Round Tempo Local Notas
1–1 2009-07-13 Derrota Japão Masato K-1 World Max 2009 Final 8 Nocaute Técnico (interrupção do córner) 2 1:43 Japão Yokohama
1–0 2008-12-31 Vitória Japão Kozo Takeda Dynamite!! 2008 Nocaute 1 2:47 Japão Saitama

Referências