Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teenage Mutant Ninja Turtles
Produtora(s) Konami
Plataforma(s) NES, Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, MSX, ZX Spectrum, PlayChoice-10
Lançamento 1989
Gênero(s) Jogo de plataforma
Modos de jogo Um jogador

Teenage Mutant Ninja Turtles (Tartarugas Ninja, como é chamado no Brasil), lançado na Europa como Teenage Mutant Hero Turtles e no Japão como Gekikame Ninja Den (激亀忍者伝?, "Lendárias Tartarugas Ninja da Fúria"), é um videogame do gênero plataforma originalmente lançado em 1989 para o console NES. O jogo foi produzido pela empresa japonesa Konami e publicado pela Ultra Games nos EUA. É o primeiro jogo baseado na série de 1987.

Jogo[editar | editar código-fonte]

O jogo se divide em 6 fases ambientadas em Nova York nos EUA. Em cada uma delas, há uma missão diferente:

  • Fase 2 - Rio Hudson: O Clã do Pé instalou 8 bombas numa represa e as Tartarugas precisam desarmá-las antes que explodam e inundem a cidade. Para isso, as Tartarugas precisam nadar no lago e concluir a missão em 2:20 minutos, antes que fiquem sem ar.
  • Fase 3 - Wall Street: Pilotando seu super-equipado furgão, as Tartarugas devem procurar o Mestre Splinter, que foi sequestrado pelo Destruidor.
  • Fase 4 - Aeroporto Internacional: Após libertar Splinter, as Tartarugas precisam se infiltrar no Aeroporto Internacional para embarcar em seu dirigível e invadir a base secreta do Destruidor.
  • Fase 5 - Base do Destruidor: Na calada na noite, as Tartarugas procuram a passagem que leva ao Tecnódromo. O local exato da passagem muda a cada partida.
  • Fase 6 - Tecnódromo: o local do confronto final com o Destruidor.

O jogador tem quatro vidas para cumprir a missão (que representam cada uma das Tartarugas). Se todas as Tartarugas forem capturadas, o jogo acaba. Durante as fases, existem power-ups que podem ser coletados, bem como pedaços de pizza para repor a energia perdida. As Tartarugas podem ser alternadas conforme o desejo do jogador, apertando a tecla Start.

Durante a tela de pausa, está disponível também um mapa para cada fase, menos a última.

Versões[editar | editar código-fonte]

Além do NES, o jogo teve versões para outros sistemas como Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, MS-DOS, MSX, ZX Spectrum, PlayChoice-10. A versão para MS-DOS lançada nos EUA é notória por ser "não-zerável", tendo em vista que, devido a uma falha de design, há um pulo que não pode ser executado.[1]. A única forma é através de cheat code. A versão europeia não tem essa falha.

Referências

  1. Patrick Klepek. «Teenage Mutant Ninja Turtles». kotaku.com. Consultado em 27 de agosto de 2020. Em inglês: The PC port of TMNT—the DOS one, specifically—was weird for a few reasons: the sound was terrible, it didn’t look as good, and playing with a keyboard sucked. Worse, the programmers modified one of the levels, shifted the geometry over, and made a key jump impossible. Em português: A versão de TMNT para PC - especificamente a de DOS - era estranha por alguns motivos: o som era terrível, o jogo era feio e jogar no teclado era uma droga. Pior, os programadores modificaram um dos níveis, mudaram a geometria e tornaram um salto crucial impossível. 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.