Tekken Tag Tournament

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tekken Tag Tournament
Capa da versão norte-americana.
Desenvolvedora Namco
Publicadora(s) Namco
Produtor Yasuhiro Noguchi (EUA)
Hajime Nakatani
Designer Yoshinari Mizushima
Plataforma(s) Arcade, PlayStation 2
Série Tekken
Data(s) de lançamento Arcade:

PlayStation 2:
Gênero(s) Luta
Modos de jogo Single player, multiplayer
Número de jogadores 1 a 2 jogadores
Classificação Inadequado para menores de 12 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 15 anos i OFLCA (Austrália)
Permitido para todas as idades, especialmente para maiores de 16 anos OFLCN (Nova Zelândia)
Permitido para maiores de 11 anos, especialmente a faixa de 11-14 anos ELSPA (Reino Unido)
Mídia DVD-ROM
Controles Gamepad
Hardware
Sistema Namco System 12
Gabinete Em pé
Último
Último
Tekken 3
Tekken 4
Próximo
Próximo

Tekken Tag Tournament é uma atualização de Tekken 3 e o quarto jogo da popular série de luta. Entretanto, ele não é faz parte do enredo da história oficial do Tekken.

A produtora Namco usou este jogo para trazer de volta os personagens que não apareceram no Tekken 3 devido ao ataque de Ogre (como Jun Kazama e Lee Chaolan), desta forma, reunindo todos os personagens da série até então. Pelo fato de Tekken Tag Tournament não ser um jogo computado na linha do tempo de Tekken, a maioria dos personagens não tem um final que conte alguma história baseada na série (exceto Unknown, cujo final é bastante distinto).

O Jogo[editar | editar código-fonte]

A característica mais importante de Tekken Tag Tournament é o Tag System, um sistema em que o jogador pode lutar em parceria com outro, alternando os personagens num mesmo round. O jogador seleciona dois personagens que lutam juntos, o que facilita a criação de jogadas e combos especiais.

O que também é notável é o seu largo número de personagens da série: São, ao todo, 39 personagens selecionáveis. Quase todos eles vem do primeiro Tekken, de Tekken 2 e de Tekken 3, com exceção de Unknown (a chefa desse jogo) e Tetsujin (uma versão metálica de Mokujin). Curiosamente, este último só aparece neste jogo até então, com Unknown sendo novamente a chefa final do Tekken Tag Tournament 2.

História[editar | editar código-fonte]

Kazuya Mishima ressuscitou e tomou à força o controle da corporação Mishima Zaibatsu. Seu misterioso retorno causou tamanho cataclisma que até mesmo fez ressurgir o monstro Ogre, morto durante Tekken 3. Contudo, uma misteriosa mulher, dominada por uma entidade demoníaca poderosíssima, vinha interferindo nas ações da Tekken Force, grupo paramilitar da Zaibatsu. Iriitado e, ao mesmo tempo, ansioso pelo poder de Ogre e da misteriosa lutadora, Kazuya anuncia mais um torneio Tekken, desta vez com uma lista de todos aqueles que já participaram, pois há muito poder em jogo.

(Obs.: Esta história não faz parte da cronologia oficial e seus resultados em nada a influenciam)

Tekken Bowl[editar | editar código-fonte]

Seguindo a tendência iniciada em Tekken 3, Tekken Tag Tournament também tem um mini-game chamado Tekken Bowl, que é desbloqueado quando se habilita o personagem Ogre. Consiste em um jogo de boliche onde os pinos são estátuas de Heihachi Mishima, no qual jogador pode fazer uma dupla com os personagens para jogar boliche. Dependendo do personagens selecionado, diferentes atributos de efeitos podem ser utilizados no mini-game.

Por exemplo: Bryan Fury tem o poder de jogar a bola com mais força e usar um sistema de mira para fazer lançamentos mais exatos, por causa de seus implantes cibernéticos. Já Julia Chang tem muito menos força para fazer um strike, mas é muito mais fácil de controlar a bola para acertar nos lugares certos.

Tekken Ball mostrou ser um sucesso, tanto que foi reaproveitado e reintroduzido no jogo Tekken 5: Dark Resurrection, do console PSP, depois de seis anos.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Tekken Tag Tournament foi originalmente lançado para Arcade como um kit de atualização para o jogo Tekken 3, incluindo o Tag System. Acabou saindo como jogo próprio e seu sistema inovador gerou muitas críticas positivas. As únicas negativas eram em relação aos cenários. Com o lançamento de Tekken 4, que incluiu detalhes que desagradaram muitos fãs, Tekken Tag Tournament foi ainda mais valorizado e é mencionado em muitos blogs como "O melhor jogo da série Tekken". O Tag System voltou a ser usado no jogo Tekken Tag Tournament 2,que foi lançado no dia 14 de setembro de 2011.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Tekken Tag Tournament é um dos primeiros jogos lançados para o console PlayStation 2, por isso tem uma enorme gama de detalhes nos cenários se comparados a Tekken 3 (embora um pouco improvisados), além de ótimas músicas e efeitos sonoros. A versão para Arcade funcionava de uma forma parecida, mas rodava com gráficos de 32 bits, como os do Tekken 3, sendo que estes gráficos foram melhorados na versão para PlayStation 2.
  • Apesar de este jogo ser uma reunião de todos os personagens da trilogia, nem todos os personagens participam dele. Os únicos personagens que não retornaram dos jogos anteriores foram Gon (Tekken 3), King I (Tekken 1 e 2), Marshall Law (Tekken 1 e 2), Geppetto Boskonovitch (Tekken 3) e o primeiro robô Jack (Tekken). Provavelmente estes não apareceram porque lutam estilos similares ou idênticos á outros personagens(como Marshall e King First), exceto Gon e Boskonovitch, cujos estilos não agradaram ao público.
  • Tekken Tag Tournament também objetivava trazer Kazuya Mishima de volta. Morto em Tekken 2, Kazuya não aparece em Tekken 3, o que foi sentido pelos fãs da série, que se familiarizavam com o herói/vilão do primeiro jogo. Ao mesmo tempo, não havia como dispensar Jin Kazama, seu filho, que o substituiu em Tekken 3 e se tornou tão popular quanto Kazuya. Mas Tekken Tag não faz parte do enredo oficial da série. Por este motivo, no jogo seguinte, Tekken 4, Kazuya é ressuscitado e Jin passa a lutar um estilo diferente do pai. Kazuya também é confirmado como sendo um vilão, e não mais um herói.
  • Unknown parece ser a única personagem "canônica" de Tekken Tag. Alguns dizem que ela seria uma forma ressurreta de Jun Kazama, morta por Ogre antes do Tekken 3, com evidências que comprovariam esta conjectura. Além disso, enquanto os demais finais são padronizados, com o mesmo fundo musical e sem falas, o de Unknown se apresenta completamente diferente, com eventos em sequência que trazem sentido à trama. Não se sabe se Unknown aparecerá em outro jogo da série, mas tudo indica que Tekken Tag Tournament se empenhou para introduzir a personagem na série, muito embora seja um jogo fora da história oficial.
  • Para acessar o Theatre Mode, complete o jogo uma vez, com qualquer personagem e em qualquer nível de dificuldade.
  • Para acessar o Gallery Mode, habilite o personagem Devil.
  • Tekken Tag Tournament foi um dos dois jogos da série a serem lançados com capas alternativas (o outro foi Tekken 4). Em uma delas, no lugar aonde os lutadores podem ser vistos ao fundo, dá para perceber que o rosto de Kazuya Mishima é o mesmo que aparece na outra capa, onde ele aparece com o rosto de Devil refletido no vidro.
  • Se você escolher Kazuya Mishima e Devil lutando juntos, Kazuya irá se transformar em Devil na troca de personagens (e vice-versa), confirmando que eles são alter-egos.

Lista de Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens iniciais[editar | editar código-fonte]

Personagens desbloqueáveis[editar | editar código-fonte]

Personagens que retornaram[editar | editar código-fonte]

Personagens novos[editar | editar código-fonte]

Personagens que não retornaram[editar | editar código-fonte]

  • Gon
  • Jack (na verdade, Jack retornou, as suas versões que retornaram foram apenas Jack-2 e Gun Jack, sua primeira versão não retornou)
  • King (o primeiro)
  • Kuma (o primeiro)
  • Marshall Law

References[editar | editar código-fonte]

  1. Tekken Tag Tournament Release Information for Arcade Games (em Inglês) Gamefaqs. Visitado em 9 de setembro de 2010.
  2. a b c Tekken Tag Tournament Release Information for PlayStation 2 Games (em Inglês) Gamefaqs. Visitado em 9 de setembro de 2010.

Referências