Teutônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teutônia
  Município do Brasil  
Casa Enxaimel ao fundo
Casa Enxaimel ao fundo
Casa Enxaimel ao fundo
Símbolos
Bandeira de Teutônia
[[1]]
Brasão de armas de Teutônia
[de armas]
[[2]]
Lema Cidade que canta e encanta
Gentílico teutoniense
Localização
Localização de Teutônia no Rio Grande do Sul
Localização de Teutônia no Rio Grande do Sul
Localização de Teutônia no Rio Grande do Sul
Teutônia está localizado em: Brasil
Teutônia
Localização de Teutônia no Brasil
Mapa
Mapa de Teutônia
Coordenadas 29° 26' 52" S 51° 48' 21" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Municípios limítrofes Barão, Boa Vista do Sul, Colinas, Estrela, Imigrante, Maratá, Paverama, Poço das Antas e Westfália
Distância até a capital 100 km
História
Fundação 1858 (166 anos)
Administração
Prefeito(a) Renato Airton Altmann (PP, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [1] 179,170 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 27 265 hab.
Densidade 152,2 hab./km²
Clima subtropical
Altitude 83 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,816 muito alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 668 845,836 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 25 078,58

Teutônia é um município brasileiro localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul.

História

Teutônia surgiu em 1858, quando o comerciante Carlos Schilling adquiriu terras devolutas na região. Buscando aumentar as chances de sucesso da colônia foi fundada a Empresa Colonizadora Carlos Schilling, Lothar de la Rue, Jacó Rech, Guilherme Kopp & Companhia, todos membros do alto comércio de Porto Alegre. O nome Teutônia tem sua origem provavelmente no prefixo “Teuto-”, que significa de origem germânica. Este nome surge como um nome tribal de Teutões, eles, juntamente com os Cimbrianos (existem algumas comunas cimbrias no norte da Itália na região de Belluno e Trento), foram aniquilados pelos Romanos.

Em 1861 foi iniciada a medição e divididos os 600 prazos coloniais, com superfície variável de 30.000 a 200.000 braças quadradas. Despesas de transmissão, escrituras, conflitos de divisas e disputas por fontes de água causaram o atraso nas vendas e vinda de colonos.

Os primeiros habitantes chegaram em maior número a partir de 1865, sendo imigrantes alemães oriundos da antiga colônia de São Leopoldo. Em 1868, mais imigrantes vieram da Alemanha, principalmente das regiões de Vestfália, Pomerânia, Saxônia, Boêmia e Silésia. Os alemães adquiriam as terras e se dedicavam à agricultura. Posteriormente, pequenas indústrias foram criadas pelos imigrantes, principalmente calçadistas. Teutônia se municipalizou em 1981, antes fazia parte do município de Estrela. Teutônia adotou o dia 24 de maio como dia do município porque foi nesta data que ocorreu o plebiscito que deu a vitória do "sim" a favor da emancipação.

A instalação da nova cidade aconteceu no dia 31 de janeiro de 1983, cuja primeiríssima sessão da Câmara de Vereadores presidida pelo vereador e professor Selby Wallauer, recebeu o juramento do Prefeito Elton Klepker e do vice Silvério Luersen.

A Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, que é de Teutônia, representou o Rio Grande do Sul no concurso, dia 29 de setembro de 2012 e de lá saiu vitoriosa.

Geografia

O município possui uma circunscrição territorial de 179,17 km². Está localizado na região do Vale do Taquari, mais precisamente na encosta inferior do nordeste. Suas coordenadas geográficas são: 51°47’57” W de longitude; 29°26’36” S de latitude.

A altitude média é de 83 metros (ponto mais baixo: 37,5 metros; ponto mais alto: 600 metros). O território do município é banhado pelo Arroio Boa Vista, que deságua no Rio Taquari.

Teutônia faz divisa, ao norte, com os municípios de Imigrante e Westfália; a oeste com Estrela e Colinas; ao sul com Fazenda Vilanova e Paverama; e a leste com Poço das Antas, Barão, Boa Vista do Sul e Maratá.

O arroio Boa Vista foi aproveitado já a partir do ano de 1869 com a instalação de uma roda d'água que moveu o primeiro moinho de milho. O proprietário e imigrante alemão Johan Rudolf Schonhorst após instalou uma serraria e uma carpintaria sendo este germânico o pioneiro na construção de salas de aula em estilo enxaimel.

No ano de 1932, Henrique Sommer construiu no mesmo local uma barragem e instalou uma turbina e um gerador produzindo então energia elétrica para as localidades de Boa Vista, Languiru, Boa Vista Fundos, Linha Capivara e Linha Frank. Em 1939 o empreendimento foi adquirido por Afonso Wallauer e Emílio Rex.

Turismo

Atualmente amantes e profissionais do esporte Skate Long Board tem visitado o local para pratica do esporte. Além desses, no mês de maio, nas comemorações do aniversário de emancipação, ocorre o maior encontro de motociclismo do Vale do Taquari promovido pelo moto clube local com apoio municipal. Este evento atrai visitantes de diversas cidades do estado, de outros estados e de países vizinhos.

Lagoa da Harmonia

A natureza permitiu que Teutônia tivesse um lindo lago artificial, com água límpida e perene, a 500 metros de altura, aproximadamente, conhecido por Lagoa da Harmonia. Este é o maior cartão postal do município, com uma beleza ímpar. Sua construção se deu na década de 1950, liderada por Reinoldo Aschebrock, com o objetivo de armazenar água para a geração de energia elétrica (PCH), dando origem à Cooperativa de Eletrificação Rural Teutônia Ltda (Certel), hoje a maior e mais antiga cooperativa do gênero no Brasil.

Campeonato Mundial de Downhill

Em Teutônia é realizado o campeonato Mundia de Speed Downhill, aonde estão os atletas mais velozes do mundo em suas modalidades. São Elas, por velocidade: Street Sled, Street Luge, Skate Longboard, patins Inline e Dirt Surf. As velocidades chegam fácil aos 140 km/h. O campeonato ocorre sempre no mês de Novembro, conta com mais de 200 atletas do mundo inteiro e atrai mais de 3 mil pessoas da região para ver.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense