Torre CN

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Torre CN
Toronto - ON - Toronto Harbourfront7.jpg
A Torre CN, em Toronto.
A Torre CN foi a estrutura mais alta do mundo de 1976 a 2007
Toronto, Ontário, Canadá
Status Completa
Construção 1973-1976
Uso observação, telecomunicações e restaurante.
Altura
Antena 553.33 m
Telhado 457.2 m
Último andar 446.5 m
Características
Elevador 6
Andares 147 (equivalente)
Construção
Arquiteto John Andrews Architect
WZMH Architects

A Torre CN, localizada em Toronto, Ontario, Canadá é uma torre turística e de comunicações que tem 553,33 metros (1,815 pés)[1] de altura, sendo a segunda maior torre do mundo. Ultrapassou a Torre Ostankino em 1975 quando sua construção foi concluída e foi declarada a estrutura mais alta do mundo. Em 12 de setembro de 2007 após ser detentora do título por 32 anos, a Torre CN foi ultrapassada em altura pelo edifício, na época ainda em construção, Burj Khalifa.[2] Ela é o principal cartão postal de Toronto, atraindo mais de dois milhões de visitantes anualmente.

CN se refere originalmente a Canadian National, a companhia ferroviária que construíu a torre. Privatizada em 1995, a nova administração da companhia decidiu se desfazer de qualquer propriedade que não estivesse relacionada com o setor ferroviário. Com isto, a posse da Torre CN foi transferida para a Canada Lands Company, uma companhia do governo canadense. A torre já era popularmente conhecida como CN Tower, e o governo, que queria remover o nome da empresa ferroviária da torre, mas para manter o acrônimo intacto, mudou seu nome para Canada's National Tower.

História[editar | editar código-fonte]

Vista da Torre CN à noite.

O conceito de construção da Torre CN foi proposto em 1968 pela Canadian National Railway para resolver constantes problemas de comunicações que aconteciam devido à construção de prédios e arranha-céus cada vez mais altos no centro da cidade, e para mostrar a força da indústria canadense, e a da CN em particular. O plano evoluiu nos anos seguintes, até que em 1972 o projeto tornou-se oficial. A torre faria parte do Metro Centre, uma grande estação Ferroviária em construção fora da cidade. Nas equipes que participaram estavam a John Andrews Architects em associação com a WZMH Architects; Webb, Zerafa, Menkes, Housden como Arquitetos auxiliares; e a Fundação de Construção Civil e Canron (Eastern Structural Division).

Na época, Toronto era uma "cidade explosiva", no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 tinha-se notado a construção de inúmeros grandes prédios no centro. A radiodifusão no centro da cidade ficou muito difícil, devido às reflexões fora dos edifícios. A única solução seria instalar as antenas acima dos edifícios, exigindo uma torre de 300 metros (984 pés) de altura. Além disso, naquela época a maioria das comunicações de dados ocorreu por transmissão de microondas, cujas antenas foram colocadas nos telhados de grandes edifícios. Com um novo arranha-céu construído a cada ano no centro econômico da cidade, os links de microondas já não eram possíveis. A Torre CN é destinada ao aluguel de suas antenas para transmissão de sinais, cobrindo praticamente qualquer construção na grande Toronto. A Torre CN pode ser vista de lugares tão distantes como a Gamble Street, em Richmond Hill, Ontário, a aproximadamente 30 quilômetros ao norte, e de vários pontos da costa sul do Lago Ontário, a 48 quilômetros ao sul.

Construção[editar | editar código-fonte]

Suportes sendo levantados em agosto 1974.

A construção da Torre CN iniciou no dia 10 de fevereiro de 1973 com massivas escavações para a fundação da base da torre. Quando foi completada, 56,000 toneladas de sujeira e terra foram removidos de 15 metros de profundidade, e a base incorporou 7,000 metros cúbicos de concreto com 450 toneladas de barras de ferro e 36 toneladas de cabos de aço construídos para uma espessura de 6,7 metros. Esta parte da construção foi bastante rápida, com apenas quatro meses necessários entre o início da construção da base até ser concluído para iniciar a construção vertical.

O centro de Toronto visto da Torre CN.

Foi utilizado um concreto especial de alta qualidade misturado com água, se tornando um molde maciço, sendo usado como elemento para a construção da base da torre. Enquanto o concreto ia endurecendo, a estrutura ia se elevando, a base do concreto ia diminuindo e a torre ia sendo suportada por macacos hidráulicos. Com essa técnica, a torre subia 6 metros por dia. O concreto foi derramado continuamente por uma equipe de 1.532 pessoas até 22 de fevereiro de 1974, durante o qual ela já havia se tornado a estrutura mais alta do Canadá, ultrapassando a recém-construída Inco Superstack que usou métodos semelhantes em sua realização. No total, a torre contém 40,500 metros cúbicos de concreto. Um desafio existente foram os esforços necessários para que a torre não se inclinasse, ou sofresse torção. Além de construir com alta precisão do prumo, instrumentos ópticos foram utilizados, fazendo as medidas a cada duas horas. O resultado foi uma torre com um desvio apenas de 29 mm do prumo.

Perspectiva do piso de vidro.

Em agosto do mesmo ano, a construção do nível principal começou. Utilizando 45 macacos hidráulicos anexados a cabos strung de uma coroa temporária de aço ancorada ao topo da torre, doze gigantes braçadeiras carregadas de aço e madeira foram levantadas lentamente, levando cerca de uma semana para chegarem até a sua posição final. Esses materiais não foram utilizados apenas para criar as braçadeiras que suportaram o nível principal, mas também como uma base para a construção do próprio nível principal. O Sky Pod foi construído em concreto derramado em uma moldura de madeira e, em seguida, reforçado com uma grande compressão siderúrgica em seu exterior.

A antena foi projetada para ser levantada originalmente por um guindaste, mas durante a construção do helicóptero Sikorsky S-64 Skycrane, o exército dos Estados Unidos disponibilizou sua venda a operadores civis. O helicóptero, chamado de "Olga", foi utilizado pela primeira vez para posicionar a grua no observatório. Depois, foi utilizado para colocar as 39 seções da antena localizadas no topo, sendo que a seção mais pesada possuia 8 toneladas. O uso do helicóptero adiantou em várias semanas a construção, de seis meses para três semanas e meia. A torre foi concluída em 2 de abril de 1975, após 26 meses de construção, obtendo oficialmente o recorde de altura da Torre Ostankino em Moscou, e elevando a massa total para 118,000 toneladas.

Uso[editar | editar código-fonte]

A Torre CN vista do interior do estádio Rogers Centre.

A Torre CN é e continua sendo usada como torre de comunicações para diferentes mídias, e por numerosas companhias.

Transmissão de televisão[editar | editar código-fonte]

Indicativo Canal Analógico Canal Digital Afiliação Rede
CBLT 5 20 CBC Television CBC Television
CFTO-TV 9 40 CTV CTV Toronto
CICA 19 51 TVOntario TVOntario
CBLFT 25 24 Radio-Canada Radio-Canada
CIII-TV 41 65 (assigned) Global Global
CFMT-TV 47 64 (alternativo pelo site) Rogers Communications Omni.1
CKXT-TV 52 66 Independent Sun TV
CITY-TV 57 53 Citytv Citytv

Radio[editar | editar código-fonte]

Não há antenas de transmissão AM na Torre CN.[3] As antenas FM estão situadas a 421 metros de altura.

Indicativo[4] freqüência ERP Rede Notas
Master FM Consórcio dos radiofusores de Toronto para a Transmissão de Audio Digital
CJRT-FM 91.1 MHz 40 kW JAZZ.FM91
CJAQ-FM 92.5 MHz 40 kW 92.5 Jack FM
CBL-FM 94.1 MHz 38 kW CBC Radio 2
CFMZ-FM 96.3 MHz 38 kW Classical 96
CJEZ-FM 97.3 MHz 4 kW EZ Rock 97.3
CHFI-FM 98.1 MHz 44 kW 98.1 CHFI
CFMX-FM 99.9 MHz 40 kW 99.9 Mix FM
CHIN-FM 100.7 MHz 4 kW CHIN Radio Primeiramente em Italiano e Português
CFNY-FM 102.1 MHz 35 kW actual (100 kW ERP) 102.1 the Edge
CHUM-FM 104.5 MHz 40 kW 104.5 CHUM FM
CILQ-FM 107.1 MHz 40 kW Classic Rock Q 107

Redes de Pager e Celular[editar | editar código-fonte]

Communicações[editar | editar código-fonte]

Aparições na Mídia[editar | editar código-fonte]

  • Police Academy 3: Back in Training
  • Strange Brew
  • The Sentinel
  • Resident Evil: Apocalypse
  • Exit Wounds
  • Canadian Bacon
  • Highpoint (1982)
  • Nos programas Super Dave Osborne e
  • Kenny vs Spenny

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Sua altura total é de 553 metros e 33 centímetros, sendo que o principal observatório da torre está localizado a aproximadamente 342 metros de altura. A torre possui um segundo observatório, o Sky Pod, localizado a 447 metros de altura, o mais alto do mundo. A Torre CN é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Até 1995, CN era a abreviação de Canadian National (nome proveniente da Canadian National Railway, construtora e proprietária da torre até 1995).
  • Após a inauguração da Torre CN, a Canadian National Railway logo viu que a Torre CN era muito mais lucrativa como uma atração turística do que uma torre de transmissão. Com cerca de um milhão de turistas subindo a torre anualmente, desde que foi construída, a Torre CN nunca operou no vermelho. Seus custos de construção foram pagos em apenas 15 anos.
  • Outra curiosidade da Torre CN é a escada que vai desde o térreo até o principal observatório - ela tem 1 776 degraus, e é a escada mais longa do mundo. Projetada principalmente para casos de emergências, anualmente a escada é utilizada duas vezes para "escaladas de caridade" - abertas a quaisquer pessoas que queiram participar e ajudar a comunidade. A média do tempo que um escalador leva para subir todos os 1 776 degraus é de 30 minutos, sendo que o recorde é de 7 minutos e 52 segundos.[6]
Centro financeiro de Toronto à noite com a Torre CN ao fundo.

Referências

  1. CN Tower web site. Página visitada em 2007-09-26.
  2. CBC News Story.
  3. AM Query & AM List Results. Federal Communications Commission - Audio Division (2008-04-09). Página visitada em 2008-04-09.
  4. AM Query & AM List Results. Federal Communications Commission - Audio Division (2008-04-09). Página visitada em 2008-04-09.
  5. Toronto ARES Channels (2005-10-26). Página visitada em 2006-08-03.
  6. Enbridge CN Tower Climb for United Way

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Torre CN
Precedido por
Torre Ostankino
Maior estrutura livre de cabos do mundo
553,33 m (1,815 ft 5 in)

1976-2007
Sucedido por
Burj Dubai