Edifício

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Prédio)
 Nota: "Prédio" redireciona para este artigo. Para a área de solo, veja Parcela territorial.
Ranking das cidades com maior número de edifícios (acima de 100 metros).[1]

Edifício (ou popularmente prédio) (do latim aedificĭum)[2] é uma construção com a finalidade de abrigar atividades humanas. Cada edifício caracteriza-se pelo seu uso: habitacional, cultural, de serviços, industrial, entre outros.

Conceito de edificação[editar | editar código-fonte]

São construções de uma forma geral: casas, prédios, apartamentos, armazéns, igrejas, ginásios de esportes, fortes, aeroportos, torres de comando, faróis, postos de combustíveis, usinas hidroelétricas, usinas nucleares, espaços para indústrias, estações de tratamento de água, etc. Enfim, é a forma genérica de se referir a qualquer das instalações ou obras acima.

Todo edifício costuma ser considerado uma obra arquitetônica, apesar de alguns críticos afirmarem que ele apenas o é quando seu projeto possui certas intenções que vão além do simples raciocínio construtivo e incluem certas considerações estéticas, funcionais, sociais e culturais.

Há arquitetos, como Renzo Piano, que dizem não haver diferença entre obra arquitetônica e simples construção.

Normalmente se instituem, na maior parte dos países do mundo, marcos legais específicos sobre a atividade edilícia em seus territórios, atribuindo aos arquitetos a função de projetar e executar os edifícios.

Eventualmente, essa atribuição também é dada ou permitida aos engenheiros civis, o que pode causar alguma antipatia entre alguns profissionais. No Brasil, por exemplo, existe um consenso prático de que o projeto do edifício é de responsabilidade do arquiteto, enquanto sua construção é atribuição do engenheiro.

Quanto à regulação e à fiscalização da construção em si, em geral cabe aos municípios a definição da legislação de edificações e obras, bem como de instâncias que realizem tal papel.

No Brasil, as prefeituras comummente promulgam um Códigos de Obras e Edificações que definem regras mínimas de salubridade e de impacto ambiental dos edifícios a serem projetados em suas cidades, assim como a leis de uso e ocupação do solo, que determinam o que pode efetivamente ser construído em cada lugar. Desta forma, o edifício é também uma preocupação do urbanismo e do planejamento urbano.

Elementos dos edifícios[editar | editar código-fonte]

O edifício, do ponto de vista de sua construção é tradicionalmente visto como um sistema orgânico, munido de órgãos (ou subsistemas) interdependentes cuja cooperação é essencial para o seu adequado funcionamento.

É possível identificar os seguintes elementos (órgãos) componentes do edifício: fundações (ou infraestrutura); superestrutura; vedos; cobertura; caixilharia; paramentos (revestimentos em geral); e os diversos sistemas prediais adaptados a cada situação (em geral as instalações elétricas, instalações hidráulicas, ar condicionado, etc.).

Arranha-céu[editar | editar código-fonte]

Arranha-céu é a denominação popular de edifícios dotados de uma altura singular frente aos seus demais e de uma forma geral apresentando formatos de torre. Estes prédios normalmente possuem caráter multifuncional, sendo capazes de abrigar estabelecimentos residenciais, comerciais, de serviços, entre outros.

A sua presença no espaço urbano, quando destacada de tecidos urbanos dotados de menor gabarito (altura média das edificações), constitui-se em geral como uma referência ou marco para a cidade.

Segundo a empresa Emporis, o Brasil possui cinco das cem cidades com a maior quantidade de arranha-céus do mundo: São Paulo (SP), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Balneário Camboriú (SC).

Oito dos vinte maiores prédios do Brasil estão localizados em Balneário Camboriú, cidade catarinense que teve o maior "boom" imobiliário dos últimos anos. Na Lista de arranha-céus mais altos do Brasil, também se destaca a capital paulista.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Edifício
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem os verbetes Edifício e Prédio.

Referências

  1. M. Gerometta, P. Kazmierczak, M. lacey, P. Oldfield, A. Wood. Tall Buildings In Numbers. World's Tallest 50 Urban Agglomerations. CTBUH Journal, 2009, issue II. http://www.ctbuh.org/HighRiseInfo/TallestDatabase/50TallestAgglomerations/tabid/1006/language/en-GB/Default.aspx
  2. http://lema.rae.es/drae/?val=edificio

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • L'HERMITE, Robert. Ao Pé do Muro. São Paulo: SENAI, 1978.
  • INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 6241: performance standards in building - principles for their preparation and factors to be considered. 2000.
  • MILA, Ariosto. O Edifício. São Paulo: FAUUSP, 1987.
  • REBELLO, Yopanan C. P. - Concepção Estrutural e Arquitetura. São Paulo: Zigurate Editores, 2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Edifício