Usuário(a):1/TestesDatora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grupo Datora
ESPAÇO DESTINADO AO LOGOTIPO
Razão social Datora Participações e Servicos S/A
Atividade Espaço para descrever atividades
Fundação 1993
Sede São Paulo, São Paulo
Locais Brasil, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Argentina, Colômbia, França, Suécia e Israel
Presidente Tomas Fuchs
Vice-presidente Raul Fuchs
Pessoas-chave Daniel Fuchs (Vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios)
Samy Uziel (Vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios)
Produtos Espaço para elencar produtos
Serviços
Certificação Espaço para elencar certificações
Divisões Datora Telecom
Arqia
Acionistas Codemge
Website oficial datora.net

O Grupo Datora é uma empresa brasileira de telecomunicações e tecnologia que oferece uma variedade de serviços relacionados a comunicações, conectividade e tecnologia da informação. Fundado em 1993, o Grupo Datora é composto por duas entidades: a Datora Telecom e a Arqia. Sua atuação abrange tanto o mercado brasileiro quanto o internacional, com um enfoque voltado para soluções em telecomunicações, internet das coisas (IoT), redes móveis, serviços de voz, dados, entre outros.

O Grupo é reconhecido como o pioneiro na prestação de serviços VoIP na América Latina e como a primeira operadora de rede móvel virtual (MVNO) do Brasil.

Com sede no município São Paulo, atualmente, está presente em todo o Brasil e possui escritórios na Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Argentina, Colômbia, França, Suécia e Israel.

Um levantamento realizado pelo Teleco apontou que, no primeiro trimestre de 2023, a Datora liderou o ranking quantitativo de celulares de MVNO e terminais de dados M2M em operação no mercado nacional. A lista desconsiderou os celulares de MVNOs credenciados pela Vivo e Claro.

Em 2022, a Datora foi apontada como a líder do ranking nacional de rentabilidade no setor de telecomunicações pelo Anuário Telecom.

História[editar | editar código-fonte]

Datora Telecom e o fornecimento de VoIP na América Latina[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1993 na cidade de São Paulo, o Grupo foi batizado a partir das sílabas iniciais dos nomes de seus fundadores, os irmãos Daniel, Tomas e Raul Fuchs. Inicialmente, a Datora se estabeleceu como uma escola de computação e, em 1995, migrou para o setor atacadista de suplementos para informática, o que estreitou os laços dos sócios com o mercado internacional.

Em 1996, durante sua participação em uma feira de informática em Las Vegas, os sócios tiveram o seu primeiro contato com tecnologia de transmissão de voz por pacotes (VoIP - voz sobre IP), despertando o interesse em trazer essa tecnologia para o Brasil. Ainda naquele ano, redirecionaram seu enfoque para a prestação de serviços de telecomunicações. No entanto, devido ao fato da internet ser algo recente no Brasil e não possuir qualidade suficiente para serviços de voz na época, a Datora inicialmente atuou como consultora para empresas estrangeiras que já ofereciam VoIP, tornando-se pioneira no uso dessa tecnologia na América Latina.

Diante desse novo contexto de mercado, em 1997, a Datora deu origem à sua primeira subdivisão, a Datora Telecom.

Foi em 2001 que a Datora passou a atender as demandas de transmissão de voz das grandes operadoras de telecomunicações nacionais, tendo a Embratel como seu primeiro grande cliente nesse segmento.

Em 2005, o Grupo expandiu seus serviços de VoIP para o mercado doméstico brasileiro, por meio da aquisição da Sermatel, uma operadora carioca de telefonia de longa distância.

Arqia e os primeiros MVNOs nacionais[editar | editar código-fonte]

O embrião da Arquia, unidade de tecnologia móvel do Grupo, surgiu a partir da regulamentação das operadoras móveis virtuais (MVNOs) no Brasil em 2010. A Datora foi a pioneira a submeter um pedido de licença para operar MVNOs no país. A partir desse marco, ano seguinte, a Datora Telecom obteve as duas primeiras autorizações nacionais para estabelecer operadoras de rede móvel virtual no Brasil. Isso possibilitou à empresa explorar os segmentos de machine to machine (M2M) e de internet das coisas (IoT). A partir dessas licenças, surgiram a Porto Seguro Conecta e a Datora Mobile, ambas usuárias da rede TIM Brasil.

A primeira delas resultou de uma parceria com o grupo segurador de mesmo nome. Através dessa colaboração, a Porto Seguro passou a oferecer serviços de voz e dados por meio de seus carros assegurados. A Datora Telecom assumiu a responsabilidade pela operação, gestão de tráfego, faturamento e acordos de interconexão da operadora virtual até meados de 2015.

A segunda iniciativa, a Datora Mobile, foi estabelecida em 2012 através da Sermatel. Ela se tornou uma extensão da própria empresa no mercado de soluções de conectividade M2M e IoT. Com a criação dessa nova extensão, a Datora Telecom deixou de atuar como agregadora de MVNO, transferindo essa função para a Datora Mobile. Por sua vez, a Datora Telecom concentrou-se nos serviços de telefonia móvel para empresas e no atacado de tráfego telefônico.

No ano seguinte, em 2013, a Datora Mobile estabeleceu uma parceria estratégica com a britânica Vodafone para fortalecer as soluções de conectividade Machine to Machine (M2M) e Internet das Coisas (IoT) no Brasil. Com essa parceria, a Datora Mobile se tornou a operadora móvel virtual da Vodafone no mercado brasileiro, resultando na criação da Vodafone Brasil. Essa nova entidade começou suas operações em setembro daquele ano.

Conforme aprovação da Anatel, em junho de 2016, a Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) tornou-se acionista minoritária da Datora Mobile. Como parte do acordo, a Datora inaugurou seu escritório central em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Somente em 2018, a Datora Mobile passou a se chamar Arqia, ampliando seu papel como ativadora de rede virtual móvel (MVNE) para provedores de internet no Brasil que desejavam adicionar serviços de telefonia móvel aos seus portfólios. O primeiro provedor de internet credenciado no Brasil como MVNO da Arqia foi o Fonelight, em janeiro de 2020.

Operações[editar | editar código-fonte]

Por meio de suas plataformas operacionais no formato Communication Platform as a Service (CPaaS), o Grupo Datora atua em quatro segmentos que operam de forma sincronizada para gerar sinergia e oportunidades de cross-selling entre eles. Esses segmentos são: CPaaS-IoT, CPaaS-Geral, CPaaS-OTT e VoIP.

No segmento CPaaS-IoT, a Companhia oferece conectividade e outros serviços de valor agregado. Este segmento abrange, por exemplo, o setor automotivo com serviços de telemetria e rastreamento, além de fornecer serviços para o setor financeiro, como PoS (Point of Sales) e caixas eletrônicos.

O segmento CPaaS-Geral oferece produtos e serviços de telefonia fixa, móvel, dados e internet das coisas (IoT) por meio de pacotes whitelabel. Os clientes incluem provedores de serviços de Internet e redes de varejo.

Através do CPaaS-OTT (Over The Top), a Companhia disponibiliza serviços de conectividade que permitem que as OTTs autentiquem seus usuários. Nesse segmento, empresas como Uber, 99 e Google utilizam os serviços da Datora por meio de seus fornecedores globais.

Com relação ao VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), a Companhia oferece serviços como antifraude e billing para operadoras nacionais e internacionais, além de servir como canal para originar e receber chamadas de voz. Esse segmento atua como alicerce das operações de CPaaS da Datora.

Avanços no mercado IoT e M2M[editar | editar código-fonte]

Primeiro CORE de rede de telecomunicações 100% virtualizado[editar | editar código-fonte]

Em 2017, a Companhia instalou o primeiro núcleo central (CORE) de rede de telecomunicações 100% virtualizado do Brasil, tornando possível minimizar a necessidade de espaços físicos ou a execução de projetos demorados para a integração de novas tecnologias. No mesmo período, foi lançada uma plataforma de gestão que conferiu aos clientes autonomia na administração de seus próprios equipamentos, eliminando a necessidade de intervenção direta da Companhia.

Em 2022, o Grupo Datora fez uma parceria com a israelense Pente Networks para implementar seu segundo core de rede móvel virtual, que também é redundante. Esse core foi projetado para a oferta de serviços e redes privadas 4G e 5G.

Cobertura IoT nacional[editar | editar código-fonte]

No final de 2021, a Companhia estabeleceu um acordo de roaming com a Oi , expandindo sua parceria para incluir todas as grandes operadoras nacionais. Isso permitiu que a Companhia oferecesse seus serviços em 99,9% das cidades brasileiras. Esse acordo possibilitou que dispositivos gerenciados transitassem por áreas sem cobertura da operadora original, no caso a TIM, sem sofrer interrupção no sinal.

Marketplace de IoT[editar | editar código-fonte]

No primeiro trimestre de 2022, por meio da Arqia, o Grupo Datora lançou seu marketplace de IoT, que foi reconhecido como pioneiro no cenário nacional desse segmento.

Rede NB-IoT[editar | editar código-fonte]

No primeiro semestre de 2023, a empresa expandiu seu portfólio de conectividade ao lançar uma rede NB-IoT, abrangendo todas as capitais do país, além de milhares de outras cidades. Essa rede passou a oferecer soluções de conectividade de baixo consumo de energia, utilizando dispositivos com vida útil da bateria prolongada, excedendo os dez anos. Essa realização não era viável com produtos baseados em tecnologias 2G, 3G ou 4G.

Conectividade IoT no agronegócio[editar | editar código-fonte]

Em meados de 2020, o Grupo Datora, por meio da Arqia, concentrou-se na melhoria da infraestrutura de conectividade em áreas remotas, com o objetivo de fornecer soluções para o setor do agronegócio. Isso incluiu a expansão das estações rádio base em regiões remotas, a instalação de redes de fibra óptica e o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica agnóstica para gerenciar dados coletados e transmitidos em tempo real através de várias redes de transmissão disponíveis.

Um dos primeiros projetos a beneficiar-se dessa expansão da rede surgiu a partir de uma parceria estabelecida com a empresa italiana AgriDecision em 2021. Nesse acordo, sensores foram implantados para monitorar variáveis como umidade do solo e irrigação, incorporando tecnologias que visavam a redução de custos. Duas das vinícolas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a Casa Valduga e a Casa Perini, colheram os benefícios dessa iniciativa.

No ano seguinte, esse mesmo modelo de projeto foi replicado em plantações de soja, milho e feijão na região do Mato Grosso, como resultado de uma colaboração entre o Grupo e o projeto Campo Conectado, coordenado pela PUC-Rio. Também em 2022, o Grupo se associou ao ConectarAgro, uma associação que se dedica a promover a conectividade no setor agrícola.

Projeto social de distribuição de internet[editar | editar código-fonte]

Em 2020, a Companhia fundou o Instituto Escola Conectada, um projeto que estabeleceu uma ponte entre provedores de internet e escolas públicas do Brasil, com o objetivo de distribuir internet de alta velocidade para todas as instituições públicas de ensino de forma gratuita.

A primeira escola a participar do projeto foi a Escola Municipal Prudente de Moraes, localizada em Miracema, no noroeste do estado do Rio de Janeiro, em parceria com o provedor de Internet Sumicity. Três anos após a sua fundação, o projeto já havia contemplado dezenas de escolas distribuídas em 14 municípios de diferentes regiões do país, tendo também centenas de outras em processo de conexão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]