Usuário(a):Music01/Testes/Breakaway (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Breakaway
Álbum de estúdio de Kelly Clarkson
Lançamento 1 de novembro de 2004 (2004-11-01)
Gravação 2004
Gênero(s) Pop rock
Duração 44:47
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, CD+DVD, download digital
Gravadora(s) RCA
Produção Clive Davis (exec.), Kara DioGuardi, Dr. Luke, David Hodges, Chantal Kreviazuk, Clif Magness, Rhett Lawrence, Raine Maida, Max Martin, Ben Moody, John Shanks
Cronologia de Kelly Clarkson
Thankful
(2003)
My December
(2007)
Singles de Breakaway
  1. "Breakaway"
    Lançamento: 20 de junho de 2004 (2004-06-20)
  2. "Since U Been Gone"
    Lançamento: 16 de novembro de 2004 (2004-11-16)
  3. "Behind These Hazel Eyes"
    Lançamento: 12 de abril de 2005 (2005-04-12)
  4. "Because of You"
    Lançamento: 16 de agosto de 2005 (2005-08-16)
  5. "Walk Away"
    Lançamento: 17 de janeiro de 2006 (2006-01-17)

Breakaway é o segundo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Kelly Clarkson. O seu lançamento ocorreu em 1º de novembro de 2004, através da RCA Records, seguido de uma distribuição global nos anos seguintes. Apesar do sucesso comercial de Thankful, álbum de estreia da vocalista, críticos musicais continuavam a estereotipar a cantora como uma vencedora do American Idol, e tinham dúvidas se ela conseguiria estabilizar apelo comercial por conta própria. Querendo afastar-se destas críticas, ela foi convencida por Clive Davis para trabalhar com Dr. Luke e Max Martin em Estocolmo, Suécia, e com Ben Moody e David Hodges em Los Angeles, Califórnia, em busca de uma direção pop rock. Isso também fez Clarkson demitir Simon Fuller como seu empresário e contratar Jeff Kwatinetz antes do lançamento do projeto.

Musicalmente, Breakaway apresenta como gênero predominante o pop rock e possui elementos de estilos como rock e soul, marcando um afastamento do som R&B utilizado em Thankful; sua instrumentação inclui baixo, bateria, guitarra, teclado, piano e corda. Clarkson é citada como co-compositora em seis das doze faixas que compõem o disco, as quais exploram temas como desgosto, amor e escapismo. O álbum foi recebido de forma geralmente positiva por críticos musicais, com muitos prezando sua produção, o novo estilo musical da artista e seus vocais. Como resultado, recebeu indicações em diversas premiações, vencendo as categorias de Best Pop Vocal Album e Best Female Pop Vocal Performance, com esta última sendo entregue a "Since U Been Gone".

Em termos comerciais, Breakaway também obteve uma recepção positiva. Culminou os mercados musicais da Irlanda e dos Países Baixos, classificando-se nas dez primeiras colocações em diversos países, como Alemanha, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça. Nos Estados Unidos, debutou na terceira colocação da Billboard 200 com 250 mil unidades adquiridas em sua semana de estreia, e permaneceu entre os 20 álbuns mais comprados do país por 61 semanas consecutivas, sendo eventualmente certificado como platina sêxtupla pela Recording Industry Association of America (RIAA) e convertendo-se no disco mais vendido de Clarkson nos Estados Unidos. De acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, Breakaway foi o sétimo projeto mais vendido de 2005 ao redor do mundo, tendo vendido mais de 15 milhões de cópias e tornando-se o mais vendido da carreira da cantora.

Cinco singles foram lançados do disco, dos quais a faixa-título, "Since U Been Gone", "Behind These Hazel Eyes" "Because of You" tornaram-se sucessos internacionais, enquanto o último, "Walk Away", obtendo um desempenho moderado em comparação com os anteriores. A divulgação do CD contou com apresentações em premiações e programas televisivos e três turnês musicais feitas entre 2005 e 2006: Breakaway World Tour, Hazel Eyes Tour e Addicted Tour. O sucesso dos singles fez com que a Billboard creditasse a intérprete por popularizar o som da música pop mainstream como um estilo musical dance. Além disso, Brekaway estabilizou Clarkson como uma das quatro artistas com o maior número de vendas sob o selo da Sony BMG e fez de Davis, Dr. Luke e Martin reconhecidos produtores musicais.

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

No início de 2004, Clarkson começou a gravar material para o seu segundo disco de originais, sucedendo ao seu bem sucedido álbum de estreia Thankful, lançado um ano antes. O desenvolvimento do projeto iniciou-se simultaneamente enquanto ela estava na turnê Independent Tour com Clay Aiken, finalista da segunda temporada do American Idol. Ela também expressou intenções de gravar com Fantasia Barrino, vencedora da terceira temporada da competição e cujo CD também estava previsto para ser lançado na mesma época. Quando começou a trabalhar com Clive Davis na obra, Clarkson foi convidada por Whitney Houston para gravar a canção "Breakaway", que seria incluída na trilha sonora do filme da Walt Disney Pictures The Princess Diaries 2: Royal Engagement (2004), que contou com a co-produção de Houston. Composta por Avril Lavigne, Matthew Gerrard, e Bridget Benenate, a faixa foi inicialmente cogitada para ser incluída no álbum de estreia da primeira Let Go (2004), mas foi considerada inadequada para os temas retratados nele. "Breakaway" foi lançada pela primeira vez em julho de 2004, através da Walt Disney Records, como single da trilha sonora do filme, servindo também como foco provisório de promoção para Breakaway. Depois de estrear na 60ª posição da Billboard Hot 100, a canção atingiu a sexta posição como melhor uma semana antes do lançamento do disco.