Usuário:Music01/Testes/Homer Simpson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Info/Personagem de The Simpsons Homer Jay Simpson (referido comumente como Homer Simpson) é um personagem de desenho animado da série de televisão animada The Simpsons como o patriarca da família homônima. Dublado por Dan Castellaneta, Homer apareceu pela primeira vez na televisão, juntamente com o resto de sua família, no curta "Good Night" em 19 de abril de 1987 durante o programa The Tracey Ullman Show (1989). O personagem foi criado e desenhado pelo cartunista Matt Groening — também criador da série — enquanto esperava James L. Brooks na sala de espera de seu escritório. Em seguida, Groening recebeu uma proposta de lançar uma série de curtas baseadas em sua história em quadrinhos Life in Hell, mas em vez disso decidiu criar um novo conjunto de personagens. Ele nomeou o personagem para homenagear seu pai, Homer Groening. Depois de aparecer por três temporadas no The Tracey Ullman Show em uma série de curtas de aproximadamente dois minutos, a família Simpson estreou em sua própria série de 30 minutos na Fox, que estreou em 17 de dezembro de 1989.

Homer e sua esposa Marge têm três filhos: Bart, Lisa e Maggie. Como provedor da família, ele trabalha na Usina Nuclear de Springfield. Homer encarna vários estereótipos de classe trabalhadora americana: ele é bruto, careca, tem uma obesidade excessiva, é incompetente, desastrado, preguiçoso, alcóolatra e ignorante; contudo, ele é um homem essencialmente decente e ferozmente dedicado à sua família. Apesar da rotina suburbana de colarinho azul de sua vida, ele teve uma série de experiências marcantes.

Nos curtas e nos primeiros episódios da série, Castellaneta dublou Homer com uma impressão solta parecida com a de Walter Matthau. Entretanto, durante as segunda e terceira temporadas, a voz do personagem evoluiu para se tornar mais robusta, permitindo a expressão de uma gama mais ampla de emoções. Ele já apareceu em outros meios de comunicação relacionados com Os Simpsons — incluindo videogames, The Simpsons Movie, o simulador The Simpsons Ride, comerciais e histórias em quadrinhos — e inspirou uma linha completa de produtos. Sua frase assinatura, o grito "D'oh!", está incluso nos dicionários New Oxford Dictionary of English desde 1998 e Oxford English Dictionary desde 2001.

Homer é fortemente reconhecido como um dos personagens mais influentes da história da televisão. O jornal britânico The Sunday Times o descreveu como "a maior criação de quadrinhos do tempo [moderno]". Em 2010, ele foi nomeado como o maior personagem "dos últimos 20 anos" pela revista Entertainment Weekly, sendo classificado como o segundo maior personagem de desenho animado de todos os tempos pela TV Guide — apenas atrás de Bugs Bunny — e eleito o maior personagem de televisão de todos os tempos por telespectadores da rede televisiva Channel 4. Por dublar Homer, Castellaneta ganhou quatro Primetime Emmy Awards de Outstanding Voice Over-Performance e uma condecoração especial do Annie Award. Em 2000, Homer e sua família foram incluídos na Calçada da Fama de Hollywood.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Criação[editar | editar código-fonte]

Assim como os outros personagens da série, o nome de Homer provém de um membro da família de Matt Groening — seu pai Homer Groening, que recebeu o nome como uma homenagem ao poeta grego Homero. Pouco do caráter de Homer foi baseado nele e, para provar que o significado por trás do nome de Homer, Groening deu este nome ao seu filho. De acordo com ele, "Homer originou meu objetivo de divertir meu pai verdadeiro e irritá-lo um pouco. Meu pai era um cineasta e escritor atlético, criativo e inteligente, e a única coisa que ele tem em comum com o personagem é o amor por rosquinhas". Embora tenha declarado em várias ocasiões que o nome Homer veio de seu pai, o criador também disse em entrevistas feitas na década de 1990 que um personagem do livro The Day of the Locust (1939) de Nathanael West também serviu como inspiração para o nome do personagem.

O nome do meio de Homer, "J" — abreviação para "Jay" —, é uma "homenagem" à personagens animados como Bullwinkle J. Moose e Rocket J. Squirrel do The Rocky and Bullwinkle Show, cujos sobrenomes proveram de Jay Ward. Homer e os outros quatro membros principais da família Simpson estreou em 19 de abril de 1987 no curta "Good Night", exibido pelo The Tracey Ullman Show. Dois anos depois, os curtas transmitidos no programa foram adaptados para The Simpsons, uma série de meia hora exibida na Fox Broadcasting Company. Homer e a família Simpson permaneceram como os personagens principais deste novo programa.

Desenho[editar | editar código-fonte]

Toda a família Simpson foi desenhada de forma para ser reconhecida em silhuetas. Ela foi desenhada cruamente pois Groening havia enviado esboços básicos para os animadores, assumindo que eles os aperfeiçoariam; os profissionais, no entanto, apenas traçaram por cima dos desenhos de Groening. As características físicas de Homer não são geralmente usadas em outros personagens; em temporadas mais recentes, por exemplo, nenhum outro personagem da série com exceção de Homer, Lenny e Krusty o Palhaço possui uma linha de barba semelhante. Quando concebeu Homer pela primeira vez, Groening colocou suas inicias por cima da linha da cabeça e da orelha do personagem: a linha da cabeça lembrava um "M", e a orelha direita lembrava um "G". Ele decidiu que isso seria muito perturbador e redesenhou a orelha para que ela parecesse normal; contudo, Groening ainda a desenha como um "G" quando faz desenhos de Homer para seus fãs.

A forma básica da cabeça de Homer foi descrita pelo diretor Mark Kirkland como uma "lata de café em forma de tudo com um pote de salada no topo". A cabeça de Bart também é formada como uma lata de café, enquanto esferas são usadas para Marge, Lisa e Maggie. Durante os curtas, os animadoras experimentaram a maneira de como Homer moveria sua boca nas falas. Em certo ponto, sua boca se esticava para trás "além de sua linha de barba", porém tal ideia foi descartada ao ficar "fora de controle". Em alguns dos primeiros episódios, o cabelo do personagem era arredondado em vez de pontiagudo, pois o diretor de animação Wes Archer sentiu que poderia parecer despenteado. Nas primeiras temporadas, o desenho de Homer para algumas cenas aproximadas incluíam pequenas linhas destinadas para serem as sobrancelhas. Groening criticou esta ideia, que eventualmente deixou de ser usada.

Papel em The Simpsons[editar | editar código-fonte]

Homer é o marido trapalhão de Marge e pai de Bart, Lisa e Maggie Simpson.[1] Ele é filho de Mona e Abraham Simpson. Ao longo dos primeiros 400 episódios da série, Homer realizou mais de 188 trabalhos diferentes.[2] Na maioria dos episódios, ele trabalha de inspetor de segurança nuclear na Usina Nuclear de Springfield, cargo que ocupa desde "Homer's Odyssey", terceiro episódio da série.[3] No local, Homer é muitas vezes ignorado e completamente esquecido por seu chefe Sr. Burns — que esquece seu nome diversas vezes — e constantemente adormece e negligencia seus deveres. Matt Groening afirmou que decidiu que Homer trabalhasse na usina devido ao potencial do personagem ter câncer.[4] Cada um de seus outros trabalhos durou apenas um episódio. Na primeira metade da série, os escritores desenvolveram uma explicação de como ele foi demitido da usina e posteriormente recontratado em cada episódio. Na maioria dos episódios posteriores, ele recomeça um novo emprego por impulso, sem qualquer menção de seu emprego regular.[5]

The Simpsons usa uma linha do tempo flutuante na qual os personagens nunca envelhecem fisicamente, e assim, a série deve ser definida no ano atual. Entretanto, em vários episódios, os acontecimentos na vida de Homer têm sido associados a períodos específicos de tempo.[1] "Mother Simpson" (da sétima temporada, transmitida em 1995) retrata a mãe de Homer, Mona, como uma radical, que teve de se esconder em 1969 após fugir da lei;[6] "The Way We Was" (da segunda temporada, transmitida em 1991) mostra Homer se apaixonando por Marge Bouvier como um sênior na Springfield High School, em 1974;[7] e "I Married Marge" (também da terceira temporada) implica que Marge engravidou de Bart em 1980.[8] Contudo, o episódio "That '90s Show" (da décima nona temporada, transmitida em 2008) contradiz muito dessas história de fundo, retratando Homer e Marge como um casal sem filhos no início de 1990.[9]

A idade de Homer muda conforme a série se desenvolve; ele tinha 36 anos nos primeiros episódios,[10] 38 e 39 na oitava temporada[11] e 40 na décima oitava temporada,[12] embora nessas mesmas temporadas sua idade seja inconsistente.[1] Durante o período de Bill Oakley e Josh Weinstein como comandantes, eles descobriram que à medida que envelheciam, Homer parecia tornar-se mais velho também, então eles aumentaram a idade para 38.[13]

Referências

  1. a b c Turner 2004, p. 78-79
  2. Larry Carroll (26 de julho de 2007). «'Simpsons' Trivia, From Swearing Lisa To 'Burns-Sexual' Smithers» (em inglês). MTV News. Viacom. Consultado em 28 de março de 2015 
  3. Katy Angus; David Weis (26 de julho de 2007). «Homer Simpson's Top Ten Jobs». The Gazette (em inglês). Canwest News Service. Consultado em 28 de março de 2015 
  4. Matt Groening (setembro de 2001). The Simpsons: The Complete First Season (DVD). 20th Century Fox 
  5. Al Jean (2008). The Simpsons: The Complete Eleventh Season (DVD). 20th Century Fox 
  6. Appel, Rich (roteirista); Silverman, David (diretor) (19 de novembro de 1995). «Mother Simpson». The Simpsons. Temporada 7. Episódio 8. Fox 
  7. Jean, Al (roteirista); Reiss, Mike (roteirista); Simon, Sam (roteirista); Silverman, David (diretor) (31 de janeiro de 199). «The Way We Was». The Simpsons. Temporada 02. Episódio 12. Fox  Verifique data em: |data= (ajuda)
  8. Martin, Jeff; Lynch, Jeffrey (26 de dezembro de 1991). «I Married Marge». The Simpsons. Temporada 2. Episódio 12. Fox 
  9. Selman, Matt (roteirista); Kirkland, Mark (diretor) (27 de janeiro de 2008). «That '90s Show». The Simpsons. Temporada 19. Episódio 11. Fox 
  10. Martin, Jeff (roteirista); Kirkland, Mark (diretor) (15 de outubro de 1992). «Lisa the Beauty Queen». The Simpsons. Temporada 4. Episódio 4. Fox 
  11. Collier, Jonathan (roteirista); Kirkland, Mark (diretor) (10 de novembro de 1996). «The Homer They Fall». Fox. Temporada 8. Episódio 3 
  12. Warburton, Matt (roteirista); Sheetz, Chuck (diretor) (18 de fevereiro de 2007). «Springfield Up». The Simpsons. Temporada 18. Episódio 13. Fox 
  13. The Simpsons: The Complete Fifth Season (DVD). 20th Century Fox. Dezembro de 2004 

Predefinição:Personagens de Os Simpsons