Krusty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Krusty
Personagem de The Simpsons
Krusty The Clown.png
Nome original Herschel Shmoikel Pinkus Yerucham Krustofski
Idade 54 anos
Origem Springfield,  Estados Unidos
Sexo Masculino
Espécie Humano
Cabelo Possívelmente fictício, mas Verde
Olhos Pretos
Características Palhaço de Cabeça Branca e Cabelo Verde
Actividade(s) Palhaço
Família Rabi Krustofski (pai), Sophie (filha), Luke Perry, (meio irmão)
Amigo(s) Bart Simpson (a.k.a Bart) Andy Hamilton
Criado por Matt Groening
Voz Estados Unidos Dan Castellaneta
Brasil Marco Antônio
Isaac Schneider
Marco Ribeiro
Renato Rosenberg
Guilherme Briggs
Guttenberg Barros
Carlos Seidl (os 9 primeiros da 18ª)
Alexandre Moreno (15ª-17ª, 18ª)
Primeira aparição The Tracey Ullman Show
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Sir Herschel Shmoikel Pinkus Yerucham Krustofski (em hebraico:הרשל שמואל פינחס ירוחם קרוסטופסקי‎ em Íidishe: יעראָחאם קרוסטאָפסקי ערשעל שמאָיכל פינחאס), mas comumente conhecido por Krusty, o palhaço ou apenas Krusty, é um personagem fictício da série norte-americana de televisão The Simpsons. No original a sua voz é provida pelo ator vocal Dan Castellaneta. Krusty é o apresentador do programa preferido de televisão de Bart e Lisa Simpson. Assim como é no programa de Krusty que é vinculado o desenho animado favorito de todas as crianças de Springfield, o pt: The Itchy and Scratchy Show / br: Show do Comichão e Coçadinha (The Itchy & Scratchy Show, no original em inglês).

Krusty é normalmente retratado como um auto-destrutivo e viciado fumante inveterado que é incapaz de gerenciar sua vida e seus negócios. Por causa de sua irresponsabilidade acaba várias vezes por perder tudo, mas logo acaba por reconquistar, muitas vezes com a ajuda de Bart e Lisa.

Krusty é uma sátira ao Palhaço Bozo. Ele foi desenhado para parecer-se com Homer Simpson. A ideia era de que Bart idolatrasse um astro de TV que se parecesse exatamente com seu pai. Sua voz original é baseada na voz de Bob Bell, o palhaço Bozo original.

Krusty é também um dos personagens mais antigos do desenho, tendo tido sua primeira aparição ainda nos curtas vinculados no "The Tracey Ullman Show".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Krusty nasceu Herschel Shmoikel Pinkus Yerocham Krustofsky em uma tradicional família judia. Seu pai era um rabino chamado Hyman Krustofsky. Hyman foi fortemente contra o desejo de Krusty de tornar-se um palhaço, sendo seu desejo que o filho seguisse seus passos e se juntasse ao rabinato. Porém mesmo com a desaprovação do pai Krusty continuou fazendo sua comédia estilo pastelão. Um dia, enquanto se apresentava em uma convenção de rabinos, um dos presentes, que também fazia piadas, esguichou água em seu rosto fazendo sua maquilagem derreter. Quando o rabino Krustofski percebeu que aquele palhaço era seu filho ele imediatamente o deserdou, ficando rompido com ele por 25 anos. Tempos depois Krusty se reconciliou com o pai, com a ajuda de Bart e Lisa Simpson.

Krusty é o apresentador de seu próprio show, o "O Show de Krusty, o Palhaço", que é dirigido para as crianças de Springfield e tem muitos fãs, entre eles os irmãos Bart e Lisa.

O passado de Krusty já foi contado das mais diversas formas nos 19 anos de vinculação da série "Os Simpsons". Muito da informação mais antiga é ou tornou-se contraditória, sendo substituída em episódios mais novos. Um exemplo: Krusty certa vez revelou ter sido banido da televisão por trinta e três anos consecutivos, tirando-o do ar entre 1957 e [[[1989]]. Apesar disso outro episódio mostrou uma reprise de Krusty datada de 1961.

Bart Simpson é um dos maiores fãs de Krusty. Certa vez ele declarou "Eu baseei toda minha vida nos ensinamentos de Krusty". Ele também dorme em um quarto repleto de pôsteres e brinquedos marca Krusty.

Uma das histórias mais recorrentes da série, a de Sideshow Bob tentando assassinar Bart originou-se de uma ajuda dada por este último ao seu grande ídolo, livrando-o da cadeia. De fato Bart, às vezes auxiliado por sua irmã, já ajudou Krusty diversas vezes.

Apesar de estar constantemente falindo, Krusty é um multi-milionário que amalhou sua fortuna basicamente licenciando seu nome para produtos, dos quais a grande maioria são embustes mal planejados e perigosos que causam grandes riscos às crianças. Em um episódio Bart declara: "Eu tive problemas médicos por causa das vitaminas Krusty, e minha calculadora Krusty não tem nem 7 nem 8." O Krusty Burguer, a cadeia de lanchonetes mais famosa da série, pertence ao palhaço, Krusty é mostrado na série como um veterano do entretenimento cansado de sua fama e de lidar com crianças. Devido a sua infelicidade tornou-se viciado em jogo, cigarros, álcool, Percodan, Pepto-Bismol e Xanax.

Em um episódio da quarta temporada Krusty foi convencido por seu fiel fã Bart Simpson à concorrer a uma vaga no Congresso dos Estados Unidos. Dessa feita, Krusty poderia impedir aviões de passar por cima da casa dos Simpsons. Krusty foi eleito pelo Partido Republicano, mas nunca mais seu trabalho como congressista foi mencionado na série.

Família[editar | editar código-fonte]

Além de seu pai, Hyman Krustofsky, a família de Krusty teve pouca relevância na série. Krusty parece ter gerado uma série de filhos ilegítimos. Ele reconheceu pelo menos um deles, uma menina chamada Sophie.

Durante a série Krusty é também mencionado que o ator Luke Perry é seu meio-irmão. Esta relação é nebulosa, mas ao que parece Perry é filho de um possível segundo casamento de sua mãe - nunca mostrada no desenho. Perry é bem mais novo que o irmão e nutre por esse uma profunda admiração. Krusty por seu lado parece ter grandes ciúmes de Perry.