Vicia dennesiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaVicia dennesiana

Estado de conservação
Espécie extinta na natureza
Extinta na natureza
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Tribo: Vicieae
Género: Vicia
Espécie: V. dennesiana
Nome binomial
Vicia dennesiana
H.C.Watson

Vicia dennesiana H.C.Watson é uma espécie de planta da família das Fabaceae, protegida pela Convenção de Berna e pela Directiva Habitats. Espécie não é encontrada na natureza desde 1949, sendo considerada extinta no seu habitat natural (EW).

Descrição[editar | editar código-fonte]

O habitat da espécie é mal conhecido. Os dados disponíveis indicam que a espécie se desenvolvia em taludes abrigados da Serra da Tronqueira. Seria provavelmente uma espécie pioneira, instalando-se em clareiras de distúrbio, típicas da dinâmica da paisagem local[1].

A espécie está dada como extinta desde o século XX, pois apenas foi encontrada entre 1944-1949 na Serra da Tronqueira, na ilha de São Miguel. No entanto, os dados conhecidos apontam para que a população então identificada tenha sido destruída por um deslizamento de terras, nunca tendo sido encontrada no seu habitat natural[1].

Uma população foi mantida no jardim de Hewett Cottrell Watson, o autor que descreveu a espécie, e posteriormente transferida para os Reais Jardins Botânicos de Kew, mas por insucesso na propagação terá acabado por se extinguir, subsistindo apenas os exemplares herborizados[1].

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]