Sphagnum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde abril de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.


Como ler uma caixa taxonómicaSphagnum
Sphagnum flexuosum

Sphagnum flexuosum
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Subreino: Embryophyta
Superdivisão: Bryophyta sensu lato
Divisão: Bryophyta sensu stricto
Classe: Bryopsida
Subclasse: Sphagnopsida
Ordem: Sphagnales
Família: Sphagnaceae
Género: Sphagnum
L.
Espécies
Ver texto

Sphagnum é o único gênero da família Sphagnaceae, que por sua vez é a única família da ordem Sphagnales que, por fim, apresenta-se como a única ordem da suclasse Sphagnidae. Este género engrupa cerca de 160 espécies em todo o mundo, podendo ter a cor verde ao vermelho. Recentemente foram descobertas em turfeiras na Europa corpos conservados graças ao Sphagnum e outras plantas; esses corpos ficaram em bom estado, como é o caso do Homem de Tollund. O Sphagnum também é muito usado por cultivadores de Plantas Carnívoras como substrato, geralmente é usado seco com areia ou pó de xaxim. Pode se cultivado em vasinhos ou caixas de ovos, o musgo é picado e colocado sobre areia molhada, deve receber muita luz e ficar constantemente encharcado.

Espécies[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre briófitos, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.