Manchúria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Extensão da Manchúria de acordo com diversas definições (ver no texto): Def. 1 (vermelho escuro), Def. 3 (vermelhos escuro + médio) e Def.4 (vermelhos escuro + médio + claro)
  vermelho escuro
  vermelho médio
  vermelho claro

A Manchúria ou, mais raramente, Manjúria[1] (Manju, em língua manchu) é uma vasta região no leste da Ásia que atualmente inclui o extremo nordeste da China também chamada Manchúria Interior e uma parte da Sibéria.

A extensão do território da Manchúria não é consensual. Existem várias definições:

  1. Nordeste da China: Heilongjiang, Jilin e Liaoning, com 1,55 milhões de km²
  2. A região 1, mais parte do nordeste da Mongólia Interior.
  3. A região 2, mais a região de Jehol na província de Hebei.
  4. A região 3, mais a Manchúria Exterior ou Manchúria Russa, região da Rússia entre o rio Amur e rio Ussuri até a Mar do Japão.
  5. A região 4, mais o Oblast de Sacalina.

Historicamente, a Manchúria foi palco de vários reinos, entre os quais o mais famoso foi o Império Manchu, que deu o seu nome à região e dominou toda a China entre o século XVII e 1911. A partir dessa altura, o nome da parte chinesa foi substituído pela designação Nordeste (Dongbei). Esta é a região 1.

O Império Manchu (daicing gurun, em língua manchu, 清朝 em língua chinesa, transliterado para qīng cháo em pinyin, ou ch'ing ch'ao pelo sistema Wade-Giles) foi fundada em 1644 pelo clã manchu Aisin Gioro, que iniciou a dinastia Qing e dominou toda a região, estabelecendo o Império do Grande Qing (大清帝國, em chinês, ou dàqīng dìguó, segundo o sistema pinyin). Este império chegou a englobar toda a Coreia, a Sacalina e as Curilhas.

A Manchúria também foi englobada pelo Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial, tendo aí sido estabelecido um estado fantoche denominado Manchukuo.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. Porto: Editora Educação Nacional, Lda., 1941. vol. I.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.