Walt Disney Concert Hall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Walt Disney Concert Hall
Walt Disney Concert Hall visto de uma das entradas.
Apelido WDCH[1]
Localização South Grand Avenue, 111
Estados Unidos Los Angeles, CA
Tipo Casa de concertos
Reformada 2004
Proprietário Condado de Los Angeles
Custo da construção US$240 milhões
Tipo de poltronas Reservadas
Capacidade de pessoas 2.265
Walt Disney Concert Hall e o entorno

Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, Califórnia, é uma casa de espetáculos e uma das estruturas mais conhecidas dentre as idealizadas e concebidas pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry. O processo de construção do Concert Hall levou 16 anos: de 1987 a 2003.[2] [3]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1987, Lillian Bounds Disney doou cerca de 50 milhões de dólares para a construção de uma casa de espetáculos em homenagem ao seu falecido marido Walt Disney e após essa doação inicial, a família conseguiu acumular cerca de 100 milhões de dólares em doações.

No ano seguinte, o arquiteto canadense, Frank Gehry foi contratado para projetar a casa de espetáculos e as obras iniciaram-se em 1992, sendo que a garagem subterrânea foi concluída 4 anos depois.

O projeto foi concluído em 2003, com a ajuda de Diane Miller, única filha biológica de Walt Disney[4] , e após 16 anos do lançamento da pedra fundamental, com um gasto total de cerca de 274 milhões, incluindo a o estacionamento.

Problemas[editar | editar código-fonte]

Pouco tempo após a inauguração, algumas modificações foram feitas ao exterior do prédio. Enquanto o prédio foi construído com aço, o material utilizado durante as reformas foi algo semelhante a painéis de vidro.

A qualidade reflexiva do vidro gerou várias reclamações de moradores e freqüentadores da região, que alegavam o aumento da temperatura dos prédios. Após várias reclamações, a equipe de Gehry analisou e detectou os alvos das reclamações e os substituíram pelo material original.

No entanto, no Travel Chanel dizem que o aço era tão brilhante inicialmente que derretia os caixotes do lixo dos vizinhos e tiveram que lhe tirar o brilho com jactos de areia.

Referências

  1. About Walt Disney Concer Hall. Página visitada em 18/12/2010.
  2. Arcoweb: Debuxos e deboches (07/06). Página visitada em 09/09/2008.
  3. IAB-RS O Walt Disney Concert Hall, Projeto De Frank Gehry Em Los Angeles (2003). Página visitada em 09/09/2008.
  4. Morre aos 79 anos Diane Disney Miller, filha de Walt Disney UOL Entretenimentos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.