Wild Bill Hickok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Wild Bill

James Butler Hickok (Troy Grove, Illinois, 27 de maio de 1837Deadwood, Território de Dakota, 2 de agosto de 1876), melhor conhecido como Wild Bill Hickok, foi um vulto histórico americano e uma figura lendária do Velho Oeste. Hickok lutou no exército da União durante a Guerra Civil Americana. Chegou ao Oeste como condutor de diligências. Depois da guerra ele ganhou fama como jogador profissional e homem da lei. Foi xerife nos territórios de Kansas e Nebraska. Hickock se envolveu em vários tiroteios notórios, explorados pela imprensa sensacionalista. Ele foi morto durante um jogo de poker num saloon em Dakota.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wild Bill Hickok nasceu em Homer, Illinois (com o nome posteriormente mudado para Troy Grove). O lugar do seu nascimento é agora o Wild Bill Hickok State Memorial, um local histórico sob a supervisão da Agência de Preservação Histórica de Illinois. Enquanto ele crescia, a fazenda do seu pai se tornou uma das paradas da rota secreta de fuga de escravos negros (Underground Railroad, ou ferrovia subterrânea). A fazenda foi alvo de ataques de anti-abolicionistas e Wild e seu pai se valeram das armas para resolver esses conflitos. Hickok se tornara um bom atirador desde muito jovem.

Em 1855 Hickok, então com 18 anos de idade, teve uma briga com Charles Hudson e ambos cairam num canal. Pensando que ele havia matado Hudson, Hickok fugiu e se juntou ao Exército do Estado Livre do General Jim Lane ("The Red Legs"). Ali ele se encontrou com o jovem William Cody, mais tarde conhecido por "Buffalo Bill".

Em 1861, já com um vasto bigode, ele se envolveu num tiroteio chamado de incidente McCanles, quando então começou a ser conhecido por "Wild Bill". (ref.:Martin Fido: The Chronicle of Crime 1993 Page 24. ISBN 1-84442-623-8 (de um artigo de jornal de 1861)).

Em 1857, Hickok se estabeleceu no Kansas. Em 1859 ele se tornou condutor de uma companhia de transporte. Em 1861 houve o tiroteio mortal com os McCanles em Rock Creek Station. David McCanles, seu filho de 12 anos e dois fazendeiros se confrontaram com Hickok, Horace Wellman, o gerente da estação, sua esposa e o empregado J.W. Brink. McCanles foi o primeiro homem morto por Hickok durante um confronto.

Na guerra civil Hickok serviu com a União em Kansas e Missouri. Estabeleceu uma grande amizade com "Buffalo Bill Cody", Robert Denbow e David L. Payne, batedores do Exército. Após a guerra, os quatro homens, Payne, Cody, Hickok e Denbow começaram a caçar búfalos. Quando Payne se mudou para Wichita, Kansas, em 1870, Denbow foi com ele enquanto Hickok se tornou xerife em Hays (Kansas). Quando Bufalo Bill começou com seus shows, Denbow viajou com ele por Iowa.

Em 21 de julho de 1865, em Springfield (Missouri), Hickok matou num duelo Davis Tutt. O incidente ocorreu por uma dívida de jogo, acirrado pela disputa envolvendo uma garota chamada Susannah Moore. Com a repercussão desse incidente Hickok não conseguiu se eleger delegado federal em Springfield. Deixando a cidade, ele foi recomendado para auxiliar do delegado de Fort Riley North, Kansas. Hickok se envolveu nas guerras contra os índios e serviu como batedor do general Custer.

Em 1867 Hickok deixou temporariamente o Oeste e se mudou para Niagara Falls onde trabalhou numa peça chamada "The Daring Buffalo Chases of the Plains".(ref.:James Butler Hickok/"Wild Bill" Margaret Odrowaz-Sypniewska B.F.A.)

Sem jeito para a atuação, ele retornou ao Oeste e foi eleito xerife do Condado de Ellis (Kansas) em 23 de agosto de 1869. Em seu primeiro mês em Hays, Kansas ele matou dois homens em tiroteios: Bill Mulvey e Sam Strawwhim.

Em 17 de julho de 1870, também em Hays ele se envolveu em um tiroteio com soldados desordeiros da Sétima Cavalaria, atirando e acertando em dois deles. Não foi reeleito para o cargo. Em 15 de abril de 1871, Hickok se tornou delegado em Abilene (Kansas), no lugar de Tom "Bear River" Smith, que havia sido morto em 2 de novembro de 1870 (ref.:City Marshal Thomas J. Smith, Abilene Police Department)

O fora-da-lei John Wesley Hardin teve um atrito com Hickok. Em sua autobiografia (escrita anos depois da morte de Hickok) Hardin disse que desarmou o delegado, quando este tentou prendê-lo por entrar armado em um saloon.

Enquanto trabalhava em Abilene, Hickok e Phil Coe, proprietário de um saloon, entraram em uma disputa que acabou em tiroteio. Coe tinha como parceiro nos negócios o pistoleiro Ben Thompson. Em 5 de outubro de 1871, Coe atirou duas vezes em Hickok quando este queria prendê-lo por estar armado na cidade. Hickok matou Coe. (ref.:Who was Wild Bill Hickok).

Hickok deixou o cargo após dois meses, depois da morte acidental de seu auxiliar Mike Williams(ref.:Mike Williams).

Em 1876 Hickok foi diagnosticado com glaucoma e gonorreia. Em 5 de março de 1876 Hickok se casou com Agnes Thatcher Lake, de 50 anos e proprietária de um circo. Calamity Jane disse em sua autobiografia que ela havia se casado com Hickok e se divorciado para que ele pudesse se casar com Agnes Lake. Logo Hickok deixou sua nova noiva e foi buscar fortuna nos campos auríferos da Dakota do Sul.

Morte[editar | editar código-fonte]

Túmulo de Wild Bill

Em 21 de agosto de 1876, enquanto jogava poquer no Saloon Nuttal & Mann No. 10 em Deadwood (Dakota do Sul), em Black Hills, Hickok não encontrou vazio seu lugar habitual, então ele se sentou de costas para a porta. Ele recebeu um tiro na cabeça de um revólver calibre 45, dado por Jack McCall. A lenda diz que Hickok estava jogando poker quando foi morto, e que segurava um par de ases, um par de oito e uma dama. Essas cinco cartas ficaram conhecidas como a "Mão do Homem Morto" (Dead Man's Hand).

Depois de dois julgamentos, McCall foi enforcado.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Novelas[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Hickok entrou para o "Hall da Fama do Pôquer" em 1979.
  • Alguns episódios do desenho animado O Pica-Pau trazem um personagem que é claramente uma paródia de Hickok. Ele é chamado de "Wild Bill Hickup" e sempre soluça quando alguém pronuncia seu sobrenome (de fato, hickup significa soluço em inglês).

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Matheson, Richard. The Memoirs of Wild Bill Hickok. [S.l.]: Jove, 1996. ISBN 0-515-11780-3.
  • Rosa, Joseph G.. They Called Him Wild Bill. [S.l.]: University of Oklahoma Press, 1979. ISBN 0-8061-1538-6.
  • Rosa, Joseph G.. The West of Wild Bill Hickok. [S.l.]: University of Oklahoma Press, 1994. ISBN 0-8061-2680-9.
  • Rosa, Joseph G.. Wild Bill Hickok: The Man and His Myth. [S.l.]: University Press of Kansas, 1996. ISBN 0-7006-0773-0.
  • Rosa, Joseph G.. Wild Bill Hickok Gunfighter: An Account of Hickok's Gunfights. [S.l.]: University of Oklahoma Press, 2003. ISBN 0-8061-3535-2.
  • Turner, Thadd M.. Wild Bill Hickok: Deadwood City - End of Trail. [S.l.]: Universal Publishers, 2001. ISBN 1-58112-689-1.
  • Wilstach, Frank Jenners. Wild Bill Hickok: The Prince of Pistoleers. [S.l.]: Doubleday, Page & company, 1926. ASIN B00085PJ58.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]