Xaveco (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Xavier Lorota Diniz "Xaveco"
Origem Brasil
Sexo Masculino
Características Ser secundário e criativo
Actividade(s) estudante
Amigo(s) Cebolinha, Cascão, Franjinha, Magali, Mônica, Marina, Denise, Jeremias, Anjinho, Dudu, Cascuda, Humberto, Titi, Aninha,
Criado por Mauricio de Sousa
Série Turma da Mônica
Primeira aparição 1963
Editor(es) Panini Comics
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Xaveco é um personagem da Turma da Mônica, criado por Mauricio de Sousa. Sua característica principal é justamente ser secundário, ou seja, servindo de escada para outros personagens. Mesmo assim, Xaveco é considerado o quinto personagem mais importante depois de Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão.

Além disso, Xaveco é constantemente alvo de piada dos outros personagens. Ele é o único personagem da turma da Mônica a ter os pais divorciados. Sua irmã mais velha se chama Xabéu, ela é uma garota de 16 anos e é a babá do Bairro do Limoeiro. Numa tira ele havia mencionado um irmão, que nunca apareceu. Têm uma avó chamada Xepa com problemas na memória e possui um cachorro maluco e psicopata chamado Ximbuca. A família de Xaveco é considerada a mais completa de toda a Turma da Mônica.

Anteriormente, seu nome era com escrito com "Ch", pois seu cabelo lembrava a forma de uma chave. Antigamente ele usava um camisetão (semelhante ao do Coelho Caolho), então ele passou a usar os famosos "shortinhos".

Com os pais divorciados, Xaveco passa alguns fins-de-semana com o pai, em várias historinhas engraçadas em clima "Pai e Filho". Xaveco sempre tenta ver o lado positivo de tudo pois ainda assim seus pais se dão muito bem, participaram até de um programa de televisão, o "barraco entre famílias" e venceram da família do Cebolinha. Atualmente, tem aparecido com mais frequência nas histórias, contracenando principalmente com o Cebolinha.

Além disso, Xaveco é bastante criativo e tem uma imaginação bastante fértil. É incrivelmente sagaz com as piadas e sempre encara tudo com bom humor. Xaveco pode ser considerado um bom garoto.

Ele foi criado em 1963, no mesmo ano que Mônica.

Outra versão sua foi publicada na Revista Turma da Mônica Jovem número 74, roteirizada por Emerson Abreu, surge Xavecão (personagem que nada faz referência à aparência do personagem original, exceto pelos cabelos louros) dizendo ser primo de Xaveco, mas se trata do próprio. Nessa mesma saga (UMBRA), o personagem revela seus sentimentos por Denise e revela que os dois mantém uma relação no futuro.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.