Yukon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yukon
Brasão Bandeira
Wappen von Yukon Flagge von Yukon
Lema: Não possui
Localização
Dados básicos
Línguas oficiais Inglês e Francês
Capital Whitehorse
Maior cidade Whitehorse
Área 482.443 km² (9.)
População (2006) 30.372 (12.)
Densidade populacional 0,06 habitantes por km²
BIP em CAD (2006) Gesamt: 1,622 Mrd. (12.)
Pro Kopf: 53.504 (3.)
Fuso horário UTC −8
ISO 3166-2 CA-YT
Código postal YT
Website www.gov.yk.ca
Politica
Adesão à Confederação do Canadá 13 de Junho de 1898
Comissário Geraldine Van Bibber
Governador Dennis Fentie
Membros do Parlamento 1
Senadores 1
 Nota: Se procura o rio de mesmo nome, veja Rio Yukon.

Yukon ou Iucão[1] (até 2003 Yukon Territory) é um dos três territórios federais do Canadá e o menor deles em extensão. Está localizado no extremo noroeste do país e possui uma área de 482 443 km². O seu nome se deve ao maior rio do território, o rio Yukon, e significa "Grande Rio". Ao oeste o território é limitado pelo Alasca (Estados Unidos), a leste pelos Territórios do Noroeste e ao sul pela província da Colúmbia Britânica. Cerca de três quartos dos 34 157 habitantes (junho de 2009) vive no extremo sul, na capital Whitehorse.

Em Yukon se localiza o Monte Logan, com 5959 m de altitude, no Parque e Reserva Nacional Kluane. Trata-se da maior montanha do Canadá e segunda maior montanha da América do Norte (depois do Monte McKinley no estado norte-americano do Alasca). O clima do território é ártico e subártico, resultando em longos e frios invernos, curtos verões e pequenas precipitações.

O norte do Yukon é banhado pelo mar de Beaufort, e inclui ainda a ilha Herschel.

Nome

O nome Yukon se deve ao maior rio do território, o rio Yukon. O nome vem de uma dos idiomas aborígenes locais, o gwich’in, cujo significado é "grande rio".

História

Pré-história

Monte Logan, a maior montanha do Canadá.

Foram encontrados restos humanos que pertenceram a população mais antiga e primitiva da América do Norte, ainda que sua datação seja bastante discutida. Uma grande quantidade de ossos modificados e de traços humanoides que foram descobertos na região de Old Crow, ao norte de Yukon, têm entre 25000 e 40000 anos de idade, segundo o estudo pelo método de carbono 14.[2] O centro e o norte de Yukon não foram afetados pelas glaciações, como aconteceu com parte da Beríngia.

Clima

Yukon tem um clima tipicamente polar, variando sua rigorosidade de norte ao sul, do "mais frio ao menos frio", respectivamente. Yukon já registrou temperaturas muito baixas, como na pequena cidade de Kobtyen, onde já se chegou a registrar -64,3°C em sua região mais elevada. Oposto, fora registrada num verão a temperatura mínima de 6°C e máxima de 27°C, previsão mais quente já feita na província.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  2. J. Cinq-Mars Sobre o significado dos ossos de mamute modificados da Beríngia do Leste O mundo dos elefantes - Congresso Internacional, Roma 2001.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.