Saltar para o conteúdo

Barra da Tijuca (região administrativa): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 201.53.10.218 (bl)
Linha 14: Linha 14:
Também está em construção no [[bairro]] a [[Cidade da Música Roberto Marinho]], um complexo que abrigará a maior e mais moderna sala de concertos da [[América Latina]].<ref>http://www.rio.rj.gov.br/culturas/site/cult.php?go=&id=240198</ref>
Também está em construção no [[bairro]] a [[Cidade da Música Roberto Marinho]], um complexo que abrigará a maior e mais moderna sala de concertos da [[América Latina]].<ref>http://www.rio.rj.gov.br/culturas/site/cult.php?go=&id=240198</ref>


== Geografia ==
coraçao valente
[[Image:Pontões da Barra.jpg|thumb|right|200px|Condomínios na Barra da Tijuca.]]
guerreiro tricolor

WASHINGTON E MATADOR!!!!!!!!!!!!!!!!
A Barra ocupa o centro geográfico da porçao de terra entre as baías da [[Guanabara]] e de [[Sepetiba]], localizada entre uma larga [[Planície aluvial|planície aluvial]] comprimida entre [[montanha]]s, [[morro]]s e [[lagoa]]s. As formações montanhosas da [[Serra do Mar]], rebordo do [[Planalto Atlântico]], ergue-se ao redor da região,com suas ramificações encontrando-se com o mar, e divisa a Barra do restante da cidade do Rio, e as lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá separa a Barra do bairro vizinho de Jacarepaguá.

A região da Barra é cercada por '''dois grandes [[maciço]]s''': o maciço da '''[[Maciço da Pedra Branca|Pedra Branca]]''', que a separa dos demais bairros da zona oeste da cidade do Rio, de 1.025 [[metro]]s e o maciço da [[Maciço da Tijuca|Tijuca]], sobre o qual irrompem [[morro]]s e [[Cume|picos]], alguns cobertos por vasta e densa [[vegetação]], de grande interesse [[Turismo|turístico]], como o Pico da Tijuca (1.022 m) e uma das montanhas símbolos da Barra, a [[Pedra da Gávea]], de (842 m).

Seu [[litoral]] tem 18 [[quilômetro]]s de extensão, voltado ao [[Oceano Atlântico]], e inclui algumas [[ilha]]s. O [[litoral]] [[Oceano Atlântico|atlântico]] expressa alternâncias consideráveis, apresentando-se ora alto, quando em contato com as ramificações costeiras dos [[maciço]]s da [[Maciço da Pedra Branca|Pedra Branca]] e da [[Maciço da Tijuca|Tijuca]], ora baixo, trecho pelo qual se estendem as praias da [[Barra da Tijuca]] e do [[Recreio dos Bandeirantes]], eminentemente praias urbanas.


== Educação e ciência ==
== Educação e ciência ==

Revisão das 21h57min de 21 de junho de 2008

A Barra da Tijuca é um bairro de classe média alta e alta e está localizada numa grande ilha (juntamente com o Recreio) na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, sendo que a região da Barra da Tijuca, formada pelos bairros da Barra, Recreio, Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim, Joá e Itanhangá possui uma população de aproximadamente 180 mil habitantes. Possui 18 quilômetros de praia, uma das maiores do Estado, e 3 grandes lagoas, além de lagoas menores e canais. Possui quatro vias principais: a Avenida das Américas (principal via do bairro, que segue pelo Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba e possui cerca de 40 quilômetros), a Avenida Armando Lombardi (continuação da Avenida das Américas e que desemboca no Elevado do Joá), Avenida Ayrton Senna (que liga a Barra ao bairro de Jacarepaguá e à Linha Amarela, e a Avenida Sernambetiba (ao longo do litoral).

Ficheiro:Barra001.jpg
Edifícios na Barra da Tijuca.

O bairro faz limite com Jacarepaguá, Itanhangá, São Conrado, Joá, Recreio dos Bandeirantes e Camorim. A Barra, como é conhecida popularmente, é um bairro relativamente novo, classificada como de alto desenvolvimento humano, pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,959), um dos maiores do Estado do Rio. Os dados demográficos indicam que a Região foi a que mais cresceu no município na década de 1990: cerca de 44%, ou 124 mil novos habitantes. O maior aumento populacional ocorreu na segunda metade da década, com uma taxa relativa de crescimento de 26%, ou 45.721 mil novos residentes. As obras de ligação urbana da Barra, a Auto-Estrada e a Linha Amarela, que transpõem grandes formações rochosas do maciço da Tijuca, estão entre as obras mais caras já executadas no Estado.

Projeto Cidade da Barra

New York City Center.

Durante os anos 80, a Barra da Tijuca viveu uma explosão demográfica, com praticamente todos os terrenos ao longo das suas avenidas ocupados por grandes condomínios residenciais, parques, supermercados, shopping centers, escolas, hospitais. As avenidas foram duplicadas e receberam sinalização. Nesta época, houve um movimento de emancipação da Barra e bairros vizinhos, mas o resultado do plebiscito foi contrário.

Há um projeto de lei em andamento na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em que se prevê a formação de um novo município formado pela Barra, Recreio, Grumari, Vargem Pequena, Vargem Grande, Jacarepaguá, Itanhangá, Joá, com o nome de Barra da Tijuca. O projeto, porém, depende da aprovação do Projeto de Lei em tramitação no Congresso Federal, PEC 13/03, que transfere aos Estados a competência para legislar sobre a matéria, como era até 1996.

Também está em construção no bairro a Cidade da Música Roberto Marinho, um complexo que abrigará a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina.[1]

Geografia

Condomínios na Barra da Tijuca.

A Barra ocupa o centro geográfico da porçao de terra entre as baías da Guanabara e de Sepetiba, localizada entre uma larga planície aluvial comprimida entre montanhas, morros e lagoas. As formações montanhosas da Serra do Mar, rebordo do Planalto Atlântico, ergue-se ao redor da região,com suas ramificações encontrando-se com o mar, e divisa a Barra do restante da cidade do Rio, e as lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá separa a Barra do bairro vizinho de Jacarepaguá.

A região da Barra é cercada por dois grandes maciços: o maciço da Pedra Branca, que a separa dos demais bairros da zona oeste da cidade do Rio, de 1.025 metros e o maciço da Tijuca, sobre o qual irrompem morros e picos, alguns cobertos por vasta e densa vegetação, de grande interesse turístico, como o Pico da Tijuca (1.022 m) e uma das montanhas símbolos da Barra, a Pedra da Gávea, de (842 m).

Seu litoral tem 18 quilômetros de extensão, voltado ao Oceano Atlântico, e inclui algumas ilhas. O litoral atlântico expressa alternâncias consideráveis, apresentando-se ora alto, quando em contato com as ramificações costeiras dos maciços da Pedra Branca e da Tijuca, ora baixo, trecho pelo qual se estendem as praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, eminentemente praias urbanas.

Educação e ciência

Com diversos estabelecimentos de ensino fundamental, unidades pré-escolares, escolas de nível médio e algumas instituições de nível superior, a rede de ensino da Barra é a considerada extensa em relação a sua população. Dentre instituições de ensino superior se destaca o IBMEC.

Transportes

Aeroportos

A Barra conta com um aeroporto comercial:

Também existe no Barra um aeroporto reservado à operação de ultraleves, o Clube Ceu (Clube Esportivo de Ultraleves)[2], situado ao sul do Autódromo Internacional Nelson Piquet, também de frente para a Lagoa de Jacarepaguá. Trata-se de um dos mais bem aparelhados clubes dentre as agremiações esportivas do mundo todo, considerado pelas autoridades aeronáuticas brasileiras um padrão na aviação esportiva.[3]

Heliportos

Existem vários heliportos e helipontos. Além da possibilidade de pousar no aeroporto, também se pode contar com o Heliporto do Recreio e o do Barrashopping.

Sub-bairros da Barra

Principais condomínios e associações de moradores

  • Alfa Barra
  • Américas Park
  • Barra Bali
  • Blue
  • Bosque Marapendi
  • Cidade Jardim
  • Golden Green
  • Interlagos de Itaúna
  • Mandala
  • Mundo Novo
  • Nova Ipanema
  • Novo Leblon
  • Parque das Rosas
  • Pedra de Itaúna
  • Rio 2
  • Rio-Mar
  • Riviera del Fiori
  • Santa Mônica Jardins

Referências