Serras e planaltos do Leste e do Sudeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Planalto Atlântico)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste – ocupam uma larga faixa de terras na porção oriental do país e, em terrenos predominantemente cristalinos, onde observamos a presença de superfícies bastante acidentadas, com sucessivas escarpas de planalto; daí o fato de ser chamada a região de “domínio dos mares de morros”. Aí encontramos também formações de elevadas altitudes, como as serras do Mar e da Mantiqueira, que caracterizam este planalto como sendo a “região das terras altas”. Na porção mais interior dessas subunidade, em Minas Gerais, encontramos uma importante área rica em minério, na serra do Espinhaço, na região denominada Quadrilátero Ferrífero. (site cola na web)

As serras e planaltos do Leste e do Sudeste, também chamadas de Mar de Morros, é uma formação geomorfológica do Brasil, classificadas pelo geógrafo brasileiro Aroldo de Azevedo como a parte sul do planalto Atlântico, são uma formação do relevo brasileiro, localizada no sudeste do planalto Brasileiro.

Estendem-se do extremo nordeste de Santa Catarina até o interior da Bahia. Abrangem os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Nelas se localizam as Serra da Mantiqueira, do Mar, de Diamantina, do Espinhaço e da Canastra. São parte integrante do maior grupo de planaltos do país, segundo a classificação de Aziz Ab'Saber.

Na classificação original o macro-sistema era visto como planalto atlântico ou oriental e tinha como limite norte a Borborema. Menos exposto as frentes marinhas, possui menor trecho sedimentar costeiro na altura da Serra do Mar.(estudos da wikipedia)

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.