Parque Estadual da Serra do Mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Parque Estadual da Serra do Mar
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Vista da Serra do Mar em Ubatuba e das praias do Ubatumirim e Estaleiro do Padre.
Localização
País Brasil
Estado São Paulo
Municípios Caraguatatuba, Cunha, São Paulo, Juquitiba, Mongaguá, Itanhaém, Cubatão, Pedro de Toledo, Ubatuba, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião
Dados
Área &0000000000315390.690000315 390,69 hectares (3 153 9 km2)
Criação 31 de agosto de 1977 (41 anos)
Gestão Fundação Florestal
Coordenadas 23° 58' 4" S 46° 38' 59.7" O
Parque Estadual da Serra do Mar está localizado em: Brasil
Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque Estadual Serra do Mar tem cerca de 332.000 hectares, vai da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, cobrindo toda a região serrana e arredores da Serra do Mar dentro do estado, contendo a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. Porém grande parte da sua vegetação é de mata secundária e sem fauna de grande porte devido a caça intensa e corte de palmito,e é encontrada muita cana-de-açucar no local.

A UC é administrada por 10 Núcleos, sendo eles:[1]:

Com 332.000 hectares, envolvendo quinze municípios da região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, Cubatão é um dos núcleos administrativos do Parque Estadual Serra do Mar.

Durante uma avaliação ecológica rápida, utilizada para caracterizar a biodiversidade do Parque, os especialistas percorreram 21 trilhas, em 40 dias de campo. Foram registradas 373 espécies de aves, mais da metade do total existente na Mata Atlântica; 111 espécies de mamíferos (quase a metade do total), com 22 ameaçadas de extinção, principalmente os primatas. Das 1265 espécies de plantas registradas, 3 são inéditas.

A Mata Atlântica já cobriu quase toda a faixa litorânea de Norte a Sul do Brasil. Hoje,depois dos Portugueses destruirem quase tudo, o pouco que restou está protegido em parques, reservas e estações ecológicas, conhecidas como Unidades de Conservação de uso indireto.

Em São Paulo, Unidades como o Parque Estadual Serra do Mar, são administradas pela Secretaria do Meio Ambiente, através da Fundação Florestal. A caça e corte da Içara (um tipo de palmeira) é extremamente comum em todos os núcleos do Parque. A fiscalização é exercida pela Polícia Militar Ambiental e Fundação Florestal.

Referências

  1. «Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar» (PDF). Fundação Florestal. Consultado em 13 abr. 2012 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.