Parque Estadual de Ilhabela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Parque Estadual de Ilhabela
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Vista geral do panorama da ilha, com a zona do parque ao fundo
Localização
País  Brasil
Estado  São Paulo
Mesorregião Vale do Paraíba Paulista
Microrregião Caraguatatuba
Localidade mais próxima Ilhabela
Dados
Área &0000000000029317.99000029 317,99 hectares (293 2 km2)[1]
Criação 20 de janeiro de 1977 (41 anos)[2][3]
Gestão Fundação Florestal[1]
Coordenadas 23° 51' 7" S 45° 20' 38" O
Parque Estadual de Ilhabela está localizado em: Brasil
Parque Estadual de Ilhabela

O Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) localiza-se no município-arquipélago marinho de Ilhabela, estado brasileiro de São Paulo. Foi criado em 20 de janeiro de 1977 através do decreto estadual nº 9.414 e apresenta área de 27,025 ha,[1] o que corresponde a cerca de 85% do território abrangido por esse arquipélago.

Além da fauna e flora, o PEIb abriga oito dos dezoito núcleos de comunidades tradicionais caiçaras de Ilhabela.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

O PEIb tem como objetivo garantir a proteção dos remanescentes da Mata Atlântica que, por ser um dos biomas mais ameaçados do planeta, foi declarada reserva da biosfera pela Unesco.

Abrangência[editar | editar código-fonte]

Os limites do PEIb são estabelecidos por cotas altimétricas e inclui toda a região da Ilha de São Sebastião voltada para o Canal de São Sebastião, entre as pontas das Canas e da Sela.

Tal limite é estabelecido pela cota altimétrica (200 metros de altitude). Toda a área acima dessa cota de altitude, portanto, pertence ao PEIb. Entre a ponta das Canas e a praia dos Castelhanos (na baia dos Castelhanos), o limite do PEIb se encontra na cota 100, o mesmo acontecendo no trecho da ilha que fica entre a ponta da Sela e a praia da Indaiaúba (na enseada das Enchovas). Entre as praias da Indaiaúba e da Figueira (abrangendo toda a península do Boi) o limite do parque se estende até o nível do mar.

Todas as demais ilhas e ilhotas do arquipélago de Ilhabela pertencem à área abrangida pelo PEIb, cuja administração é realizada pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Biodiversidade[editar | editar código-fonte]

Flora[editar | editar código-fonte]

Dentro das dezenas de espécimes da flora podemos destacar jequitibás, jatobás, o guapuruvus, o cedros, louro-pardos, bicuibas, figueiras, canela-moscadas, pau-d’alhos, pau d’arcos e ipês branco, amarelo e roxo.

Por possuir áreas de difícil acesso, o arquipélago de Ilhabela serve também como refúgio para inúmeras espécies de aves migratórias que lá encontram pousada e alimento, durante o intervalo de grandes jornadas que realizam todos os anos.

Fauna[editar | editar código-fonte]

Mamíferos como macaco-prego, jaguatirica e paca ainda são vistos, embora muito raramente. O caxinguelê, por outro lado, é bastante comum. Tucanos, maritacas, tiê-sangues, macucos, gaviões-pega-macacos, apuins-de-cauda-amarela, jacus e jacutingas, entre outros, compõem a avifauna do parque.

O cururuá, é uma espécie de roedor endêmica da Ilha de São Sebastião e está ameaçado de extinção, não havendo nenhum dado preciso sobre o número de espécimes ainda encontrados na natureza.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque Estadual de Ilhabela

Referências

  1. a b c Parque Estadual de Ilhabel. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Página visitada em 29 de janeiro de 2014.
  2. Parque Estadual de Ilhabela. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente (Relatório Completo). Página visitada em 29 de janeiro de 2014.
  3. «Decreto nº 9.414, de 20 de janeiro de 1977». Cria o Parque Estadual de Ilhabela e dá providências correlatas. Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. 20 de janeiro de 1977. Consultado em 29 de janeiro de 2014. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.