Caribe sul-americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Caribe sul-americano (português brasileiro) ou Caraíbas sul-americanas (português europeu) são a parte das costas do continente sul-americano para o Mar do Caribe.

Caribe colombiano[editar | editar código-fonte]

Ilha colombiana de Providência no Mar do Caribe

Desde a fronteira com Panamá até Castilletes na Península de La Guajira fronteira com a Venezuela.

Compreende as costas dos Departamentos Colombianos de Chocó (costa norte), Antioquia, Córdoba, Sucre, Bolívar, Atlántico, Magdalena e Guajira.

Além disso Colômbia possui um departamento insular no Caribe com diversas ilhas e cayos:

Caribe venezuelano[editar | editar código-fonte]

Ilha Gran Roque, no Arquipélago de Los Roques no Caribe Venezuelano

Desde Castilletes na fronteira com a Colômbia até a costa norte da Península de Paria, no Estado Sucre, a leste da Venezuela.

Compreende as Costas dos Estados venezuelanos de Zulia, Falcón, Yaracuy, Carabobo, Aragua, Vargas, Miranda, Anzoátegui e a costa norte e nordeste de Sucre.

Venezuela é o país que possui as maiores costas sobre o Mar do Caribe, e no confluente das regiões setentrionais da Cordilheira dos Andes e o Planalto das Guianas, também é o país com maior território marítimo reconhecido neste Mar.

Venezuela possui duas entidades federais insulares no Caribe (Nueva Esparta e as Dependências Federais) além de diversos arquipélagos, cayos, ilhas e ilhotes incorporados a territórios de vários estados que formam parte do Caribe:

Ver também[editar | editar código-fonte]