A Study in Pink

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"A Study in Pink"
"Um Estudo em Rosa" (BR)
1.º episódio da 1.ª temporada de Sherlock
Informação geral
Direção Paul McGuigan
Escritor(es) Steven Moffat
Produção Sue Vertue
Canção(ões) David Arnold
Michael Price
Edição Mali Evans
Charlie Phillips
Duração 88 minutos
Transmissão original 25 de julho de 2010
Convidados
Cronologia
"The Blind Banker"
Lista de episódios

"A Study in Pink" (português: "Um Estudo em Rosa" ou "A Mulher de Rosa") é o primeiro episódio da série de televisão Sherlock e a primeira transmissão aconteceu na BBC One e BBC HD em 25 de julho de 2010. Ele apresenta os personagens principais e resolve um mistério de assassinato. Ele é vagamente baseado no primeiro livro de Sherlock Holmes, "A Study in Scarlet".[1]

O episódio foi escrito por Steven Moffat, que co-criou a série. Ele foi originalmente filmado como um piloto de 60 minutos para Sherlock, dirigido por Coky Giedroyc.[2][3] No entanto, a BBC decidiu não transmitir o piloto, mas, encomendou uma série de três episódios de 90 minutos cada.[4] A história foi reescrita, desta vez dirigido por Paul McGuigan. A British Board of Film Classification avaliou o piloto como um certificado de 12 (não recomendado para menores de 12 anos) para vídeo e exposição on-line, e é incluído como um recurso adicional no DVD lançado em 30 de agosto de 2010.[carece de fontes?]

Enredo[editar | editar código-fonte]

John Watson (Martin Freeman), um médico no Exército ferido no Afeganistão, reúne Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch), que está à procura de um companheiro de apartamento para partilhar um apartamento na 221B Baker Street, de propriedade da proprietária Sra Hudson (Una Stubbs). A polícia, liderada pelo detetive inspetor Lestrade (Rupert Graves), têm sida confundido por uma série estranha de mortes, que só pode-se descrever como "suicídios em série". Sherlock olha para a cena do crime mais recente, de uma mulher chamada Jennifer Wilson, que estava vestida de rosa. Sherlock deduz Wilson era uma série de adúltero em um casamento infeliz. Ao contrário de outras vítimas, ela deixou um bilhete, arranhando "Rache" no chão. Sherlock ignora a sugestão do perito forense Anderson, que diz ele a palavra é alemão para "vingança" e reconhece a vítima morreu antes de terminar de escrever "Rachel". Sherlock encontra salpicos de lama em sua perna, jogado para cima pela roda de uma mala, e deduz que ela é de fora da cidade. A polícia não encontrou nenhuma mala com o corpo, mas Sherlock procura por ela mais tarde, encontrando abandonada nas proximidades. Enquanto isso, John recebe uma chamada em uma caixa de telefone e é levado para um armazém vazio, onde ele encontra um homem que afirma ser "arqui-inimigo" de Sherlock. Ele oferece-lhe dinheiro para espionar Sherlock, mas John se recusa. O homem também diz a John que, longe de sofrer de transtorno de estresse pós-traumático como seu terapeuta acredita que, na verdade ele perdeu a guerra.

Quando John retorna ao 221B, Sherlock pede-lhe para enviar uma mensagem de texto para o telefone e diz que ainda falta Wilson, esperando que o assassino faça uma jogada. Enquanto espera em um restaurante local, Sherlock percebe um táxi e dá início à perseguição, usando seu vasto conhecimento de ruas e becos de Londres, a supera-lo a pé. No entanto, quando eles finalmente param o táxi, o passageiro é um turista da América do Norte que acaba de chegar no Reino Unido: um álibi perfeito. Acreditando que Sherlock ocultou provas, Lestrade executa um busto de drogas como uma desculpa para procurar seu apartamento. Sherlock presume que "Rachel" era a senha de e-mail de Wilson, e a vítima jogou seu telefone sobre o assassino para que ele pudesse ser rastreado por GPS. Ao mesmo tempo, John encontra o sinal, está vindo do 221B, a senhora Hudson diz a Sherlock que um táxi está esperando por ele. Lá fora, o taxista (Phil Davis) confessa os assassinatos, mas proclama que ele simplesmente fala para suas vítimas e elas se matam. Ele desafia Sherlock para resolver seu quebra-cabeça, e, mais tarde, dentro de um edifício tranquilo, uma faculdade, o taxista pega dois frascos, cada um contendo um comprimido idêntico. Ele diz que uma das pílulas é inofensiva, a outro tem veneno; ele convida suas vítimas para escolherem uma, prometendo que vai engolir a outra – e ele simplesmente vai matá-las se elas se recusarem.

Sherlock logo deduz que o taxista é um pai distante que foi dito 3 anos antes, que ele estava morrendo. O taxista admite que um "fã" de Sherlock contatou ele e ofereceu-se para "patrocinar" o seu trabalho, pagando dinheiro para cada assassinato, para ser deixado aos filhos do taxista. Sherlock percebe que a arma é realmente um isqueiro e começa a sair. No entanto, o taxista desafia-o novamente para escolher uma pílula e ver se ele pode resolver o enigma. Enquanto isso, John traçou o sinal de GPS do telefone e seguiu Sherlock. Através de uma janela no edifício vizinho ele atira no taxista. Sherlock questiona o taxista morrendo sobre a identidade de seu "fã", o patrocinador do taxista, e, finalmente, sob coação, ele revela um nome: "Moriarty". A polícia chega e Sherlock começa deduzindo fatos sobre a identidade do atirador, antes de perceber que deve ser John e dizendo Lestrade a ignorar tudo o que ele disse. Sherlock e John deixam a cena e correm para o homem que havia sequestrado John anteriormente. Ele acaba por ser o irmão mais velho de Sherlock, Mycroft (Mark Gatiss); John agora entende que Mycroft tentou suborná-lo para fora de uma verdadeira preocupação para Sherlock. Mycroft então instrui sua secretária Anthea (Lisa McAllister) para aumentar o seu estado de vigilância.

Referências no episódio[editar | editar código-fonte]

O episódio é vagamente baseado em A Study in Scarlet e contém referências a outras obras de Arthur Conan Doyle. Moffat disse de "A Study in Pink" e A Study in Scarlet: "há muitos elementos da história e da ampla forma dele, mas mexem muito com ele".[5] Tom Sutcliffe de The Independent disse que "Os fãs vão reconhecer de imediato que o Sherlock fechou na leitura e aplica-se para o celular do John, e é extraída de uma análise quase idêntica de um relógio de bolso [tirado de The Sign of the Four]. Mais maliciosamente oblíqua é a conversão do anel perdido que Holmes usa para atrair o assassino em A Study in Scarlet, em um "anel" perdido, um telefone celular que pode ser usado para entrar em contato com o assassino diretamente. "[6] O episódio também usa uma pista idêntica à história original, mas dá-lhe um significado diferente: ambas as histórias apresentam "Rache" escrita na cena do crime. Na história original, Holmes rejeita a sugestão de que a vítima estava tentando escrever "Rachel", em vez, aponta que "Rache" é alemão para "Revenge" (vingança). Nesta versão a interpretação de Holmes é invertido; ele zomba da explicação "Revenge" e sugere que a vítima estava tentando escrever "Rachel".

O "problema dos três remendos", que descreve que Sherlock é semelhante ao termo "problema três pipe" que ele usa em "The Adventure of the Red-Headed League".[7]

A menção pelo Srª. Hudson de "Sra Turner que mora ao lado" é uma referência a um ponto em "A Scandal in Bohemia", onde a senhoria de Holmes é uma vez nomeado como Srª. Turner, em vez de como Srª. Hudson.

O grito febril de "o jogo, a senhora Hudson, é ligada!" é uma referência a uma linha em "The Adventure of the Abbey Grange", "o jogo está em andamento", que é frequentemente acreditado junto de Holmes em adaptações. Em 2013 os mini-episódio "Many Happy Returns", uma manchete de jornal tentadoramente lê "O jogo está de volta", como um prenúncio do retorno iminente do personagem.

O taxista está morrendo de um aneurisma cerebral, enquanto o assassino em A Study in Scarlet está morrendo de um aneurisma da aorta.

A referência de John na cena final de ter sido baleado no ombro (mas deixando a perna mole por causa de somatização) é uma referência a um erro de continuidade nas histórias de Conan Doyle: no original A Study in Scarlet, a lesão de Watson está a ser dita em seu ombro, mas em histórias posteriores Holmes de Conan Doyle, que está a ser dita em sua perna.

O segundo nome da vítima de assassinato é James Phillimore, uma referência a um caso que Holmes não conseguiu resolver em "The Problem of Thor Bridge".

As mensagens de texto que Sherlock envia a John são tomadas quase que palavra por palavra de um telegrama, Holmes envia a Watson em "The Adventure of the Creeping Man".

O personagem Angelo, a quem Sherlock salva de uma acusação de assassinato por provar à polícia que ele estava do outro lado de Londres, é uma clara referência a um personagem menor no filme de Sherlock Homes de 1944 Dressed to Kill, a quem Holmes semelhantemente ajuda provando que ele estava em outro lugar em Londres soprando aberto um cofre.

O caso que Sherlock está trabalhando quando ele conhece John envolve um irmão culpado com uma escada verde. Esta é uma aparente referência a uma história inacabada encontrado após a morte de Conan Doyle, uma vez concluída como "The Adventure of The Tall Man" e incluído (às vezes como apenas o contorno original) em algumas edições do Sherlock Holmes Apocrypha.

Produção[editar | editar código-fonte]

A história foi originalmente filmado como um piloto de 60 minutos para Sherlock, dirigido por Coky Giedroyc. Foi planejado para ser transmitido em meados e final de 2009. .[8] A intenção era produzir uma série completa o piloto deve provar ser bem sucedido. .[8] No entanto, a primeira versão do piloto - relataram ter custado £ 800.000 - levou a rumores dentro da BBC e meios de comunicação mais amplos, que Sherlock ia ser um desastre em potencial.[9][10] A BBC decidiu não transmitir o piloto, solicitaram uma refilmagem e um total de três episódios de 90 minutos cada.[9][10] A Sun informou uma fonte não identificada como tendo dito: "A tripulação não podia simplesmente reutilizar filmagens porque a série é agora totalmente diferente. As histórias são agora mais complexas e detalhadas, de modo que, basicamente, teve que começar de novo."[4] O episódio recentemente baleado, diz o jornalista Mark Lawson, foi "substancialmente expandida e reescrita, e completamente reinventado no olhar, ritmo e som.[10] A primeira temporada de Sherlock foi produzido em ordem inversa; "A Study in Pink" foi o último dos três a serem produzido. Isto porque escritor episódio e co-criador Steven Moffat estava ocupado com a quinta temporada de Doctor Who.[11] Informações gerais sobre o relacionamento de Sherlock e a Mycroft foi cortado do episódio final, uma vez que foi visto como dar demasiado e afastado.[12] Para o piloto, os papéis de Sally Donovan e Angelo foram retratados por Zawe Ashton e Jose Long, respectivamente, mas foram retratados por Vinette Robinson e Stanley Townsend na metade do episódio.

O episódio foi criado em 2010, em vez do período vitoriano, tão acostumado modernos dispositivos, como telefones celulares, cabinas telefônicas e adesivos de nicotina ao invés do tradicional cachimbo e outros adereços de época. .[13] A passagem de um tubo para um adesivo de nicotina refletida mudança de atitudes sociais e transmitindo regulamentos.[14] O director Paul McGuigan disse que, usando a tecnologia moderna está de acordo com o personagem de Conan Doyle, salientando que "Nos livros ele iria usar qualquer dispositivo possível e ele estava sempre no laboratório fazendo experiências. É apenas uma versão moderna do mesmo. Ele vai usar as ferramentas que estão disponíveis para ele hoje, a fim de descobrir as coisas ".[14] Sherlock Holmes ainda vive no mesmo endereço de Baker Street como nas histórias de Conan Doyle.[8] No entanto, ele foi filmado no 185 North Gower Street.[7] Baker Street era impraticável por causa do tráfego pesado,[15] e do número de coisas rotulado de "Sherlock Holmes", que teriam de ser disfarçado.[16]

As filmagens de o piloto começou em janeiro de 2009 em locações em Londres e Cardiff. Ele foi escrito por Moffat e dirigido por Coky Giedroyc.[17] A noite de sete horas teve lugar em 20/21 de janeiro,teve tiroteio no bar nenhum sinal em Wind Street, Swansea. O bar tinha sido redesenhado como um restaurante italiano para o tiro, onde Holmes e Watson jantaram.[18] gestores Localização selecionaram o bar como o local porque eles precisavam de um edifício que poderia dobrar como um restaurante italiano que estava perto de um beco. .[19] Em 21 de janeiro, cenas foram filmadas em Newport Road, Cardiff. Local de rodagem concluído em 23 de janeiro, com cenas filmadas em Baker Street, em Londres.[18] Durante essa semana, as filmagens também foram feitas no local, em Merthyr Tydfil.[20]

De acordo com Moffat e Gatiss, a BBC gostaram do piloto tanto que eles pediram três episódios de 90 minutos. No entanto, a versão piloto de "An Study in Pink" tinha sido produzido como um episódio de 60 minutos. Os produtores sentiram que não podiam simplesmente adicionaram outra meia hora para o episódio, eles tiveram que filmá-lo novamente. O produtor Sue Vertue acrescentou as cenas adicionais para aumentar o comprimento não teria correspondido porque um diferente diretor de fotografia e uma câmera superior foi utilizado quando as filmagens da série.[21]

Transmissão e recepção[editar | editar código-fonte]

"A Study in Pink" foi transmitido pela primeira vez na BBC One em 25 de julho de 2010.[22] índices de audiência durante a noite mostraram que o episódio foi assistido por um total de 7,5 milhões de telespectadores na BBC One e BBC HD.[23] índices de audiência finais foram até 9,23 milhões de espectadores e uma média uma quota de 28,5% da audiência no Reino Unido com um alto IA, com classificação de 87.[24][25] O episódio foi baixado por 1.403 milhões de vezes no on-line da BBC iPlayer, o terceiro programa de 2010 mais requisitado.[26]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O episódio ganhou um Peabody Award em 2010 "por trazer o detetive amado Vitoriano na alta tecnologia presente, permanecendo fiel à concepção original de seu criador."[27] Ele foi aclamado pela crítica. Dan Martin, (da The Guardian) disse: "São dias cedos, mas o primeiro dos três episódios de 90 minutos ", A Study in Pink, "é um brilhantemente promissor. Ele tem o requinte de "Spooks", mas é, indiscutivelmente, Sherlock Holmes. As sequências de dedução são engenhosos, e o enredo é a complexidade do clássico Moffat. Os puristas vão se ofender, como os puristas sempre fazem".[28] No entanto, Sam Wollaston, também pelo The Guardian, estava preocupado que alguns elementos da história foram inexplicáveis.[13] Tom Sutcliffe pelo The Independent, também sugere que Holmes era "um pouco lento" para ligar os atributos do assassino para um motorista de táxi de Londres, mas sua avaliação é de outra maneira positiva. Ele escreveu: "Sherlock é um triunfo, espirituoso e sabe, sem nunca cortar pela raiz a fora e tem um deslumbramento do original. Ele entende que Holmes não é realmente sobre o enredo, mas cerca de carisma ... flagrantemente infiel ao original em alguns aspectos, Sherlock é maravilhosamente leais a ele em todos os sentidos que importa ".[6] Chris Tilly, da IGN avaliaram o episódio de 7,8 dos 10, descrevendo-o como "uma excelente história de origem de 90 minutos envolta de um mistério em vez sem inspiração que não leva totalmente voo". Ele foi positivo para a introdução das duas personagens principais e atores, mas sentiu o mistério era "uma espécie de anticlímax" e o Inspetor Lestrade foi "o único elo fraco".[29] Serena Davies de The Daily Telegraph particularmente elogiou e afirmou que o show "funcionou porque estava se divertindo" e foi "bastante agradável". Sua única crítica foi o Holmes era "muito legível" e faltava o mistério antes visto em outros retratos do personagem.[30] O revisor da The AV Club, John Teti deu a "A Study on Pink" um grau de um B, sentindo que os modernos dias, as atualizações foram muito forçadas e que a resolução foi "exagerada". No entanto, ele elogiou o show por ser "corajosa" e Freeman por ser "eminentemente assistível", embora a tomada mais jovem em Holmes "[infectado] as performances às vezes".[31] Den of Geek seleciou "A Study in Pink" como um dos melhores episódios de TV de 2010, descrevendo-o como "um masterclass em como escrever um episódio de abertura".[32]

Referências

  1. Oglethorpe, Tim (23 de julho de 2010). «Sherlock's got sexy! With nicotine papers instead of a pipe and taxis replacing hansom cabs, the new TV Holmes is a very 21st century hero». Daily Mail. Consultado em 4 de maio de 2012 
  2. Seale, Jack (3 de abril de 2012). «Mark Gatiss: I'm proud of binned Sherlock pilot». Radio Times 
  3. Lawson, Mark (2 de setembro de 2010). «The rebirth of Sherlock: Comparing the pilot of hit detective series Sherlock to the finished product is highly revealing». The Guardian 
  4. a b Wightman, Catriona (27 de maio de 2010). «BBC drops Sherlock Holmes pilot». Digital Spy. Consultado em 27 de maio de 2010. Cópia arquivada em 30 de maio de 2010 
  5. Leader, Michael (21 de julho de 2010). «Steven Moffat and Mark Gatiss interview: Sherlock». Den of Geek. Consultado em 4 de maio de 2012 
  6. a b Sutcliffe, Tom (26 de julho de 2010). «The Weekend's TV: Sherlock, Sun, BBC1 Amish: World's Squarest Teenagers, Sun, Channel 4». The Independent. Consultado em 28 de julho de 2010. Cópia arquivada em 28 de julho de 2010 
  7. a b «Sherlock — did you know?». BBC Entertainment. Consultado em 4 de maio de 2012. Arquivado do original em 3 de fevereiro de 2012 
  8. a b c «BBC to make a modern-day Sherlock Holmes». The Daily Telegraph. 19 de dezembro de 2008. Consultado em 5 de maio de 2012 
  9. a b Heritage, Stuart (24 de dezembro de 2010). «Replay the best of 2010». The Guardian. Consultado em 5 de maio de 2012 
  10. a b c Lawson, Mark (2 de setembro de 2010). «The rebirth of Sherlock». The Guardian. Consultado em 5 de maio de 2012 
  11. Wilkes, Neil; Levine, Neil (17 de abril de 2010). «Mark Gatiss talks 'Who', 'Sherlock'». Digital Spy. Consultado em 4 de maio de 2012 
  12. Goodacre, Kate (15 de maio de 2012). «Sherlock, Mycroft relationship will remain a mystery, says Mark Gatiss». Digital Spy. Consultado em 15 de maio de 2012 
  13. a b Wollaston, Sam (26 de julho de 2010). «Sherlock has a great new take on the characters - but what happened to the plot». The Guardian. Consultado em 4 de maio de 2012 
  14. a b Pendreigh, Brian (19 de julho de 2010). «Times have changed but crimes are the same for new Sherlock Holmes». The Herald. Consultado em 5 de maio de 2012 
  15. «Sherlock Holmes, and the riddle of the packed sandwich bar». Daily Mail. 15 de agosto de 2010. Consultado em 5 de maio de 2012 
  16. Cumberbatch, Benedict; Martin Freeman; Mark Gatiss (2010). Audio commentary for "The Great Game" (DVD). Sherlock Series 1 DVD: BBC 
  17. «BBC Drama announces 'Sherlock', a new crime drama for BBC One» (Nota de imprensa). BBC Press Office. 19 de dezembro de 2008. Consultado em 27 de dezembro de 2008 
  18. a b Staff (24 de janeiro de 2009). «Exclusive: Gossip from city filming of BBC drama Sherlock». South Wales Evening Post. Northcliffe Newspapers Group 
  19. Staff (19 de janeiro de 2009). «Bar mystery solved by detective work». South Wales Evening Post. Northcliffe Newspapers Group 
  20. Staff (21 de janeiro de 2009). «Actors on set for detective drama». South Wales Evening Post. Northcliffe Newspapers Group 
  21. "Unlocking Sherlock", documentary included on the Series 1 DVD/Blu-Ray release
  22. «Network TV BBC Week 30: Unplaced» (Nota de imprensa). BBC. Consultado em 5 de maio de 2012 
  23. Millar, Paul (26 de julho de 2010). «'Sherlock' premieres to 7.5m». Digital Spy. Consultado em 4 de maio de 2012 
  24. Sweney, Mark (26 de julho de 2010). «Sherlock Holmes more popular than Tom Cruise». The Guardian. Consultado em 4 de maio de 2012 
  25. Millar, Paul (28 de julho de 2010). «'Sherlock' well-received by critics». Digital Spy. Consultado em 4 de maio de 2012 
  26. «BBC iPlayer celebrates a record-breaking 2010» (Nota de imprensa). BBC. 23 de dezembro de 2010. Consultado em 5 de maio de 2012 
  27. 70th Annual Peabody Awards, May 2011.
  28. Martin, Dan (23 de julho de 2010). «Sherlock makes Sunday night TV sexy». The Guardian. Consultado em 25 de julho de 2010. Cópia arquivada em 26 de julho de 2010 
  29. Tilly, Chris (27 de janeiro de 2010). «Sherlock: "A Study in Pink" Review». IGN. Consultado em 4 de maio de 2012 
  30. Davies, Serena (23 de julho de 2010). «Sherlock, BBC One, review». The Daily Telegraph. Consultado em 4 de maio de 2012 
  31. Teti, John (24 de outubro de 2010). «A Study in Pink». The A.V. Club. Consultado em 4 de maio de 2012 
  32. «The Best TV Episodes of 2010». Den of Geek. 7 de janeiro de 2010. Consultado em 4 de maio de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]