Abará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Abará é um bolinho de feijão-fradinho moído cozido em banho-maria embrulhado em folha de bananeira. É um prato típico da culinária africana e da cozinha baiana. Também faz parte da rituais do candomblé.[1] É feito com a mesma massa que o acarajé; a única diferença é que o abará é cozido e leva temperos e azeite de dendê em sua massa, enquanto o acarajé é frito.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Abará" é oriundo do termo iorubá aba'ra.[2]

Abará.

Preparo[editar | editar código-fonte]

O preparo da massa é feito com feijão-fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirada toda a casca, passa-se novamente no moinho e, desta vez, deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa, acrescentam-se cebola ralada, sal, camarão seco e azeite de dendê.

Quando for comida de ritual, coloca-se um pouco de pó de camarão e, na culinária baiana, coloca-se camarões secos, previamente escaldados para extrair o sal. Os camarões secos podem ser moídos junto com o feijão, preservando-se alguns deles inteiros.

Esta massa deve ser envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira, análogamente ao processo usado para se fazer o acaçá, e deve ser cozido no vapor em banho-maria.

Pode ser comido puro mas, geralmente, é ingerido com camarão, caruru, vatapá, salada e pimenta à gosto.

Referências

  1. Enciclopédia Nordeste — "Dicionário do Folclore Brasileiro, Câmara Cascudo, Ediouro
  2. CUNHA, A. G. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. p. 2.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bahia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.