Aermacchi MB-339

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MB-339 da Esquadrilha de Demonstração Aérea italiana Frecce Tricolori
MB-339 da Esquadrilha de Demonstração Aérea italiana Frecce Tricolori
Três vista do Aermacchi MB-339A

O Aermacchi MB-339 é uma aeronave monomotora a jato para o treinamento militar desenvolvida pela companhia italiana Aermacchi, seu primeiro voo ocorreu em 12 de agosto de 1976. Será substituído pelo Aermacchi M-346.

Com o sucesso alcançado pela MB-326, a Aermacchi desenvolveu uma aeronave atualizada para substituí-la. Porém, no mercado já existiam diversos modelos e o Aermacchi MB-339 não alcançou as vendas esperadas. Foram produzidas mais de 200 unidades, porém a maioria para a Força Aérea da Itália.

O MB-339 é uma revisão e atualização do MB-326, uma aeronave de projeto simples e eficiente. O avião entrou em serviço operacional na Força Aérea da Itália em julho de 1978.

O MB-339 participou da Guerra das Malvinas, empregado pela Marinha da Argentina. Foram usadas seis aeronaves, destas uma foi derrubada, uma caiu e três foram capturadas pelo inimigo.

A partir da aeronave biposta de treinamento, a exemplo do MB-326, foi desenvolvida uma versão monoposta de ataque denominada MB-339K. Esta versão está equipada com dois canhões DEFA 553 e o turbojato Viper Mk 680, pode carregar até 1.900 kg em bombas. Este desenvolvimento levou a versão de ataque MB-339C, comprada pela Itália, Eritreia e Nova Zelândia.

Esta versão participou dos conflitos entre a Eritreia e a Etiópia, realizando missões de ataque.

Operadores[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]