Agência Câmara (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Agência Câmara
Agência Câmara (Brasil)
Logotipo da Agência Câmara
Proprietário(s) Poder Legislativo do Brasil
Gênero Agência de notícias
Cadastro Não é necessário
País de origem  Brasil
Idioma(s) Português
Desenvolvedor Câmara dos Deputados do Brasil
Endereço eletrônico Página oficial

A Agência Câmara é a agência de notícias pública da Câmara dos Deputados do Brasil.

Ela divulga as atividades legislativas da Câmara dos Deputados em tempo real, como votações, reuniões e audiências públicas. A agência diz que o seu compromisso é com a informação isenta e apartidária, capaz de oferecer ao leitor os fatos em sua integralidade, sem interpretações. O conteúdo da agência é livre e pode ser usado desde que seja citada a fonte e as matérias sejam assinadas com os dizeres "Agência Câmara". Algumas votações e audiências também são transmitidas ao vivo em vídeo. (Veja a linha editorial da Agência Câmara)

Além do noticiário em tempo real, a Agência oferece aos leitores e à imprensa matérias a pauta do dia e da semana com a previsão de cobertura, notícias consolidadas sobre cada fato noticiado em tempo real, e também divulga todas as propostas (projetos de lei, PECs, MPs, etc) apresentadas à Câmara, além do passo-a-passo de sua tramitação. Cada aprovação ou rejeição em comissão é uma nova matéria na Agência.

A Agência Câmara vem aumentando a oferta de mecanismos de interatividade entre a Câmara dos Deputados e os cidadãos: - As notícias estão abertas aos comentários dos leitores (publicados para os demais leitores); - As notícias têm um mecanismo de enviar e-mail para os deputados citados na matéria (privado) - Há sempre uma enquete no site sobre uma proposta em tramitação; - Dentro de cada matéria sobre apresentação de projeto há uma enquete específica para aquele projeto; - Há a promoção periódica de bate-papos entre cidadãos e relatores de projetos polêmicos; - Há a facilitação da participação social em audiências públicas: a Agência oferece um e-mail e encaminha as perguntas dos internautas aos deputados que participam da reunião.

Também é possível acompanhar a Agência Câmara pelo boletim temático, enviado diariamente e gratuitamente por e-mail, com 21 assuntos à escolha do leitor. Os mesmo pode ser feito por RSS, para acompanhar o noticiário em tempo real. As principais notícias também estão no Twitter e no Facebook.