Alan Price

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alan Price
Informação geral
Nome completo Alan Price
Nascimento 19 de Abril de 1942 (71 anos)
Origem Fatfield, Durham, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock, Blues Rock, Rock Psicodélico, Pop
Instrumento(s) vocal, teclado, guitarra, baixo
Período em atividade 1961 – atualmente
Gravadora(s) Decca, Parrot, Deram, CBS, Vertigo, Sanctuary, United Artists, Jet, Indigo, BGO, AP
Afiliação(ões) The Alan Price Rhythm and Blues Combo, The Alan Price Set, Price and Fame, Alan Price and Friends, The Animals, Eric Burdon, The Electric Blues Company, Bobby Tench, Zoot Money
Página oficial [1]

Alan Price (Fatfield, Durham, 19 de abril de 1942) é um músico, compositor e ator britânico nascido na Inglaterra, mais conhecido como o tecladista original da banda inglesa The Animals.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Alan Price foi educado na Jarrow Grammar School, e aprendeu música por conta própria. Foi um dos membros fundadores da banda Tyneside group The Alan Price Rhythm and Blues Combo, renomeada posteriormente para The Animals, onde tocou no hit internacional "House of the Rising Sun". Ficou conhecido como um dos primeiros a usar o órgão hammond no rock'n roll e conhecido também por ter habilidades consideráveis com as teclas. Ele deixou a banda em maio de 1965 para formar a banda Alan Price Set, que incluía o músico no teclado e vocal, Clive Burrows no saxofone barítono, Steve Gregory no saxofone tenor, John Walters no trompete, Peter Kirtlry na guitarra, Rod "Boots" Slade no baixo e "Little" Roy Mills na bateria. No mesmo ano ele apareceu no filme Don't Look Back, seguido da turnê de Bob Dylan.

No fim de 1967 dissolveu o grupo para continuar em carreira solo, onde desenvolveu um estilo mais pessoal e além das modas do momento hippie. Teve uma parceria de sucesso com o músico Georgie Fame, com quem gravou o álbum Fame and Price Together, em 1971.

Ná década de 1970, gravou o álbum autobiográfico Between Today and Yesterday, na qual o single "Jarrow Song" chegou na sexta posição nas paradas de singles do Reino Unido. Price participou de três reuniões do The Animals, entre 1968 e 1984. Em julho de 1983, os Animals começaram sua última turnê. Sua música solo "O Lucky Man" foi incluída no seu conjunto. Em 1984, eles se separaram pela última vez e o álbum Rip It To Shreds - Greatest Hits foi lançado, incluindo gravações de seu concerto no Estádio de Wembley, em Londres.

Durante a década de 1980 e 90, continuou escrevendo e gravando discos de alta qualidade, como Liberty em 1989. Em 1990 ele formou um grupo com Zoot Money e Bobby Tench chamado The Electric Blues Company, onde lançaram dois álbuns: Covers (1994) e A Gigster's Life for Me (1995).

Na primeira década do século XXI, Alan Price ainda tem uma carreira ativa, compondo, gravando e fazendo shows.

Cinema e TV[editar | editar código-fonte]

Em 1973, ele escreveu a música para o filme de Lindsay Anderson O Lucky Man!, no qual ele tambem atuou no filme, aparececendo como ele mesmo em uma parte do enredo.

Em 1975, ele atuou em Alfie Darling, uma sequela do filme Alfie, no qual tornou-se romanticamente envolvido com sua co-estrela, Jill Townsend. Ele já escreveu músicas para teatro e filmes, incluindo "The Whales of August". Em 1992, Lindsay Anderson o incluiu em um episódio de seu filme autobiográfico "Is That All There Is?", com um passeio de barco no Rio Tâmisa para dispersar as cinzas de Jill Bennett sobre as águas, enquanto Price cantou a música "Is That All There Is?". Ele também compôs e cantou a música tema para a adaptação cinematográfica de The Plague Dogs, "Time e Tide".

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.