Albert Lebourg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Albert Lebourg
Auto-retrato de Lebourg.
Nome completo Albert Marie Lebourg
Nascimento 1 de fevereiro de 1849
Montfort-sur-Risle, França
Morte 6 de janeiro de 1928 (78 anos)
Rouen, França
Nacionalidade França francês
Ocupação Pintor
Movimento estético Impressionismo

Albert Lebourg (18491928) foi um pintor impressionista francês, pertencente ao Grupo dos impressionistas.

Nascido em Montfort sur Risle, Lebourg estudou no Liceu de Evreux e, posteriormente, na École d'Art de Rouen. Completou os seus estudos na École de Beaux-Arts de Bris. Nesta cidade trabalhou igualmente numa atelier de um arquitecto, muito conhecido no local.

Turnou-se, em 1872, professor de desenho na Societé des Beaux-Arts Algiers em Argel, onde pintou, entre outros muitos quadros, La Rue des Bouchers à Alger. Retornou ao seu país natal em 1877, estabelecendo-se, pois, em Paris, que na época era o maior centro artístico mundial.

Depois deste período na capital, Lebourg percorreu toda a Normandia, tendo visitado cidades como Hondouville e Honfleur.

Entrou para o grupo dos impressionistas, em 1883, convidado por estes. Com o grupo, concretizou uma grande série de exposições de aclamado sucesso, entre elas uma, em 1890, no Salon de la Societé Nationale des Beaux-Arts, sendo nomeado Cavaleiro da Légion d'Honneur em 1903.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Albert Lebourg